domingo, 3 de abril de 2011

Procissão dos Passos em Arronches

Nesta tarde de Domingo dia 03 de Abril de 2011, terminada a missa na igreja matriz de Arronches, cumpriu-se a tradição com a procissão do Senhor dos Passos a sair da Igreja e percorrer as principais artérias do centro histórico.

A procissão presidida pelo padre Fernando Farinha e acompanhada pela secular Banda de Música da Sociedade Alegretense, registou uma elevada participação de fiéis.

A organização de todas as actividades inerentes ás comemorações do “Senhor dos Passos", foram da responsabilidade da Paróquia de Arronches.

Um pouco mais sobre a origem do Senhor dos Passos:

Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que comemora o trajecto percorrido por Jesus desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

No século XVI fixaram 14 momentos principais deste trajecto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. Estes pontos principais são chamados de Estações ou os Passos da Paixão de Cristo ao longo da Via-sacra ou Via Crucis.

São eles:

I. Jesus é condenado à morte II. Jesus carrega a cruz às costas III. Jesus cai pela primeira vez IV. Jesus encontra a sua Mãe V. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz VI. Verónica limpa o rosto de Jesus VII. Jesus cai pela segunda vez VIII. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém IX. Terceira queda de Jesus X. Jesus é despojado de suas vestes XI Jesus é pregado na cruz XII. Morte de Jesus na cruz XIII. Descida do corpo de Jesus da cruz XIV. Sepultamento de Jesus.

Esta invocação tornou-se muito popular em alguns países como Portugal, Brasil e Espanha, dando origem a rica iconografia e onde existem inúmeras igrejas fundadas sob sua protecção, e na SemanaSanta são realizadas procissões especiais chamadas de Procissão dos Passos.


















Sem comentários:

Enviar um comentário