domingo, 1 de novembro de 2009

Arronches – Dia de Finados

O Dia dos Finados na Paróquia de Arronches começa com uma romagem de oração às campas dos cemitérios de Mosteiros pelas 10h00, Arronches 11h00 seguida de missa na igreja Matriz, Esperança 15h00 e Degolados 16h00.

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado segunda-feira, 02 de Novembro, pelos fiéis católicos, logo a seguir ao Dia de Todos os Santos.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.

A data é celebrada com missas e festividades em homenagem aos mortos. Os vivos rezam pelos cristãos que estão no purgatório.

Em países de língua portuguesa como Timor, Moçambique, Brasil, Guiné Bissau, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, em Goa, ou ainda em Angola, onde o dia 02 de Novembro é feriado nacional. Em todos estes países a tradição manda as famílias renderem uma singela homenagem aos seus ente-queridos falecidos, com rezas, limpezas de campas e deposição de coroa de flores nos seus túmulos.

Para cumprir com o ritual, muitas famílias afluem neste dia aos cemitérios, onde são igualmente celebradas missas em memória daqueles que deixaram o mundo dos vivos.

1 comentário:

  1. A morte é surda e vem-nos bater à porta quando menos o esperamos

    A morte, fechando as portas da vida, abre as da eternidade

    Morte de rico, desavença de herdeiros

    Mortos ao chão, vivos ao pão

    O respeito à vontade dos mortos é um dever dos vivos

    A morte espreita mas não espera

    ResponderEliminar