segunda-feira, 15 de março de 2010

Ovibeja lança desafio aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das Escolas Portuguesas

A 27ª Ovibeja, no quadro da celebração do Ano Internacional da Biodiversidade, lançou para os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico um concurso de desenhos sobre a temática da diversidade natural.

De acordo com a ACOS – Associação de Criadores de Ovinos do Sul, entidade promotora do certame, “trata-se de um desafio que pretende estimular a criatividade das crianças através do desenho e que, antes de mais, objectiva alertar as novas gerações para as problemáticas relacionadas com a importância da preservação da diversidade das espécies, com a protecção dos ecossistemas, com as alterações climáticas e com o ambiente em geral”.

Ao Concurso de Desenho Infantil “A Biodiversidade” podem concorrer os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico – 5º e 6º Anos – que frequentem estabelecimentos de ensino oficiais no continente, regiões autónomas e escolas portuguesas no estrangeiro.
Os desenhos podem ser elaborados com os mais diferentes materiais e deverão ser remetidos para a comissão organizadora até dia 16 de Abril, em suporte digital.

Os dez melhores desenhos serão premiados com: um computador portátil (1º Prémio); uma consola de jogos (2º Prémio); um telemóvel com mp3 (3º Prémio) e sete telemóveis (4º ao 10ª Prémios). As crianças têm um papel importante para a Ovibeja. Castro e Brito, presidente da ACOS, realça que o certame tem desde o início a preocupação de sensibilizar os mais novos para matérias importantes.
O regulamento do concurso está disponível em
www.acos.pt.

Um pouco mais sobre a Ovibeja 2010

"Todo o Alentejo deste mundo" volta a estar presente na 27ª edição da Ovibeja, que decorrerá entre os dias 28 de Abril e 2 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

A grande feira do Sul engloba uma programação intensiva de colóquios e debates dedicados aos temas centrais da agricultura alentejana e nacional. Os produtos regionais, como a doçaria, enchidos, queijo, vinho e gastronomia vão merecer especial destaque, bem como os concursos e exposições de gado, demonstrações equestres, artesanato, comércio, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais.

Também a Festa Brava marca presença, como todos os anos, durante a Ovibeja, com a realização da tradicional corrida de toiros na praça "José Francisco Varela Crujo", nesta e na próxima temporada gerida pela empresa "Aplaudir" de João Pedro Bolota, que anunciou já a contratação do rejoneador Diego Ventura para esse espectáculo.

Daniela Mercury na Ovibeja 2010

Quanto a música a cantora brasileira Daniela Mercury é cabeça de cartaz da 27ª edição da Ovibeja.
Pelo palco central da Ovibeja vão passar também os Fonzie, banda portuguesa de “punk-pop” que existe desde 1996 e que, a 29 de Abril, promete conferir “peso” às noites musicais deste evento. As “Ovinoites” têm início a 28 de Abril com o tradicional Espectáculo de Tunas

Fontes: Ovibeja e Rádio Pax

Sem comentários:

Enviar um comentário