quinta-feira, 11 de março de 2010

Arronches – Mau tempo na origem de derrocada de habitação no centro histórico

As fortes chuvas que se fizeram sentir no último fim-de-semana terão “potenciado a derrocada de uma habitação, localizada no centro histórico e que estava em “avançado estado de degradação”, mais propriamente no numero 38 da rua João Ponte Cabreira.

O alerta foi dado quando os vizinhos se aperceberam do “estrondo”, contactando de imediato as autoridades. Na habitação residia um idoso que actualmente se encontra num Lar Social em Arronches.

As fortes chuvas que este inverno se registaram acabaram por acelerar ainda mais a degradação de algumas habitações dispersas pelo centro histórico, a necessitar desde há muito obras urgentes de recuperação.

A rua foi cortada ao trânsito enquanto os serviços municipais procederam à limpeza e escoramento do que restou da fachada desta velha casa.





6 comentários:

  1. É urgente requalificar o centro historico! Terá de haver um plano de insentivos à reconstrução das habitações que estão em perigo de derrocada e também o perigo de se despovoar o centro da vila e deterimento das novas zonas habitacionais.
    è um assunto que terá de ser estudado (caso não esteja já...) e posto em prática.
    Se me poderem ajudar, gostaria de saber quais são os planos do municipio em termos de habitação? vão fazer mais loteamentos? Vão abrir a porta aos privados? vão insentivar a reconstrução das habitações degradadas? Vão criar condições para novos casais se instalarem no concelho? Fico a a guardar! Obrigado!
    A.C.

    ResponderEliminar
  2. Incentivos! Detrimento! Há pelo menos oito anos, 8, que há incentivos para a reparação de habitações no centro histórico pela Câmara Municipal! O A.C. andou muito distraído.

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que neste país os prédios antigos ou históricos só sofrem intervenções por parte de quem de direito(os proprietários)se houver"ajudas"monetárias para tal.É uma vergonha ver gente montada em grandes máquinas e a viver à grande e à francesa e depois ouvilos queixarem-se de que não teem verbas para manter em condições aquilo que é deles.Algumas das verbas usadas nessas reparações ou restaurações saem dos nossos bolsos.Se nesta derrocada tivesse havido vítimas,de quem era a culpa?Do executivo,ou do proprietário?Se não querem arranjar esses"pardieiros"ou não teem possibilidades para tal,ponham-los à venda,não se esqueçam è de não pedir uma pequena fortuna por um monte de pedras.Não è "poderem",è puderem.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais o meu agradecimento pelas “correcções” mas quem me corrigiu também escreveu o seu texto com erros, por exemplo “teem”…opss!
    Não tenho andado distraído, embora possa transparecer na minha exposição, mas apenas gostava de voltar a Arronches e só agora estou desperto para esta problemática. É possível (e acredito) que os incentivos venham desde à 8 anos mas se pouco ou nada se houve falar…nunca se vai saber. Há uma maneira muito eficaz e frequente que pode ser utilizada quando se quer ter sucesso em alguma iniciativa…divulgação…”publicidade”! Estando as pessoas fora do quotidiano da Vila é difícil ouvir ou estar a par de certas e determinadas “coisas” que não são faladas. Não pretendo com a minha conversa estar a criticar alguém ou a forma de actual mas julgo, e se me permitem, que um pouco mais de “publicidade” só se ganha.
    Aproveitando o conhecimento mostrado pelo anónimo anterior, estaria de saber onde poso encontrar a informação sobre tal assunto?
    Abraço
    A.C.

    ResponderEliminar
  5. Uma maneira de comprovar que o A.C. tem razão no que diz é olhar para a pagina da net que o município disponibiliza…nunca foi grande coisa pois não?! Uma boa propaganda é meio caminho andado para o êxito! Se os acontecimentos, as actividades, os incentivos, etc, forem devidamente divulgados, falados no concelho e fora dele…temos o exemplo do Duatlo que foi falado e assim muitas pessoas ouviram o nome de Arronches…o município tem um gabinete de imagem e comunicação? Espreitem o exemplo da Câmara de Nisa…
    Parabéns ao Arronches em Noticias que até já aparece em destaque na RTP2!

    ResponderEliminar
  6. Na câmara irão dar-lhe certamente todas as informações necessárias.Eu já as pedi e fiquei esclarecido.Lembro-me de na altura em que começaram os incentivos havia informação até nas montras da vila.Eu não sou contra os incentivos,acho é que deviam ser atribuídos doutra forma.

    ResponderEliminar