quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Arronches - poluição ameaça Barragem do Caia

Proporcionando paisagens de grande beleza e paz de espírito, a Barragem do Caia apresenta a maior albufeira de todo o distrito de Portalegre, correndo os concelhos de Elvas, Arronches e Campo Maior.

A Barragem tem um volume de cerca de 126 milhões de metros cúbicos de água armazenada, sendo sobretudo utilizada para regadio e abastecimento de água às populações dos concelhos envolventes.
Nos últimos anos com a escassez de chuvas durante os meses de Inverno com a consequente descida do nível da água desta barragem durante o Verão vem contribuindo para a sua degradação ambiental.

Actualmente uma das maiores ameaças para a qualidade da água desta barragem, está no muito Lixo deixado disperso nas margens, assim como nos inúmeros rebanhos que utilizam a bacia da barragem como zona de pastagem durante praticamente todo o ano.

Importantes para sobrevivência de inúmeras espécies de aves aquáticas é ainda local de invernada de aves migratórias.






Foto 1 - Aspecto da barragem junto da ponte do Baldio em Outubro 2009

Foto 2 - Aspecto da barragem na zona da Pedra de Cegonha e Zambujal em Outubro 2009

4 comentários:

  1. Pediste autorização ao gajo do Zambujal para tirar a foto? Olha que esse bocado de barragem é dele e o homem nem gosta que lhe pisem a pastagem!
    Quanto ao lixo, vou avisar os nossos colegas incendiários.
    Abraço, Luis

    ResponderEliminar
  2. elas (as lixeiras) continuam a existir... é de facto impressionante no século XXI ainda existirem pessoas com hábitos do século XIX...por mais alertas que se mostrem, por mais fiscalização que haja, por empresas que tratem os residuos se criem...
    ALGO NÂO ESTÁ A FUNCIONAR...
    Mas se ainda há pessoas que se julgam donos e senhores até da minima erva que existe no seu terreno, complicado...
    ABRAM AS VOSSAS MENTES...digo eu!

    ResponderEliminar
  3. Não compreendo a inércia das autoridades competentes quando se trata de fazer cumprir a lei a certas pessoas. Estarão todos comprados? Em pleno século XXI continuamos a ter quem se julgue acima da lei, é simplesmente inacreditável e terceiro-mundista!

    ResponderEliminar
  4. No Sábado o lixo já tinha sido recolhido.
    Quando disse que "aquele bocado de barragem" é do dono do Zambujal estava a ironizar, tal como no resto do comentário. Como nós sabemos, a albufeira é pública.
    Já agora, acrescento que recentemente foi disponibilizado na página da SPEA (http://www.spea.pt/IBA/ibas/45.html) um relatório sobre o pastoreio (1,5 MB), elaborado na perspectiva da conservação da avifauna mais ameaçada. Trata-se de uma versão em que as informações mais sensíveis foram omitidas, tendo a versão completa sido facultada às diversas autoridades.
    Abraço, Luis

    ResponderEliminar