quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Alburquerque e Serra de S. Pedro - Um passeio por paisagens singulares e atractivos naturais

A convite do Turismo Extremeño “Ocio y Descanso” partimos na última semana de Dezembro à descoberta da Sierra de San Pedro na zona de Alburquerque

O programa iniciou-se no Santuário de Nª. Sr.ª de Carrión e Rio Gévora com uma vista deslumbrante sobre o vale de Carrión e Castelo de Alburquerque.
Ainda na parte da manhã toda a comitiva partiu em Buggies para uma visita a um Cortijo rural onde decorrem projectos ligados ao Turismo em espaço Rural co-financiados pela União Europeia.

Cerca das 13h00 um almoço regional extremeño, juntou toda a comitiva à mesa de um conhecido restaurante do Centro histórico de Alburquerque, degustando a excelente gastronomia da região, com destaque para as lentejas (Lentilha -Lens esculenta), estofadas, sopa de perdizes, arroz com coelho ou el lagarto, um curioso guisado, servido com um espesso molho verde composto de azeite, salsa, farinha e vinho branco, delicioso…

Na parte da tarde os monumentos e outros lugares de interesse, tais como O Castillo de Luna, Barrio Medieval ou Sinagoga mereceram uma visita guiada.

Já ao final da tarde a visita terminou num cenário deslumbrante com o Pantano (barragem), Peña del Águila e Castillo de Azagala a dominarem a paisagem Extremeña.

O Castelo de Azagala é uma colossal fortaleza construída em plena Serra de S. Pedro, num local de rara beleza, tendo a seus pés a confluência dos rios Albarragena, Zapatón e Sansustre.

Esta velha fortaleza do século XIII, que pertenceu à ordem Militar de Alcántara e formou parte da linha defensiva fronteiriça castellano-portuguesa, é hoje património particular e encontra-se em ruínas.

Aqui faleceu D. Alonso de Monroy, “clavero y maestro” da Ordem Militar de Alcântara, conhecido como el “Sansón extremeño”, dada a sua grande corpulência.

Nas imediações deste castelo teve lugar a celebre batalha de Zalaca – origem do nome da fortaleza, na qual participou Alvar Fañez, comandante del Cid Campeador, contenda que resultou na derrota das tropas de Alfonso VI frente aos almohades.

Até 1846 o castelo de Azagala encontrava-se bem conservado, tendo inclusive acolhido mais de 350 pessoas.
Durante a guerra civil foi ocupado durante algum tempo por Los Maquisguerrilha antifranquista, servindo de abrigo aos últimos vencidos que na serra lutaram contra a ditadura de Franco.

Até 1992 Azagala foi habitado, pela família de Julián Ventura, guarda do Barrauelo e El Prior, propriedades onde se encontra construído o castelo, com a aposentação de Julián a fortaleza foi abandonada e desde então ninguém mais voltou a viver em Azagala.

Como sugestão de uns dias de descanso ou umas mini férias num local deslumbrante e de sensações que dificilmente se esquecerão, deixo o contacto do Cortijo “Los Cantos”-
www.cortijoloscantos.es

Ficam algumas das muitas fotos registadas pela nossa objectiva neste passeio por terras Extremeñas de la raya hispano/lusa.























































































































7 comentários:

  1. Gostava de provar esse esquisito guisado de lagarto, já agora onde posso encontra a receita desse prato?
    Teresa Cunha

    ResponderEliminar
  2. Hola alsur me gusta mucho las fotos y historia del castillo de Azagala , soy extemeña de un pueblo de Badajoz, llevo muchos años viviendo en Barcelona.
    Paquita

    ResponderEliminar
  3. Belo passeio sim senhor, pela descrição e imagens um lugar fantástico.
    Cada vez gosto mais deste tipo de escapadinhas sem muita confusão, uma boa companhia e pouco stress para apreciar a natureza, tenho que ir conhecer Arronches e essa zona fronteiriça, talvez já pela Páscoa.
    Paulo/Aveiro

    ResponderEliminar
  4. Quem puder passar um fim-de-semana no Cortijo Los Cantos aproveite,é espectacular!Passeios de moto 4,de cavalo....e o sossego!A serra é espectacular e Albuquerque é uma terra muito bonita com ruas muito antigas e interessantes!Experimentem!

    ResponderEliminar
  5. Realmente "O Cortijo Los Cantos" é uma zona que convida ao descanso, ao lazer e a praticar algumas actividades. Podem ser de âmbito agrícola, caminhadas, e outras já referidas no comentário do Paulo Arguelles. No entanto para mim e outros malucos parecidos,temos preferência por actividades um pouco mais radicais ou sejam de âmbito desportivo. Assim para conhecimento de possíveis interessados, realiza-se no dia 3 de Abril de 2011 pelas 10:00 lusas,a VI Media Maratón Albuquerque-Los Cantos. É uma corrida mista de estrada e caminhos rurais, com uma paisagem espetacular, com partida e chegada a Los Cantos, passagem pela zona histórica de Albuquerque e pela Sierra de S. Pedro.
    Aqui fica o convite, eu já participei na corrida anterior e gostei, vou repetir.

    ResponderEliminar
  6. Invito a todos a que vayan hacer la ruta castillo de Azagala Alburquerque, es un trayecto muy interesante. En todo el recorrido podemos observar gran parte del ecosistema mediterráneo. El itinerario tiene una distancia aproximada de 12 km., empezando la ruta desde Alburquerque. Se puede realizar andando, a caballo o en bicicleta. Para hacerlas en coche es muy arriesgado porque el trayecto se va complicando cuanto más nos vamos acercado al castillo. Partimos de la plaza de toros, dirección este, por la pista conocida como Elvira de Vacas.
    Lola Pérez

    ResponderEliminar
  7. Ficou por dizer que a povoação de Albuquerque foi portuguesa e tem as armas de Portugal nas suas muralhas. Passou para Castela como parte do dote de uma das nossas princesas que casou com o rei de Castela.

    ResponderEliminar