quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

“Cozinha dos Ganhões” inaugurada hoje em Estremoz

A 18ª edição do certame “Cozinha dos Ganhões” foi inaugurada esta quarta-feira (feriado de 1 de Dezembro), no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, para se prolongar até ao próximo domingo, 5 de Dezembro, no “no formato idêntico ao ano passado”, com áreas nas tasquinhas destinadas a quem pretender petiscar.

A denominação de "ganhão" era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo. O presidente do município de Estremoz, Luís Mourinha, adiantou hoje à imprensa que participam neste certame gastronómico da região, dez tasqueiros, todos do concelho, quatro doceiros, oito empresas de produtos regionais, seis bares, e doze artesãos do concelho.

Esta iniciativa gastronómica, com entradas gratuitas, vai decorrer até 05 de Dezembro, no parque de feiras e exposições da cidade, “no formato idêntico ao ano passado”, com áreas nas tasquinhas destinadas a quem pretender petiscar.

A sessão oficial de abertura da “Cozinha dos Ganhões” teve lugar ao meio-dia.

Às 16 horas foi inaugurada a exposição “Bonecos da Gastronomia”, com obras da barrística das Irmãs Flores; seguindo-se pelas quatro e meia da tarde o lançamento da 2ª edição do livro homónimo, numa iniciativa da Associação Filatélica Alentejana.

Na primeira noite desta edição da “Cozinha dos Ganhões” contou com a actuação do Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Estremoz, que aconteceu pelas 22h00, com o espectáculo “Vozes na Idade de Ouro”.

Em suma uma ocasião imperdível em Estremoz para os amantes da boa gastronomia Alentejana, pela nossa parte acabamos a noite à mesa do Restaurante Café Flor da Coutada entregues à pureza das n/comezainas, dos queijos, dos vinhos, dos doces Conventuais, deleitamos as papilas gustativas com o melhor da “Cozinha dos Ganhões”.


















3 comentários:

  1. Sempre esperei encontrar alguma referência ao 1.º de Dezembro...

    ResponderEliminar
  2. Poderá encontrar essa referência ao 1º de Dezembro no programa a “Alma e Gente” do Prof. José Hermano Saraiva, no próximo sábado na RTP2

    ResponderEliminar
  3. A cozinha dos ganhões está implícita no

    1º de Dezembro.

    ResponderEliminar