segunda-feira, 4 de abril de 2011

Exposição – Pinturas de João Sena em Arronches

João Sena, é o artista que vai expor a sua Pintura em Arronches durante o mês de Abril de 05 a 30, no Centro de Educação Ambiental.

Natural de Esperança no concelho de Arronches, escolheu Vila Velha de Ródão na Beira Baixa para trabalhar e pintar as memórias do seu Alentejo.

As cores do Alentejo na pintura de João Sena Os jogos de luz e cor das paisagens alentejanas que povoam as telas e aguarelas de João Sena são o principal traço identificativo encontrado por aqueles que conhecem de perto as obras do pintor. No entender de Francisco Henriques, antropólogo e arqueólogo da Associação de Estudos do Alto Tejo, pormenores como «a luz coada pelas nuvens após a trovoada, a luz difusa do entardecer, a terra de alqueive, a seara, a chuva, os montes brancos nas planícies rasas», acompanhados por «pinceladas suaves» e «cores frias e quentes», são parte característica do espólio de Sena. Já o pintor João Vieira enaltece a sua capacidade em «procurar a verdade das coisas simples nos jogos reinventados, nas festas populares, na trama dos campos lavrados», recorrendo à simplicidade «das texturas, da luz e da organização do espaço».

As formas abstractas de João Sena lembram também a pintura infantil, constituindo um «universo de pessoas, espantalhos crucificados, palhaços e outras criaturas lúbridas», recorda o pintor Vítor Ferreira. Combinando «a evasão para um mundo transcendente e o espraiamento de rostos», numa «harmonia com o colorido suave dos elementos naturais ligados ao mito feminino», José Batista Rodrigues considera que o pintor alentejano cria «um conjunto pictórico e simbólico».

Exposição Local: Centro de Educação Ambiental de Arronches

Quando: de 05 a 30 de Abril, 10h00 às 12h30 e das 14h às 17h30 – de terça-feira a domingo

Link para o blog do artista João Sena: http://pintorjoaosena.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário