terça-feira, 5 de abril de 2011

Fronteira - Centenas de pessoas assistem à recriação da Batalha dos Atoleiros

Centenas de pessoas assistiram, no passado domingo, à recriação histórica da Batalha dos Atoleiros, em Fronteira.

Esta iniciativa integrou ainda a Feira Medieval de Fronteira, que se realizou durante os dias 2 a 3 de Abril de 2011, tendo a vila alentejana recebido 5000 visitantes naquele que foi o fim-de-semana mais medieval do ano.

Muitos foram os curiosos e turistas que afluíram a Fronteira, para reviverem a recriação histórica da Batalha dos Atoleiros, que, em 1384, opôs Portugal a Castela. A iniciativa contou ainda com a participação de 350 figurantes, para assinalar os 627 anos da vitória de Portugal sobre Castela.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Fronteira organizou, com sucesso, esta Feira Medieval que fez a vila mergulhar no tempo e transformar-se num verdadeiro palco de história, onde não faltaram bobos, trampolineiros e saltimbancos, mercadores e mesteirais, mendigos e aleijados, larápios e romeiras.

A Batalha dos Atoleiros foi, sem dúvida, o momento alto deste regresso à Idade Média. O Presidente da Câmara, Pedro Lancha, explica o sucesso, relembrando que este “é um evento único em Portugal. Há vários eventos, como feiras medievais, recriações históricas baseadas em hipotéticos eventos, mas esta batalha ocorreu na realidade aqui em Fronteira”.

Esta recriação da Batalha dos Atoleiros demonstra como a batalha foi um acontecimento de extrema importância na chamada crise de 1383 a 1385, tendo consagrado e definido, de uma vez por todas, a identidade de Portugal, como país, como povo e como nação.

1 comentário:

  1. Foi um prazer estar por Fronteira neste dias medievais, espero repetir! ;) Vejo que tem fotografias do combate na liça e do campo dos Atoleiros, por acaso não terá mais fotografias para publicar?! Tenho muita vontade de ver mais e melhor do trabalho que por lá se fez! Bem haja

    ResponderEliminar