terça-feira, 23 de março de 2010

Barragens de Arronches atingiram cota máxima

O concelho de Arronches possui um património natural de valor excepcional, que lhe atribui características únicas no contexto do Alentejo. Numa região de paisagens onde predomina a serra e a planície com vastos montados de azinho, Arronches marca a diferença pelos vários espelhos de água que encerra, dos quais a Barragem do Caia situada sobre o rio Caia na zona de Arronches e a Barragem do Abrilongo, Situada sobre a Ribeira de Abrilongo, junto à fronteira com Espanha são os mais importantes reservatórios de água existente na região.

Construí­das com a finalidade de servir de base a um extenso sistema de rega, acabaram por ganhar protagonismo no plano turí­stico, graças às óptimas condições que oferecem para a prática de desportos náuticos não motorizados, da pesca desportiva, natação e observação de aves aquáticas.
Com o Inverno deste ano a ser bastante chuvoso ambas as barragens atingiram a sua cota máxima.

Deixamos aqui duas imagens destas barragens registadas em 22/03/2010.

A primeira foto da Barragem do Caia na zona do Baldio de Arronches e Zambujal, quanto à segunda foto da Barragem do Abrilongo na zona do posto de Barradas e Baldiozinho.

6 comentários:

  1. Não imaginam a surpresa e ao mesmo tempo a tristeza ao ver essa bela imagem da barragem do Abrilongo, fui criado numa casa que hoje está sepultada por essas águas.
    Parabéns pelo vosso trabalho, embora longe acompanho diariamente o que vai acontecendo em Arronches.
    Escrevi também para o email do blog para deixar o meu contacto pessoal, se tiver mais algumas fotografias dessa zona ficaria grato pelo seu envio.

    ResponderEliminar
  2. É curioso que esse pessoal que andou a ganir por causa das manilhas do ribeiro de Folhinhos agora não diga nada por os acessos à barragem estarem todos cortados. Até os aldeanos, que costumavam ser difíceis de dominar, parecem resignados e deixam cortar tudo.

    Abraço,
    Luís Venâncio

    ResponderEliminar
  3. Já percebi agora que ficaste sem acesso a determinados locais para veres a passarada já te estás a encostar aos pescadores, deixa-te de sacanices e vai lá colocar as manilhas no ribeiro de folhinhos para a malta passar.
    Segundo afinal agora até os ambientalistas andam a ganir, cá se fazem cá se pagam.
    Ant. Pereira

    ResponderEliminar
  4. Tás enganado, pá! Eu não preciso dos caminhos e, se leres com atenção, perceberás que eu não me estava a queixar de nada. Também não estou admirado, pois até o Zandinga era capaz de prever esta situação.

    Quanto ao ribeiro de Folhinhos, já há uns meses que falei com a Câmara e o SEPNA no sentido de se fazer ali uma passagem, mas, como está fácil de ver, as condições climatéricas não permitiram que se fizesse.

    Como a conversa vai longa e sabes onde me encontrar, podemos continuá-la pessoalmente.

    Abraços,
    Luís Venâncio

    PS - "Ant. Pereira"... WTF??

    ResponderEliminar
  5. Muito estranho essa de teres falado com a câmara e o SEPNA para fazerem ali uma passagem, isto quando de fonte segura da Secção de Pesca Desportiva do CRA nos fui dito que foste tu que não deixaste a câmara colocar as manilhas no ribeiro.
    Foi por essas e por outras que o Gil acabou como se sabe, os empregados já mandavam mais que o patrão. Gostava de deixar mais umas verdades mas como sei que o teu amigo ambientalista não as deixa passar, este é o 4º comentário que envio e certamente nunca será publicado, um dia pessoalmente ainda gostava de vos dizer umas coisas.

    Um arronchense pescador e defensor da nossa barragem

    ResponderEliminar
  6. A falar é que a gente se entende, de preferência pessoalmente. Certamente que se podem evitar muitos equívocos, como serão essas "verdades" que tens para dizer.

    LV

    ResponderEliminar