sexta-feira, 29 de abril de 2011

Arronches - Acesso Público à Albufeira do Caia com Jurídico da CCDR. Alentejo

No seu Site (http://www.jf-assuncao.pt/ ), a Junta de Freguesia de Assunção divulga que recebeu, no passado mês de Janeiro do corrente ano, um abaixo-assinado “Em Defesa do acesso público à albufeira do Caia”, contendo seiscentas e sete assinaturas, no qual se solicita a intervenção desta Autarquia no sentido de ordenar a abertura imediata dos caminhos públicos vicinais que transcorrem pelas herdades das Furadas e das Freiras, cujos proprietários procederam recentemente ao seu corte, sendo indispensáveis para aceder às margens da Albufeira do Caia, bem como assegurar que os restantes caminhos públicos vicinais ainda disponíveis, situados nas herdades da Abegoaria, Pina e Zambujal, se mantêm acessíveis ao público.


Perante esta iniciativa, teve lugar uma reunião com o Departamento Jurídico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em Évora, no sentido de obter esclarecimentos e parecer oficial relativo à situação em causa, tendo a Junta de Freguesia de Assunção deliberado igualmente, por unanimidade, com base no conhecimento pessoal dos seus membros, bem como em testemunhos de residentes na Freguesia de nível etário elevado, reconhecer estes caminhos como caminhos vicinais públicos, uma vez que, muito embora atravessem propriedades particulares, têm sido livremente utilizados pela população com carácter contínuo desde há várias gerações, para acesso ao leito e margens da albufeira de águas públicas do Caia, local de enorme potencial para o desenvolvimento turístico e económico da Freguesia e do Concelho.


Na sua última reunião ordinária realizada a 26 de Abril do corrente ano foi apresentado o parecer jurídico emitido pela CCDRA, o qual se torna público.




Arronches - Mosteiros na RDP Antena 1

A RDP Antena 1 continua o roteiro pelas aldeias de Portugal. Visitamos exemplos positivos, exemplos de localidades que souberam ir em frente.

Hoje dia 29 de Abril o programa está em directo de Mosteiros com o jornalista José Guerreiro à conversa com diversos convidados, com destaque para a família Cardoso, proprietários dos Fornos de Carvão.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Arronches – Trovoada provoca inundações

A forte chuvada acompanhada de granizo e trovoada que se fez sentir ao final da tarde provocou, esta quinta feira dia 28 de Abril, inundações no centro urbano de Arronches.

As inundações ocorreram no Bar da Piscina Municipal, que ficou completamente alagado, assim como a Sede do Grupo Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal e algumas garagens e caves.

Na rua Dr. Edmundo Curvelo, a força da água levantou tampas de esgoto situadas frente à Escola.

Já entrada a noite, os Bombeiros Voluntários de Arronches e elementos da Protecção Civil local, procediam ainda a operações de limpeza nas zonas afectadas.

Ficam algumas imagens deste fim de tarde de Abril de “Águas mil”.






































































quarta-feira, 27 de abril de 2011

Adega Cooperativa de Portalegre conquista 2 Medalhas de Prata no Wine Masters Challenge 2011

A Adega Cooperativa de Portalegre foi premiada com 2 Medalhas de Prata no Wine Masters Challenge 2011 – XIII Concurso Mundial de Vinhos que decorreu de 21 a 27 de Março no Salão Atlântico do Casino Estoril. Os vinhos vencedores foram o Quinta da Cabaça Alentejo DOC Tinto 2007 e o Portalegre DOC Tinto 2005.

O Vinho Quinta da Cabaça Alentejo DOC Tinto 2007 é caracterizado pela sua cor granada e pelo seu aroma a frutos vermelhos e silvestres maduros, com um paladar suave e fresco, prolongando a sensação de frutos vermelhos, bem equilibrado com bons taninos e ideal para acompanhar pratos de carne, e assados no forno. O Portalegre DOC Tinto 2005 é distinto pela sua cor granada com aroma a frutos silvestres maduros confitados, notas de baunilha e especiarias e um paladar frutado, estruturado, bons taninos e poderoso, tendo um final de prova bastante longo e persistente, acompanhando pratos de caça, carne de bravo e porco alentejano.

A Adega Cooperativa de Portalegre vê anualmente reconhecido o seu mérito e a qualidade dos seus vinhos em diversos Concursos. Entre muitos outros prémios, há que referir que em 2010 os Vinhos Quinta da Cabaça Alentejo DOC Tinto 2007, Conventual Tinto 2008 e Conventual Reserva Branco 2008 arrecadaram 3 Medalhas de Prata no Wine Masters Challenge 2010 – XII Concurso Mundial de Vinhos. O Vinho Conventual Tinto 2008 ganhou uma Medalha de Bronze no Decanter 2010 e o Conventual Reserva Branco 2008 foi um justo vencedor da Medalha de Bronze no International Wine Challenge 2010.

Segundo Maria Fernanda Dias, Directora Executiva da Adega Cooperativa de Portalegre “É com muito orgulho que recebemos mais estas duas medalhas de prata num Concurso com tanto reconhecimento a nível nacional e internacional, como é o Wine Masters Challenge. Trabalhamos sempre com o objectivo de levar os nossos vinhos o mais longe possível e sempre com uma qualidade de excelência, e é muito gratificante para toda a equipa e associados ver o nosso valor e mérito reconhecidos.”

O Wine Masters Challenge é um concurso com reconhecimento internacional e exige dos concorrentes uma qualidade acima da média, contando com 400 jurados provenientes de 50 países.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Arronches em destaque no Alto Alentejo

O semanário Alto Alentejo na sua edição nº226 de 27 de Abril de 2011, destaca o acidente que vitimou José Palmeiro, “Colhido pelo comboio no dia do aniversário” e o “Acampamento de Páscoa 2011 na Barragem do Caia ”.

Estas e outras notícias podem ser lidas na edição papel do Jornal alto Alentejo, à venda em Arronches na secção de jornais e revistas da Loja Coop, rua Dr. Edmundo Curvelo.

Arronches – Comemorou Abril falando de Maio

Conversas de Maio “Os primeiros 1º de Maio”, serviram de mote para juntar no Centro de Educação Ambiental de Arronches um grupo de arronchenses, que associando-se ás comemorações do 25 de Abril, falaram de Maio lembrando a organização dos primeiros 1º de Maio, já comemorados em liberdade após a revolução do 25 de Abril de 1974, facto histórico que em Arronches juntou por uma única vez os partidos Comunista e Socialista na comemoração conjunta do 1º de Maio.

O evento decorreu pelas 16h00 da passada segunda feira dia 25 de Abril, intervindo no mesmo Daniel Balbino, da organização do 1º de Maio de 1974 e Diogo Júlio Serra, coordenador da USNA e dirigente da CGTP-IN.

Estas comemorações aconteceram 6 dias após a manhã da liberdade, com os arronchenses a comemorarem o 1.ºde Maio com uma das maiores manifestações realizadas na vila, organizada pela juventude da terra. Era a alegria incontida de um povo que enterrava 48 anos de terror, de miséria, de obscurantismo. Era a consagração popular do 25 de Abril.

Segundo os organizadores desta palestra, houve um reforço da luta do movimento operário português, no final do século XIX. Entre 1852 e 1910, ter-se-ão realizado cerca de 550 greves em Portugal. A subida dos salários, a diminuição da jornada de trabalho e a melhoria das condições eram as principais exigências dos operários.

Durante a Iª República, festejou-se o Dia do Trabalhador. Mas, com a instituição da Ditadura, um dos primeiros diplomas aprovados dizia respeito ao estabelecimento dos feriados nacionais e destes não constava o Dia do Trabalhador. Em 1933 foi decretada a "unicidade sindical" e o "controle governamental dos sindicatos". Durante o Estado Novo, as manifestações no Dia do Trabalho - e não do Trabalhador - eram organizadas e controladas pelo Estado.
Embora em Arronches alguns habitantes sempre tenham contornado a proibição e festejado a data, num caso lançando foguetes, invocando quando questionado pelas autoridades que estava a festejar o seu aniversário e os do Sr. Padre, por sinal também presidente da Câmara.
Noutro caso um senhor já idoso no dia 1º de Maio vestia sempre um fato de macaco de operário e passeava pela vila, explicava a alguns jovens o significado de comemorar o 1º de Maio, um perigo para a época caso fosse detectado pelos inúmeros informadores da ditadura.
Com o derrubar da ditadura, o primeiro 1 de Maio em Portugal passou a ser comemorado em liberdade.

Ficam algumas imagens duma grande lição de história, com pequenas grandes histórias das gentes de Arronches pela conquista da liberdade.






























segunda-feira, 25 de abril de 2011

Arronches comemorou 37º aniversário do 25 de Abril

Arronches comemorou o 37º aniversário do 25 de Abril com um programa que incluiu uma Arruada e o Içar da Bandeira no edifício da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.

As iniciativas começam com a actuação da Banda de Música da Sociedade Recreativa de Alegrete, às 09h30 Praça da República, seguida da cerimónia do Içar da Bandeira no edifícios dos Paços do Concelho e Junta de Freguesia de Assunção.

Às 10h30, as comemorações tiveram lugar em Esperança com o Içar da Bandeira na Junta de Freguesia, seguido de desfile pelas ruas da freguesia.

Pelas 11h30 a comitiva rumou aos Mosteiros para proseguir as comemorações do 37º aniversário da revolução de Abril, com o Içar da Bandeira e desfile acompanhado pela Banda de Alegrete pelas ruas da freguesia.

O encerramento das cerimónias teve lugar no Centro Comunitário de Mosteiros com um lanche convívio.

Ficam algumas imagens das comemorações do 37º aniversário do 25 de Abril em Arronches.








































































Esperança - Vandalismo atinge zona desportiva

Um grupo de jovens filhos de feirantes é suspeito de ter provocado actos de vandalismo no passado domingo dia 24 de Abril, no Campo de Futebol de Esperança, com a destruição dos balneários e mobiliário da cabine de imprensa.


Ao que conseguimos apurar estes actos tiveram lugar no decorrer do período de funcionamento do Mercado Mensal, com os jovens a invadir abusivamente o espaço do Campo de Futebol contíguo ao Campo da Feira.


Como se pode verificar pelas imagens todos os vidros das janelas foram partidos à pedrada, com o agravante de pedras de grandes dimensões terem causado estragos no interior das instalações.


Para evitar que estas situações de puro vandalismo se voltem a verificar é urgente responsabilizar os responsáveis por estes actos, proibir o acesso à zona desportiva em dias de feira, ou mesmo vir a inibir a participação no Mercado, a feirantes que não cumpram as regras estabelecidas pela Junta de Freguesia de Esperança.





















































domingo, 24 de abril de 2011

Livro “As Minhas Viagens pelo Mundo” apresentado em Arronches

A cerimónia de lançamento do livro “As Minhas Viagens pelo Mundo”, da autoria de Diamantino Martins, realizou-se no passado dia 22 de Abril, pelas 21h00, no Centro Cultural de Arronches.


Esta cerimónia contou com a presença de diversas personalidades do meio artístico, político, assim como familiares e muitos amigos do autor.

O evento iniciou-se com a emotiva intervenção de D. Rosa Cruz, professora do autor na antiga Escola Primária de Urra.
Seguindo-se a exibição de um pequeno documentário sobre o percurso profissional de Diamantino Martins, com as suas viagens pelos cinco continentes.

Após a visualização do documentário deu-se início a uma animada tertúlia que contou com a participação de Diamantino Martins, autor do livro, Rui Porto Nunes, Actor, Joaquim Bastinhas, Cavaleiro Tauromáquico, a simpática Raquel e ainda a actriz Dulce Guimarães.
No final da tertúlia, a actriz Dulce Guimarães, surpreendeu o amigo Diamantino Martins com a actuação do jovem fadista, José Geadas.

Esta obra “ As Minhas Viagens pelo Mundo”, é o culminar de um processo que levou o autor a viajar com diversas figuras públicas por diferentes países. Neste livro reúnem-se algumas crónicas com as peripécias dessas viagens, ilustradas com excelentes fotografias captadas pela objectiva de Diamantino Martins.
O evento terminou com um cocktail e uma sessão de autógrafos que se prolongou por cerca de hora e meia no salão nobre do Centro Cultural de Arronches.
Esta obra de Diamantino Martins, director geral da impressa Polis Viagens, dá a conhecer a sua paixão pelas viagens e fotografia, tem a chancela da editora Verso de Kapa, um livro imperdível para descobrir com paixão.
























































































































Arronches – "Conversas de Maio"

O Centro de Educação Ambiental de Arronches vai acolher a iniciativa promovida pela USNA/CGTP-IN “Conversas de Maio”.

O evento que visa comemorar Abril, vai contar com as intervenções de Daniel Balbino – da organização do 1º de Maio de 1974 e Diogo J. Serra – Coordenador da USNA e dirigente da CGTP-IN.A palestra tem lugar no Centro de Educação Ambiental, pelas 16h00, com entrada livre a toda a população.

Arronches – Leilão de pombos-correios

Realiza-se hoje dia 23 de Abril pelas 13h00 o Leilão de Pombos-correios, com a venda total da colónia de Hélder Bonito.

O evento tem início pelas 13h00 no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Arronches com um almoço convívio, seguido pelas 15h00 do leilão.

Mais informação ver cartaz em anexo.

sábado, 23 de abril de 2011

Arronches – Acampamento de Páscoa dos Bombeiros na Barragem do Caia

Como habitualmente no decorrer da época Pascal os Bombeiros Voluntários de Arronches voltaram a organizar o já tradicional “Acampamento Convívio de Páscoa”.

O local escolhido para o 9º Acampamento situou-se na zona da antiga hortas das Furadas, um pequena península banhada pelas águas do Caia com paisagens deslumbrantes.

Apesar destas mini-férias de Páscoa passadas com tempo instável e água a animação no Acampamento dos BVA tem sido contestante com diversas actividades e noites temáticas dedicadas aos mais jovens.

Aceitamos o desafio dos responsáveis pelo Acampamento e na passada sexta feira Santa, fomos ás Furadas visitar o Acampamento e partilhar uma deliciosa sopa de peixe do rio e carpa assada com molho de poejo ali mesmo à beira do Caia.

Em Arronches logo que chega a Páscoa, com alguns dias ou mesmo semanas de antecedência aqui são reservados locais e instalados verdadeiros acampamentos, faça chuva ou esteja sol, estas mini férias de Páscoa são passadas na barragem entre familiares e amigos, em contacto com a natureza com destaque para as zonas do Baldio, Zambujal ou Furadas.

Mas o dia grande na barragem é mesmo a Segunda-feira de Páscoa, Arronches fica deserta, o almoço no campo faz parte da tradição, chega a faltar espaço para encontrar uma sombra ou um bom lugar para estender a toalha para partilhar o almoço, saboreando um belo ensopado ou assado de borrego, acompanhados de uma boa pinga da região.
Deixamos algumas imagens registada na passada sexta feira Santa 22 de Abril, no Acampamento dos Bombeiros Voluntários de Arronches.
Arronches em Notícias aproveita ainda para desejar uma excelente Páscoa com muita saúde e amizade.
Clicar nas imagens para ampliar (Click image to enlarge)

























































































quinta-feira, 21 de abril de 2011

Destaques edição de Abril do jornal Notícias de Arronches

O mensário Notícias de Arronches que atingiu a sua edição nº 100, em Abril de 2011 destaca entre outras notícias:

- Ministra da Saúde inaugura 2ª fase da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Arronches

- O Peso da Crise na Vida dos Jovens

- Semana da leitura

- A Natureza no seu esplendor

- Ribeira Grande – Crónicas do meu Alentejo

- Uma Páscoa diferente

- Cinema (no) paraíso

- Memórias sobre a extinta Olaria em Arronches

Estas e outras notícias podem ser lidas na edição papel do mensário Notícias de Arronches.

Lançamento do Livro "AS Minhas Viagens pelo Mundo”

“AS Minhas Viagens pelo Mundo” da autoria de Diamantino Martins, vai ser lançado em Arronches na próxima sexta feira dia 22 de Abril, pelas 21h00, no Centro Cultural.

Esta obra de Diamantino Martins, director geral da impressa Polis Viagens, dá a conhecer a sua paixão pelas viagens, com chancela da editora Verso de Kapa, é uma publicação imperdível para os viajantes.

O evento contará ainda a participação especial do actor Rui Porto Nunes e do cavaleiro Joaquim Bastinhas.

Comemorações do 25 de Abril em Arronches

As comemorações dos 37 anos da Revolução dos Cravos, promovidas pelo Município de Arronches, em parceria com a juntas de freguesia, tem inicio pelas 09h30 com a cerimónia do Içar da Bandeira nos Paços do Concelho e Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, com a actuação da Banda da Sociedade Recreativa Alegretense.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Arronches – Grupo de turistas belgas visitou em Esperança Pinturas Rupestres

Um grupo de turistas oriundos da Bélgica visitou hoje, dia 20 de Abril, a Freguesia de Esperança.

A Junta de Freguesia com a colaboração da Câmara Municipal, proporcionaram aos visitantes “um agradável passeio pela freguesia com destaque para as Pinturas Rupestres da Serra do Cavaleiro e Lapa dos Gaivões.

Apesar do tempo instável que se fez sentir na parte da tarde o grupo efectuo uma caminhada pela zona da Hortas de Baixo, terminando a mesma com delicioso vinho do Porto no Café Alice.

Acompanharam os visitantes o Dr. Juscelino Pires, Presidente da Junta de freguesia local, e um técnico do Posto de Turismo de Arronches.

A beleza da paisagem, as flores, a hospitalidade das gentes de Esperança ou as histórias da raia luso-espanhola foram ingredientes mais que suficientes para deixar satisfeitos este grupo de turistas amantes da natureza, que após o jantar num restaurante local, deixaram a Esperança visivelmente satisfeitos e com a promessa de voltarem novamente a usufruir dos imensos atractivos históricos ou naturais desta freguesia do concelho de Arronches