domingo, 28 de março de 2010

Alentejo – Arronches celebrou Domingo de Ramos

Neste Domingo, dia 28, teve inicio oficialmente a Semana Santa, a este dia dá-se o nome de Domingo de Ramos, que relembra a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém.

Em Arronches a Bênção dos Ramos teve lugar pelas 11.00 na Igreja do Convento de Nª. Sr.ª da Luz, seguida de procissão pelas ruas até à Igreja Matriz onde foi celebrada Eucaristia de Domingo de Ramos pelo padre Fernando Farinha.

Ainda hoje em Arronches os agricultores têm o hábito depois da bênção do ramo, colocar cruzes feitas de cana e ramos de alecrim e oliveira nos campos e searas, para estes ficaram protegidos de tempestades e possam ter melhores produções agrícolas.

O ramo depois de benzido e guardado em casa, pelas nossas avós é ainda utilizado para em momento de aflição afastar as trovoadas:

“ora vai, Bárbara, vai! Leva-as para o monte maninho onde não haja pão, nem vento, nem o bafo de menino”.
Ramo “bento” que corta o mau-olhado e que junto ao alecrim e ao rosmaninho, queimados, tem as virtudes de “ defumadouro”: Assim como Nossa Senhora / Defumou seu amado Filho / Assim eu te defumo, menino / Em nome do Pai, do Filho / E do Espírito Santo!”.
















Sem comentários:

Enviar um comentário