terça-feira, 26 de abril de 2011

Arronches – Comemorou Abril falando de Maio

Conversas de Maio “Os primeiros 1º de Maio”, serviram de mote para juntar no Centro de Educação Ambiental de Arronches um grupo de arronchenses, que associando-se ás comemorações do 25 de Abril, falaram de Maio lembrando a organização dos primeiros 1º de Maio, já comemorados em liberdade após a revolução do 25 de Abril de 1974, facto histórico que em Arronches juntou por uma única vez os partidos Comunista e Socialista na comemoração conjunta do 1º de Maio.

O evento decorreu pelas 16h00 da passada segunda feira dia 25 de Abril, intervindo no mesmo Daniel Balbino, da organização do 1º de Maio de 1974 e Diogo Júlio Serra, coordenador da USNA e dirigente da CGTP-IN.

Estas comemorações aconteceram 6 dias após a manhã da liberdade, com os arronchenses a comemorarem o 1.ºde Maio com uma das maiores manifestações realizadas na vila, organizada pela juventude da terra. Era a alegria incontida de um povo que enterrava 48 anos de terror, de miséria, de obscurantismo. Era a consagração popular do 25 de Abril.

Segundo os organizadores desta palestra, houve um reforço da luta do movimento operário português, no final do século XIX. Entre 1852 e 1910, ter-se-ão realizado cerca de 550 greves em Portugal. A subida dos salários, a diminuição da jornada de trabalho e a melhoria das condições eram as principais exigências dos operários.

Durante a Iª República, festejou-se o Dia do Trabalhador. Mas, com a instituição da Ditadura, um dos primeiros diplomas aprovados dizia respeito ao estabelecimento dos feriados nacionais e destes não constava o Dia do Trabalhador. Em 1933 foi decretada a "unicidade sindical" e o "controle governamental dos sindicatos". Durante o Estado Novo, as manifestações no Dia do Trabalho - e não do Trabalhador - eram organizadas e controladas pelo Estado.
Embora em Arronches alguns habitantes sempre tenham contornado a proibição e festejado a data, num caso lançando foguetes, invocando quando questionado pelas autoridades que estava a festejar o seu aniversário e os do Sr. Padre, por sinal também presidente da Câmara.
Noutro caso um senhor já idoso no dia 1º de Maio vestia sempre um fato de macaco de operário e passeava pela vila, explicava a alguns jovens o significado de comemorar o 1º de Maio, um perigo para a época caso fosse detectado pelos inúmeros informadores da ditadura.
Com o derrubar da ditadura, o primeiro 1 de Maio em Portugal passou a ser comemorado em liberdade.

Ficam algumas imagens duma grande lição de história, com pequenas grandes histórias das gentes de Arronches pela conquista da liberdade.






























1 comentário:

  1. Caro amigo roubei uma foto para colocar no meu blog.
    um abraço
    Diogo Serra

    ResponderEliminar