quarta-feira, 3 de março de 2010

Arronches e Monforte com Workshop de Lingua Gestual

Numa iniciativa da Associação para a Formação e Desenvolvimento Regional - Formapelativa, vai levar a efeito o Workshop “Lingua Gestual”, pelo formador Aldónio Pestana, decorrendo as sessões em Arronches e Monforte nos próximo dias 13 e 14 de Março.

Em Arronches o Workshop terá lugar no Centro Cultural no dia 13 de Março, das 15 ás 19 horas.
Na vila de Monforte o local escolhido para esta acção foi a Biblioteca Municipal, decorrendo o mesmo no dia 14 de Março entre as 15 e as 19 horas.

Os interessados em participar nesta acção formativa deverão efectuar a sua inscrição junto da organização.

Para mais informação deverá ser consultado o programa em anexo.


A importância da Língua Gestual Portuguesa

A língua gestual portuguesa é base fundamental da linguística e assenta na espontaneidade de comunicação entre os surdos e outros. Como tal poder-se-á referir a existência de uma minoria linguística no mundo silencioso e que os surdos têm expressado nos seus gestos o que se denomina de “linguagem dos surdos”. Os gestos são bastante utilizados pela maioria dos surdos, convertendo-se num idioma que não pode contrariar a LGP por necessidade de interferir a língua com as mãos.

Há uma especificação variável entre os gestos numa relação de metodologia e caracterologia na qual se constitui o factor principal para a memória visual e a percepção mútua entre os surdos. Não estamos perante uma espécie em extinção, mas uma espécie que bem ou mal se iniciou e está a evoluir, indo os procedimentos gestuais correspondendo com as noções convencionais. Os gestos têm sido considerados uma necessidade de comunicação humana.

1 comentário:

  1. Parabéns por mais esta iniciativa que o sucesso da acção chocolate se venha a repetir!

    ResponderEliminar