quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Arronches – Tempestade provocou destruição

O Nascer do dia destapou o cenário de destruição provocado pela forte trovoada que atingiu o concelho de Arronches ao fim da tarde da passada terça feira dia 7 de Dezembro, muita chuva, granizo e forte ventania que em poucos minutos deixou um rasto de destruição com postes de electricidade e telefones arrancados, bem como árvores de grande porte.

As zonas mais afectadas foram Nave Fria na freguesia de Mosteiros e Perna Chã na freguesia de Esperança, com a queda de inúmeras árvores e estragos em habitações.
Em Perna Chã foi necessário preceder ao realojamento de um idoso no Centro de Bom Jesus de Esperança, que viu a sua habitação danificada pela tempestade.

Fonte dos Bombeiros Voluntários de Arronches referiu que estiveram cortadas ao trânsito ao início da noite 3 estradas municipais, por árvores tombadas para a fixa de rodagem.

Hoje ao longo do dia a situação foi-se normalizando com a desobstrução de caminhos rurais e o restabelecimento de energia eléctrica e telecomunicações nas zonas afectadas.

Já em Espanha a estrada que liga La Tojera com a Codosera esteve durante várias horas interrompida pela queda de eucaliptos de grande porte para a faixa de rodagem

Deixamos algumas imagens registadas na manhã de hoje dia 8 de Dezembro.


























































































6 comentários:

  1. Obrigado pela excelente reportagem, pena toda essa destruição.
    Conheço bem a zona, passei a minha juventude até aos 17 anos na Perna Chã, altura em que vim a estudar para Lisboa.
    Vou escrever em privado para o e-mail do blog para lhe fazer um pedido caso lhe seja possível.

    A. Alonso

    ResponderEliminar
  2. obrigado por nos manter tao bem informados
    parabens Emilio realmente é rapido e eficaz a transmitir as noticias da nossa terra

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Sigo este blog com regularidade desde o dia em que o descobri, aquando do nevão que por ai se abateu no dia 10 de Janeiro do presente ano. E faço-o por dois motivos: foi a terra que me viu nascer (um capricho do meu querido pai que ai viveu toda a sua juventude) e pelo rigor e detalhe da informação!
    Como grande apaixonado pela meteorologia e os seus fenómenos associados, fiquei realmente muito interessado nessa tempestade que aqui é noticiada.
    Seguindo as imagens do radar do Instituo de Meteorologia, nesse mesmo dia pelas 18h aparece por ai uma mancha de características semelhantes à do Tornado de Tomar / Ferreira do Zêzere / Sertã (ver a imagem neste link: http://img3.imageshack.us/img3/1764/por101207180029.jpg ). Ora a minha questão é tentar saber se alguém referiu que viu um "funil" ou um "remoinho", como popularmente é definido, nesses locais durante o vendaval que arrancou e destruiu tanta coisa?

    Desde já e apesar do meu interesse cientifico pelo sucedido, queria deixar aqui uma palavra de apoio para com os afectados, pois de um momento para o outro ficar com o nosso património destruído não será certamente algo muito agradável de digerir.

    Ao blog e ao seu criador os meus mais sinceros parabéns por um projecto tão bem construído e mantido. Ainda para mais sendo no nosso Portugal interior, onde o normal é votarem-nos ao esquecimento...

    ResponderEliminar
  4. Confirmo o que diz o comentário das 03:31, quando ao anoitecer viajava vindo da Codosera onde fui abastecer o carro de combustível, para a zona de Alegrete pude com clareza observar desde a zona da serra do monte novo como no céu vindo de poente em direcção a nascente vir o que parecia ser um redemoinho de nuvens negras em movimento iluminado por relâmpagos, confesso que fiquei assustado, já fazia vento, chovia bastante e trovejava.

    Só me apercebi realmente do perigo quando cheguei a Nave Fria e vi árvores arrancadas pela raiz e chapas de zinco retorcidas em postes e árvores, tive sorte por ter chegado alguns minutos depois da passagem da tempestade, claro para poder seguir viagem tive que retirar alguns destroços da estrada nas proximidades da antiga escola primária
    Não esqueço a aflição de um pai que desesperado procurava saber que o filho já tinha regressado no transporte escolar, pelo que me apercebi no local pela descrição das pessoas o barulho provocado pelo tal redemoinho de vento e trovões foi horrível.
    Como já era noite e a iluminação pública já estava apagada apenas pude ver a destruição junto á estrada.

    J. Parente

    ResponderEliminar
  5. Buen aquí por la raya el viento partió multitud de árboles, si es que en el pueblo no nos falta casi de na!
    Paqui

    ResponderEliminar
  6. existem documentarios no youtube sobre o inicio do ano 2011 ate 2012 muitos tornados e coisas fora do comum irao acontecer

    ResponderEliminar