sábado, 25 de dezembro de 2010

Arronches – Acidente com Fogueira de Natal provoca um ferido


A tradicional fogueira de Natal que habitualmente é acesa no Largo da freguesia de Mosteiros no concelho de Arronches na noite de 24 de Dezembro, foi este ano motivo de um insólito acidente que provocou a hospitalização de um jovem.

Ao que conseguimos apurar o acidente aconteceu cerca da 01h00 da madrugada quando um grupo de jovens confraternizava junto da mesma, altura em que um jovem decidiu lançar mais um madeiro para fogueira, acabando por se desequilibrar caindo de uma altura considerável para dentro da ribeira de Arronches.

Prontamente recorrido no local, acabaria por ser transportado para o Hospital de Portalegre onde ficaria internado com alguns ferimentos.

A Fogueira de Natal

A fogueira do natal é um costume antigo das aldeias do interior de Portugal. Nas aldeias rurais do norte Alentejano, felizmente essa tradição ainda se mantêm. Juntam-se grandes troncos de árvores no centro do largo que acesas na noite de Natal se mantêm a arder até à noite da Passagem de Ano.

Local de convívio onde se juntam depois da consoada grupos de amigos e filhos da terra que regressam pelo Natal.


4 comentários:

  1. Pessoalmente nada tenho contra as fogueiras de Natal. No entanto, este ano testemunhei um facto bastante perturbador para quem habita no perímetro da fogueira.- O fumo! que em determinadas condições, não deixa os idosos repirarem em condições.

    Não sou contra as fogueiras de Natal mas... discordo do comentário acima produzido.
    A fogueira do Natal não é um costume antigo da Vila de Arronches, foi intoduzido depois do 25 de Abril.
    Antes desta data a malta bebia uns copos e em grupos tocavamos a (zabumba), percorrendo as ruas da Vila.

    A fogueira existia de facto mas... no interior das nossas casas. Ardiam durante a noite na chaminé, os chamiços e os troncos de azinho, guardados para o efeito.

    Recordo ainda, que a Polícia e depois a G.N.R.tinham instruções rigorosas para não permitir locais de convívio.

    Por último,aproveitando o comentário, sou da opinião, que Arronches deveria ter um local de convívio onde os presentes e os ausentes filhos da terra pudessem confraternizarem.
    V.L.

    ResponderEliminar
  2. Certamente o comentarista V.L. deve ter sonhado com essa do fumo não deixar respirar os idosos, aqui nos Mosteiros só se for aos cágados, visto a fogueira ser feita junto à ribeira.
    Quanto a essa da Polícia e GNR terem instruções rigorosas para não permitir locais de convívio não me admira nada nessa época não passavam de meros lacaios ao serviço da ditadura.
    Quer melhor local de convívio que a praça pública, aqui o povo respira ar puro sem o problema da fumarada do tabaco de bares ou discotecas!

    ResponderEliminar
  3. O comentarista V.L. não pode sonhar, porque não conseguio respirar.
    A fogueira que me referi, estava na sede do concelho, no largo dos Bombeiros de Arronches.
    Reafirmo, que não sou contra as fogueiras de Natal, apenas alertei para um facto que testemunhei.
    V.L
    Bom ano 2010

    ResponderEliminar
  4. A fogueira dos bombeiros nao deixa respirar os idosos????? quais idosos?? tudo tretas, como n tem mais nada para fazer e ritiar vao pegar numa coisa que ja é tradição, nuna ouvi nimguem se queixar da fugueira que é a unica que ainda tantem tradição. para mim isso é tudo invejas e fome de conversa

    ResponderEliminar