quarta-feira, 24 de março de 2010

Esperança – Antigo forno a necessitar restauro

  • Em Esperança, o antigo forno de tijolos de burro, inserido no Parque de Merendas da Horta de Neves, que preservava a memória da arqueologia industrial da freguesia não resistiu ás últimas chuvadas deste Inverno, acabando por ruir uma parte do monumento.
    Esperamos que o mesmo venha a ser recuperado de forma a salvaguardar a memória histórica da freguesia de Esperança.

  • Nas imediações deste velho forno existiu ainda há poucos anos um pequeno monumento em granito dedicado à evocação de Nossa Senhora, ao que se sabe um automobilista que se despistou no local acabou por o destruir, infelizmente na altura não existiu sensibilidade para proceder ao seu restauro acabando o mesmo por desaparecer.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, a recuperação deveria ter ocorrido por altura da execução dos arranjos paisagísticos da Horta do Neves, mas também acho que é urgente.
    E já agora, quando fizerem essa recuperação que não deixem ficar as árvores que lá plantaram, pois, assim que crescerem, irão tapar a vista ao forno para quem circula na estrada, o que não me parece nada aconselhável.

    ResponderEliminar
  2. Estou mesmo a ver que os blocos de granito desse altar á entrada da Esperança tiveram o mesmo final que as passadeiras do Tinte aqui em Arronches, acabaram sem querer na casa de alguém!

    ResponderEliminar