Neste Domingo, dia 17 de Abril, teve inicio oficialmente a Semana Santa, a este dia dá-se o nome de Domingo de Ramos, que relembra a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém.
Como habitualmente em Arronches a Bênção dos Ramos teve lugar pelas 11.00 nos claustros da igreja do convento de Nª. Sr.ª da Luz, seguida de procissão pelas ruas até à Igreja Matriz, local onde foi celebrada Eucaristia de Domingo de Ramos pelo pároco Fernando Farinha.
Ainda hoje em Arronches os agricultores têm o hábito depois da bênção do ramo, ir ao campo colocar cruzes feitas de cana e ramos de alecrim e oliveira nas searas, para as mesmas sejam protegidas ficaram de tempestades e possam ter melhores produções agrícolas.
Deixamos o programa religioso da Páscoa 2011 em Arronches.
Ainda sobre a bênção do Ramos a tradição local diz: O ramo depois de benzido na igreja é guardado em casa, pelas nossas avós sendo ainda utilizado para em momento de aflição afastar as trovoadas:
“Ora vai, Bárbara, vai! Leva-as para o monte maninho onde não haja pão, nem vento, nem o bafo de menino”.
Ramo “bento” que corta o mau-olhado e que junto ao alecrim e ao rosmaninho, queimados, tem as virtudes de “ defumadouro”: Assim como Nossa Senhora / Defumou seu amado Filho / Assim eu te defumo, menino / Em nome do Pai, do Filho / E do Espírito Santo!”.
Sem comentários:
Enviar um comentário