segunda-feira, 29 de março de 2010

Arronchense integra missão militar que hoje partiu para o Afeganistão

O nosso conterrâneo João Pedro Vitorino partiu hoje para o Afeganistão com mais 69 militares portugueses a bordo de um avião C-130 .

Portugal passa assim a ter na missão da Nato do Afeganistão uma Força de Reacção Rápida; duas equipas de formação do Exército afegão e uma equipa médica. No total, estão destacados no Afeganistão 250 militares.

O último grupo de 70 militares portugueses, que integra o comando da NATO da Força de Reacção Rápida [Quick Reaction Force], partiu esta manhã para o Afeganistão a bordo de um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa.
Os militares embarcaram cerca das 10:00 da manhã no Aeródromo de Trânsito n.º 1 de Figo Maduro, no Aeroporto de Lisboa.

Estes militares vão completar a Força Nacional Destacada (FND) no Afeganistão, no total de 162 homens, e têm como objectivo a "manutenção da segurança à capital afegã", Cabul, de acordo com o porta-voz do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), Ramos de Oliveira.

Os militares nacionais destacados são uma "unidade de combate com capacidade para missões de patrulha de segurança, apoiar eventos governamentais, vigilância e reconhecimento de áreas urbanas", referiu.

O efectivo da força portuguesa, comandado pelo tenente-coronel Ulisses Alves, fica às ordens do Comando Regional da Capital sendo constituído 162 militares, dos quais 150 pertencem ao exército e 12 à Força Aérea Portuguesa.

O contingente militar português vai assumir no Afeganistão a função de "Força de Reacção Rápida" (QRF - Quick Reaction Force), à semelhança do que o Exército nacional assegurou, naquele mesmo teatro, entre 2006 e o verão de 2008.

Os militares portugueses, na sua maioria tropas Comandos, vão ficar instalados em Camp Warehouse, a poucos quilómetros da capital do Afeganistão, Cabul, na mesma base que acolheu a QRF portuguesa até Agosto de 2008.

O "teatro de operações no Afeganistão não é novidade", as tropas ficam à ordem do Comando da região de Cabul, actualmente sob o comando turco, como "uma força de reserva e de reacção rápida", explicou Jorge Graça.

Os Comandos vão "projectar uma companhia de manobra" para território Afegão, com um módulo de apoio e de serviços, em que se integra uma "equipa de controlo aéreo avançado", com o respectivo apoio de combate, no total de 162 homens, concluiu o comandante das tropas Comandos.

“Penso que a maior dificuldade vai ser identificar a ameaça, pois é um cenário desconhecido para muitos de nós, mas estamos mais que preparados e confiantes. Existem receios, mas é para isso que treinamos todos os dias”, disse o capitão Jorge Pereira. O contingente português deverá ser rendido dentro de seis meses.
Fonte: Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA)

7 comentários:

  1. olha joão queria te deixar todas as felicidades... è sempre bom termos uma amigo a representar nos tão longe. todos os exitos nesta missão são os votos deste amigo

    ResponderEliminar
  2. Força vizinhança!Espero que tudo te corra pelo melhor e quero que saibas que a malta aqui da terra está a torcer por ti!Força amigo!Ganda zinhança!!

    ResponderEliminar
  3. Desejo a maior sorte do mundo a todos, principalmente ao João Pedro, que tudo corra pelo melhor.

    ResponderEliminar
  4. Caro vizinhança joão, de alguém que tem vivido longe da familia e amigos desde há muitos anos, aqui vai um abraço de força e coragem para esta tua etapa, etapa essa que sei vais superar com distinção. Que consigas alcançar o que mais desejas. Arronches e o vizinho torcem por ti.
    Luca

    ResponderEliminar
  5. Arronches está bem representada pelo João. Estou certo que ele e os seus camaradas de armas tudo farão para honrar o nosso país. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  6. Força ai João! que tudo corra bem contigo e com os teus irmãos de armas!

    Aqui ficam algumas imagens dos treinos anteriores à ida para o Afeganistão!
    http://aeiou.visao.pt/comandos-em-accao=f553775

    ResponderEliminar
  7. Força nino. Eu a Paty (espanhola) e a tua princesa Mafalda estamos a torcer por ti... Tenho fé que tudo vai correr pelo melhor... Beijos grandes das sempre amigas...

    ResponderEliminar