sábado, 31 de julho de 2010

Arronches – Esperança reviveu a tradição festejando a padroeira

A Freguesia de Esperança festeja este fim-de-semana, as tradicionais Festas em Honra da sua Padroeira “Nossa Senhora da Esperança”.
Os festejos iniciaram-se na passada sexta feira com uma animada largada de Toiros da Ganadaria Proenças.

Hoje sábado o dia de festa começou com a Alvorada, Peditório pelas ruas, acompanhado pela Banda de Alegrete e autoridades do concelho.
Pelas 11h00 o pároco Fernando farinha celebrou a missa Solene, seguida de procissão pelas principais artérias da freguesia.

Na parte da tarde cerca das 16h00 teve lugar o espectáculo Acrobático de Motos, seguindo-se pelas 18h00 a tourada à Vara Larga com gado cedido pela Ganadaria Romão Tenório.

O Arraial iniciou-se com a abertura da quermesse, actuação do Grupo Verde Maio, seguido de baile com o grupo 3G de Moura e espectáculo de variedades com a cantora Linda.

Para amanhã Domingo dia 1 de Agosto, assim como próximos dias de festa poderá consultar o Programa das festas publicado pelo Arronches em Notícias em post anterior.

Deixamos algumas imagens da festa que dedicamos a todos aqueles Esperancenses, que por motivos alheios à sua vontade não puderam este ano reviver a tradição participando nas festas de 2010.





























































































































Arronches – Forcado David Palmeiro sofreu lesão em Albufeira

O forcado David Palmeiro (Carapinha) lesionou-se no passado dia 28 de Julho na Monumental Praça de Touros de Albufeira, na 3ª Grande Corrida da Revista RUEDO IBÉRICO – ALGARVE.

A lesão que resultou na rotura de ligamentos, aconteceu com o touro pegado a meias, quando o forcado dava terceiras ajudas a Luís Camões.
Assistido já no hospital de Portalegre, David Palmeiro terá um período de recuperação de cerca de 15 dias.

De referir ainda que na Corrida de Touros realizada no passado fim-de-semana em Valadares, o forcado Hugo Lopes “Canané”, sofreu também uma pequena lesão.

Forcados Amadores de Arronches pegam em Marbella

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches, ruma esta noite até à cidade espanhola de Marbella, onde actua amanhã domingo dia 1 de Agosto na Corrida de Touros da BELLA ARTE D`EL REJONEO pelas 19.30h. O cartel é composto pelo rejoneador Curro Bedoya e pelos cavaleiros portugueses João Moura Jr e Manuel Lupí, lidam-se touros de EL CAHOSO, os Amadores de Arronches pegarão 3 touros, um de cada artista.

Já esta semana o Grupo actuou em Albufeira, na 3ª Grande Corrida Ruedo Ibérico - Algarve, pegando touros de Condessa de Sobral, tendo sido solistas Manuel Cardoso à terceira e Fábio Mileu à primeira, na pega da noite. Repartiu cartel com os Amadores de Cascais, que consumaram as suas pegas através de Joel Zambujeira, à terceira, Bruno Cantinho e Luís Camões, ambos à segunda.

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches aproveitando esta ocasião referiu-nos que gostaria de agradecer publicamente a todas as pessoas que se deslocaram até Albufeira, para acompanhar o Grupo, assim como ao Município de Arronches e Juntas de Freguesia de Assunção e Esperança.

Referindo ainda que já no próximo fim-de-semana, o Grupo de Arronches terá mais dois compromissos importantes, na sexta-feira dia 6 de Agosto em Alpalhão e Domingo, dia 8 de Agosto em Morais, Macedo de Cavaleiros.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Elvas – Providências cautelares salvaram Colónia de Andorinhão-preto

Um mês depois da Quercus ter denunciado a iminente destruição de uma das maiores colónias de Andorinhão-preto do sul do país, em Elvas, e após três providências cautelares terem conseguido travar a obra, a maioria das aves já terminou por esta altura o seu ciclo de nidificação e prepara-se agora para abandonar o local em segurança.


Obra ilegal do Exército começou no final de Maio e no final de Junho ICNB concedeu licença para remover ninhos
Há cerca de dois meses e através de diversas denúncias, a Quercus tomou conhecimento que uma obra avançava na antiga Igreja de S. Paulo, em Elvas, numa muralha onde nidificam cerca de 300 casais de Andorinhão-preto (Apus apus). Mesmo após ter sido alertado para a presença da colónia de aves, o empreiteiro decidiu iniciar a demolição da parede, destruindo já na altura dezenas de ninhos, pelo que a Quercus se viu forçada a denunciar o ocorrido ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA).
Na sequência desta denúncia, veio a verificar-se que o dono da obra (Exército Português – Ministério da Defesa) levava efectivamente a cabo uma intervenção ilegal, na medida em que não possuía a necessária licença para a remoção/destruição dos ninhos, conforme a legislação determina. Só após este incidente, o Ministério da Defesa solicitou a referida licença de remoção de ninhos ao ICNB, argumentando com uma das poucas excepções que a legislação permite – “razões de segurança pública”. Posteriormente, e num processo atabalhoado e mais político do que técnico, o ICNB acabou por conceder a licença de remoção de ninhos, acordando com o Ministério da Defesa que as crias retiradas do local seriam transportadas para Centros de Recuperação.
Esta medida, apesar de poder fazer transparecer perante a opinião pública que os danos causados seriam minimizados, não passava contudo de um discurso teórico, dado que a ser implementada, seria incorrecta do ponto de vista técnico e desajustada do ponto de vista da situação existente. Para além do fraco acesso que existe aos ninhos no local (apenas 1 em cada 10 está acessível), a taxa de sobrevivência das crias desta espécie é muito baixa em cativeiro, pelo que apenas, e na melhor das hipóteses, entre 2 a 3% das crias totais sobreviveriam ao processo de remoção/demolição e as restantes crias (entre 400 e 500) morreriam fruto do mesmo.
Quercus apresenta providências cautelares para travar remoção de ninhos e morte de aves
Apesar de todos os alertas da Quercus, da mobilização que se gerou na sociedade e do destaque na comunicação social, assim como das tentativas de propor às entidades envolvidas alternativas e medidas simples que garantissem a tranquilidade no local e não pusessem em risco a segurança pública, garantindo o final da época de reprodução das aves, as entidades responsáveis não se mostraram disponíveis para estudar outras opções que não passassem pela demolição imediata dos locais de nidificação.
Assim, no início de Julho, e perante a iminência de se iniciar a remoção de ninhos e a demolição da estrutura a qualquer momento, o que a acontecer traria danos graves e irreparáveis, a Quercus apresentou três providências cautelares no Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco, tendo em vista suspender o processo. Ao tomar conhecimento destas acções judiciais, o ICNB e o Ministério da Defesa, decidiram numa primeira fase por precaução, e numa segunda por imperativo legal, suspender a remoção dos ninhos e por consequência a destruição do edifício, situação que se mantém até hoje. O bom senso e a legalidade acabaram assim por prevalecer, embora de forma algo forçada e sem a responsabilidade e a consciência ambiental que julgamos serem necessários
A suspensão na obra possibilitou assim que, conforme era o objectivo inicial da Quercus e de muitos cidadãos, a maioria das aves tenha conseguido terminar o seu ciclo de nidificação e se prepare agora para abandonar o local em segurança, rumo à sua migração anual. Contudo, e para que se fique na posse de todos os dados detalhados e necessários, a Quercus solicitou desde já que o ICNB realize uma vistoria técnica ao local para determinar com precisão se ainda existe alguma pequena minoria de aves a nidificar no local e qual o número desta.

Que futuro para a Igreja de S. Paulo e para a colónia de Andorinhão-preto?
Ao longo destas semanas em que a obra tem estado suspensa, algumas outras entidades intervieram no processo, nomeadamente em relação ao património cultural que o edifício encerra. Entre elas está o IGESPAR, que se revelou publicamente contra a demolição da Igreja e exige ter um parecer vinculativo em qualquer decisão que venha a ser tomada. Também a Câmara Municipal de Elvas aprovou por unanimidade uma moção em defesa da Igreja de S. Paulo, onde solicita ao Ministério da Defesa que preserve a fachada e as ruínas desta.
A Quercus considera desde o início do processo que deve ser avaliada a real possibilidade de risco de derrocada do edifício, através de uma perícia independente do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para que se tome uma decisão ponderada e correcta em relação ao futuro deste local. Por outro lado, estranha que sendo a “segurança pública” um argumento usado e repetido até à exaustão, até ao momento, e ao longo destes meses, não tenham sido tomadas pelas entidades responsáveis quaisquer tipo de medidas que reforçem a segurança no local, conforme já foram propostas e se tornam cada vez mais indispensáveis.
Em qualquer uma das opções que se venham a tomar para o futuro do edifício, a Quercus considera que estas deverão passar por conservar o espaço de nidificação da colónia de aves no local, de acordo com a legislação em vigor, criando medidas de compensação caso parte do edifício esteja irremediavelmente afectado, ou levando a cabo um plano de requalificação do edifício que tenha igualmente em conta a colónia de Andorinhão-preto aí existente. A Quercus aproveita também para manifestar desde já toda a sua colaboração para a implementação destas soluções técnicas que permitam conciliar o património cultural com o património natural.

Lisboa, 30 de Julho de 2010
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
A Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus

Arronches – oferta de manuais escolares ás crianças do 1º Ciclo

Em reunião realizada no passado dia 12 de Julho a Câmara Municipal de Arronches deliberou, suportar o encargo com a aquisição dos manuais escolares obrigatórios para os alunos do 1º. Ciclo do Ensino Básico (todos os escalões), cujas famílias residam e sejam recenseadas na área do Município.

Devendo para o entanto os recibos resultantes da aquisição dos mencionados manuais ser emitidos em nome da Câmara Municipal de Arronches.

Para mais informação consultar o aviso em anexo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alentejo - Bombeiros apedrejados em Campo Maior

Algo infelizmente vai muito mal neste país…

E muito mal mesmo, é com tristeza que constatamos a forma indigna como os Soldados da Paz são recebidos em alguns bairros problemáticos da cidade de Elvas e agora em Campo Maior, com os Bombeiros a necessitarem de protecção policial para acudir a qualquer acidente.

O último caso conhecido nesta saga de violência é hoje referido pelo blog Campo Maior na Internet.

Leia aqui a notícia completa:

http://campomaiornanet.blogspot.com/2010/07/ciganos-apedrejam-bombeiros-enquanto.html

Arronches na imprensa


terça-feira, 27 de julho de 2010

Jornal Notícias de Arronches destaques da última edição

Destaques da edição nº 90 - Julho 2010 do Mensário Notícias de Arronches.

O grande destaque desta edição do jornal Notícias de Arronches vai para a I Feira das Actividades Económicas do Concelho de Arronches Com a realização desta I Feira das Actividades Económicas de Arronches, que decorreu de 15 a 18 de Julho, terminou um ciclo de 17 anos da Feira de Artesanato e Gastronomia”.

- Pinturas Rupestres - Investigadores das Universidades de Évora, Badajoz e RTP na gruta Pinho Monteiro em Esperança.

- Mosteiros – Festas em Honra de Nª. Sr.ª da Graça, levam multidão a assistir ás largadas de touros nesta Freguesia do Concelho de Arronches.

- O Verdadeiro Artista, numa crónica de um mano-a-mano de Fátima Velez de Castro e Luís Miguel Velez.

- Governo Civil de Portalegre promove acções públicas de sensibilização/Verão 2010

- Reuniões de Câmara – O Município de Arronches vai estar presente na XIV Feria de Muestras de Salvalión – Técnico florestal e da Academia de Futebol passam a receber avenças pela prestação de serviços.

- Assembleia Municipal reuniu na Freguesia dos Mosteiros – O possível encerramento da Escola do 1º Ciclo da Freguesia dos Mosteiros mereceu o repúdio por parte de todas as bancadas.

Estas e outras notícias podem ser lidas no jornal Notícias de Arronches, com distribuição gratuita em cinco Concelhos do Distrito de Portalegre e Comarca de La Codosera na Região Autónoma da Extremadura espanhola.

Arronches – Vídeo RTP Arte Rupestre na freguesia de Esperança

O trabalho efectuado no abrigo Pinho Monteiro por uma equipa de reportagem do programa Portugal em Directo da RTP, com a recolha de imagens dos trabalhos arqueológicos ali a decorrerem, passou ontem dia 26 de Julho ao final da tarde na segunda parte do referido programa da RTP1.

Para quem não teve oportunidade de assistir ao programa em directo dirigido pela jornalista Dina Aguiar, deixamos aqui o link para o vídeo dedicado à Arte Rupestre da freguesia de Esperança.

O projecto ARA - Arte Rupestre de Arronches, aprovado pelo IGESPAR, iniciou-se em 2009 com o estudo dos Abrigos dos Gaivões e Igreja do Mouros. Decorrendo actualmente trabalhos arqueológicos na Gruta do Louções e no Abrigo Pinho Monteiro. Procedendo-se ao levantamento topográfico das grutas, localização dos painéis decorados, fotografia e decalque directo e indirecto dos pictogramas.

http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=19455&c_id=1&dif=tv&idpod=42615

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festas em Honra de Nossa Senhora de Esperança

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Esperança voltam a animar a freguesia de 30 de Julho a 03 de Agosto de 2010.

Largadas de toiros, bandas de música, cerimonias religiosas, espectáculo acrobático com motos, quermesse, bailes, variedades, futebol, jogos tradicionais e espectáculo de danças de salão e orientais são as propostas para estes cinco dias de festa.

Festejos organizados pela associação Desportiva de Esperança e Igreja Paroquial de Esperança e Centro Social Bom Jesus de Esperança, terminam a 03 de Agosto com uma Largada de Toiros com gado da Ganadaria Proenças.

Para mais informação e consulta de horários ver programa em anexo.
Clicar 2 x sobre a imagem para ampliar.

domingo, 25 de julho de 2010

Arronches – Bombeiros Voluntários em Festa

As Festas dos Bombeiros Voluntários de Arronches que estão a decorrer de 21 a 27 de Julho de 2010, tiveram hoje domingo dia 25 o seu dia grande com o Corpo Activo dos Bombeiros em parada e recepção ás entidades convidadas.

As cerimónias iniciaram-se logo pelas 09h30 com os Bombeiros Voluntários de Arronches a serem honrados com a visita do Governador Civil de Portalegre, Dr. Jaime Estorninho e entidades convidadas.

Pelas 10h00 seguiu-se o Peditório da Colcha pelas ruas da vila acompanhado pelas Entidades e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre.
Ás 11h30 teve lugar a celebração de missa na igreja matriz pelos Bombeiros e sócios falecidos.
Seguindo-se pelas 13h00 a inauguração da nova “Casa Escola dos BVA” para Cadetes e Infantes.

Cerca das 13h30 teve lugar o almoço convívio com a participação de entidades convidadas, funcionários, bombeiros e familiares.

Na parte da tarde decorreu ainda uma Tourada à Vara Larga e Porco Ensebado para os mais jovens.
Á noite com arraial e quermesse animados pelo acordeonista Tiago Afonso.

As Festas dos BVA terminam no próximo dia 27 de Julho com mais uma largada de Toiros pelas 22h00.





























































































Jogos Tradicionais com Torneio da Malha em Esperança

A freguesia de Esperança assistiu este domingo dia 25 de Julho ao 32º Torneio da malha, organizado pela Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre em 2010, tendo o mesmo decorrido no Campo de Futebol com início pelas 09h00.

Compareceram no Torneio 42 equipas, que num dia de intenso calor atraíram ao Municipal de Esperança bastante publico para assistir aos jogos.
Quanto a resultados deixamos a classificação dos primeiros 3 lugares.

- Equipa individual de Elvas, formada por José Branca e Joaquim Generoso
- Centro Cultural de Figueira e Barros – Avis, formada por Manuel Gabe e Rodrigo Dias
3º- Centro Cultural de Figueira e Barros – Avis, formada por António Santos e Felipe Abelha.
No Ranking de Jogos Tradicionais 2010 a equipa classificada em 1º lugar é a equipa da Freg. Srª. da Graça - Nisa constituída por Joaquim Lopes e António Gomes.

O Torneio terminou com um almoço convívio na Centro Cultural de Esperança.
Apoiaram este evento desportivo a Junta de Freguesia de Esperança e o Grupo Desportivo de Esperança.
O próximo torneio realiza-se no dia 1 de Agosto em Degolados, estando a final agendada para Arronches a realizar a 12 de Setembro de 2010.





























sábado, 24 de julho de 2010

Arronches foi Notícia…

Arronches em Notícias foi referência hoje em diversos órgãos de informação Nacionais como o principal jornal diário “Correio da Manhã”, com o nosso trabalho publicado na passada sexta-feira alusivo ás Festas dos Bombeiros Voluntários de Arronches

Arronches: Mulher colhida em largada de touros

Uma mulher de 56 anos ficou na passada quinta-feira, 22 de Julho, ferida com gravidade depois de ter sido colhida numa largada de touros promovida pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches.

A notícia é avançada na edição deste sábado do "Correio da Manhã".

A mulher é natural de Esperança, localidade daquele concelho, ficou com vários hematomas, fracturou um pé e algumas costelas.

A vítima foi transportada para o Hospital de Portalegre, onde se encontra internada.

O acidente ocorreu no âmbito das festas de Verão que decorrerem na vila.

Correio da Manhã
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/mulher-colhida-em-largada-de-touros-de-arronches

Rádio Elvas
http://www.radioelvas.com/

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Forcados Amadores de Arronches no Douro Litoral para pegar seis touros em solitário

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches capitaneado pelo Cabo Ricardo Nunes, vai a Valadares – Baião no Douro Litoral pegar 6 toiros em solitário numa corrida a realizar no próximo dia 25 de Julho.

A Corrida de Touros terá lugar pelas 17h00, com a actuação de Agostinho da Silva, Joana Andrade, cavaleiro praticante José Carlos Portugal e o espada Morenito de Portugal.

Sendo lidados 6 imponentes Toiros da Ganadaria Luís Sousa Cabral

Arronches – Largada de Touros fez um ferido grave

As tradicionais Festas de Verão organizadas pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches, a decorrer de 21 a 27 de Julho fizeram logo na abertura das Largadas de Touros um ferido grave.

O acidente aconteceu na noite da passada quarta – feira dia 21, quando Izilda Coelho de 56 anos, natural de Esperança/Arronches e residente em Degolados, assistia à largada sentada nas escadas do ringue polivalente, local onde foi colhida por um animal que inesperadamente subiu as referidas escadas.
Prontamente socorrida pelos Bombeiros Voluntários de Arronches a vítima foi transportada para o Hospital de Portalegre, onde se encontra internada com algumas costelas partidas e outros hematomas.

Deixamos o conselho, divirta-se nas Festas dos BVA, mas seja prudente quando assista ás Largadas de Touros, procure lugares seguros, em especial para crianças e idosos.

Para a presente edição das Festas 2010 dos BVA estão previstas entre outras actividades 6 Largadas de Touros.

Para mais informação consultar programa em anexo, clicar sobre o mesmo para ampliar.

Alentejo – RTP divulga Arte Rupestre de Arronches

Uma equipa de reportagem da RTP deslocou-se no passado dia 23 de Julho à zona das Pinturas Rupestres da Serra do Cavaleiro, local onde decorre uma Campanha de Investigação Arqueológica dirigida pelo Prof. Jorge Oliveira da Universidade de Évora em colaboração com a Câmara Municipal de Arronches e equipa de Física Nuclear da Universidade da Extremadura (Badajoz)

No abrigo Pinho Monteiro a RTP procedeu à recolha de imagens dos trabalhos arqueológicos ali a decorrerem assim como a entrevistas com os intervenientes no mesmo e responsáveis Autárquicos.

O projecto ARA - Arte Rupestre de Arronches, aprovado pelo IGESPAR, iniciou-se em 2009 com o estudo dos Abrigos dos Gaivões e Igreja do Mouros. Decorrendo actualmente trabalhos arqueológicos na Gruta do Louções e no Abrigo Pinho Monteiro. Procedendo-se ao levantamento topográfico das grutas, localização dos painéis decorados, fotografia e decalque directo e indirecto dos pictogramas.

Com os resultados obtidos nas últimas campanhas de trabalho pode-se já afirmar que a freguesia da Esperança, no concelho de Arronches, possui a maior concentração de arte rupestre esquemática pintada da Península Ibérica.

Um património notável que devidamente aproveitado vem trazer mais visibilidade ao concelho de Arronches, sendo ao mesmo tempo uma mais valia para o sector turístico da região.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Alentejo – Ainda a vaga de multas que agita Arronches

Ainda na sequência do caso que nos últimos dias tem agitado Arronches com a GNR a disciplinar duma assentada o trânsito no núcleo urbano, dando origem a um volume pouco usual visto cá de envios de autos de contra ordenações / com notificações em Carta registada, um pouco por toda a vila foi voz corrente que tal se ficava a dever a mais um daqueles problemas antigos entre a Autarquia e a GNR local, entranhamos o facto visto ainda dias antes termos participado na conhecida acção de sensibilização promovida pelo Sr. Governador Civil de Portalegre em Arronches, com um ambiente cordial entre todos os intervenientes, facto que poderá ser constatado em post anterior publicado pelo Arronches em Notícias alusivo a este tema.

Finalmente hoje ao final da tarde fomos contactados pela Autarquia que nos informou não ter conhecimento de qualquer mal entendido com a GNR, existindo excelentes relações entre ambas as instituições, sendo referido ainda que pela primeira vez, aquando da recente Feira de Actividades Económicas de Arronches, todos os militares do Posto Territorial Arronches da GNR, foram este ano convidados a jantar no restaurante da Autarquia, pelo que a situação referida apenas poderá ter origem em boatos postos a circular apenas com o objectivo de atingir fins que se desconhecem.

Reposta pela nossa parte a verdade dos factos, deixamos à consideração de todos este episódio elucidativo da vida arronchense, onde nem sempre é fácil agradar a todas as tendências, que cada um “Tire suas conclusões”.

Na parte que nos toca só não podemos concordar que use argumentos dúbios para punir o pseudo infractor, assim como nos batemos pela educação/sensibilização, partindo do principio que de uma assentada nem “Oito nem Oitenta”, algo vai mal quando se procede desta maneira.
O problema se é que existe até é de fácil resolução basta para tal seguir o exemplo que foi dado pelo senhor Governador Civil de Portalegre vamos apostar mais na educação e só depois se tal não surtir efeito passar à repressão do infractor.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Alentejo – Arronches cuidado com as multas no Centro Histórico

Nos últimos dias os Arronchenses e alguns visitantes têm sido confrontados, com cartas registadas do posto territorial de Arronches, com autuações, pelo facto de terem estacionado indevidamente em diferentes locais da vila, com especial incidência na Praça da República e Largo Serpa Pinto.

Embora não se pretenda questionar a actuação das autoridades nesta acção de repressão ao estacionamento dito desordenado, mas pelo direito que nos assiste como cidadãos, Munícipes e contribuintes perguntamos:

Antes de partir para a repressão em massa porque não seguiu o exemplo do Governador Civil de Portalegre que ainda há poucos dias numa acção louvável, passou por Arronches com algumas Forças de Segurança e Protecção Civil, sensibilizando os automobilistas no âmbito da campanha “ Para a diminuição de mortes na estrada em Tempo de Férias”.

Se por cá o exemplo de Jaime Estorninho, teve-se sido seguido com uma Campanha de sensibilização – “Primeiro Avisar de depois Multar”certamente teria dado frutos evitando a paragem de viaturas (com as inevitáveis coimas prontamente aplicadas) servindo ao mesmo tempo para mostrar à comunidade que a autoridade é amiga e não está só para passar multas". Nestas zonas da sempre super movimentada Arronches, embora a infracção possa ser apenas por alguns minutos para proceder à entrega de um documento na Câmara ou efectuar um movimento numa caixa multibanco pode acabar em multa.

Muitas destas situações no mínimo injustas e caricatas tendo em conta a pacatez de Arronches, tem origem apenas por breves minutos acontecendo devido à falta de lugares para estacionamento nestes locais, onde se situam serviços como a Câmara Municipal, Farmácia, Banco e outras Repartições Publicas como o serviço de Finanças, mas em contra partida onde abunda sinalização proibindo o estacionamento sem facultar alternativas.

Depois chega a GNR “limita-se a cumprir a lei e a agir em conformidade com o que está estipulado no código da estrada”, as probabilidades de ser multado por estacionamento indevido em Arronches ou qualquer outro lugarejo do concelho é manifestamente superior a qualquer cidade ou estancias turísticas Algarvias.

Esta foi a causa que nos levou a receber correio da GNR, "parar por escassos minutos junto à Fonte da Praça da República" (embora informação constante da notificação da GNR seja incorrecta “ O condutor estacionou o veiculo acima descrito dentro da localidade, fora do local destinado a esse efeito desrespeitando a forma indicada, existindo estacionamentos alternativos livres.” – o que não corresponde à verdade, quando paramos junto à fonte não existia qualquer lugar vago, facto que levou outro condutor supostamente também autuado a parar junto ás escadas na igreja e a dirigir-se por instantes à Câmara, entrando ambos e saindo do edifício praticamente ao mesmo tempo.
Se existia algum lugar livre na referida praça, foi por que alguma viatura abandonou o estacionamento durante esse curto espaço de tempo que entramos no edifício da Câmara.

Conhecendo o profissionalismo da maior parte dos militares da GNR que prestam serviço Posto Territorial de Arronches, embora mais não se questionando o facto da coima aplicada, que consideramos apenas ter ficado a dever-se ao facto da falta de lugres disponíveis para estacionar “ter parado no local errado à hora errada - Praça da República”, poderíamos até ter estacionado uma quantas horas em cima duma passadeira, como acontece com regularidade no Largo Serpa Pinto e não “Passar nada” foi com estranheza que fomos confrontados com o teor da informação constante da notificação.
Nunca nos passaria pela cabeça parar no centro de uma praça com lugares livres para estacionar em segurança.

Tentando indagar o porquê do excesso de zelo verificado nos últimos dias por parte das autoridades na Praça da República e Largo Serpa Pinto, nada habitual em Arronches, foi-nos referido que o problema tem origem entre a Autarquia e a GNR.
A confirmar-se não deixa de curioso, parece herança do passado.

Para quem vive em Arronches a situação para alem de incomoda ainda é tolerável, agora para quem nos visita apenas por algumas horas não deixa de ser um mau cartão de visita, Se não há lugares de estacionamento, não há pessoas a visitarem o Centro Histórico e logo não há negócio”, depois quem leva de Arronches como única recordação um postal da terra com uma multa, dificilmente volta cá, já dizia o velho sábio “Nem oito nem oitenta meus senhores”.
















terça-feira, 20 de julho de 2010

Forcados Amadores de Arronches na 3ª Corrida da Revista Ruedo Ibérico em Albufeira

No próximo dia 28 de Julho, quarta-feira pelas 22h15 o Grupo de Forcados Amadores de Arronches vai pegar na Monumental Praça de Touros de Albufeira, na 3ª Grande Corrida da Revista RUEDO IBÉRICO – ALGARVE.

Pela primeira vez contará com o toureio a pé, por parte do matador de toiros moitense Sérgio Santos "Parrita", que lidará um toiro; actuarão duas das máximas figuras do toureio a cavalo português e uma jovem promessa, Luís Rouxinol, Sónia Matias e Marcelo Mendes (que lidará um toiro e irá tomar a alternativa dia 17 de Setembro na Moita do Ribatejo), todos a atravessarem um extraordinário momento nas suas carreiras.

Os grupos de forcados em competição serão os Amadores de Cascais, comandados por Pedro Marques e Amadores de Arronches, comandados por Ricardo Nunes, sendo lidados seis toiros de ferro Condessa de Sobral, que por si são garantia de êxito.

Para acompanhar o Grupo de Forcados está a ser organizada uma viagem com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros. Para participar neste acontecimento taurino deverá efectuar a sua inscrição junto do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, o valor é de 25€ e inclui autocarro e bilhete para a corrida.

Foto: Vítor Besugo

Amadores de Arronches vencem mais um troféu com a melhor pega na Povoa do Varzim

No passado Sábado dia 17 de Julho, os Amadores de Arronches deslocaram-se a Rates (Povoa do Varzim) onde foi considerada a melhor pega ao segundo imponente da noite através do forcado Fábio Meira, que executou uma grande pega ao primeiro intento.

Foi também solista o forcado Paulo Florentino que só a terceira tentativa conseguiu fechar a pega a um imponente que se revelou duro e com derrote forte.

Os Amadores de Arronches capitaneados por Ricardo Nunes mostraram confiança e muita atitude, dando sempre vantagens aos touros.

Compunham cartel os cavaleiros Rui Salvador, Gilberto Filipe e Marcelo Mendes, enfrentando toiros da ganadaria espanhola de Aldeanueva.

Pegaram ainda nesta corrida os forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo fazendo só uma tentativa onde não se conseguiram fechar, deixando assim entrar o touro sem ser pegado, e pegaram o seu segundo á primeira tentativa.

Os Amadores de Arronches pegaram á primeira e terceira tentativa.

Os Forcados Amadores de Alter do Chão pegaram os dois touros á primeira tentativa.

O troféu conquistado pelos Amadores de Arronches na melhor pega consistiu num bezerro leiteiro.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Arronches – Festas dos Bombeiros Voluntários de 21 a 27 de Julho

As tradicionais Festas de Verão organizadas pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches, vão decorrer de 21 a 27 de Julho de 2010.

Nesta edição 2010 o destaque das festas vai para as Largadas de Touros, a ter lugar na zona do antigo Ringue Polivalente, assim como para a inauguração da “Casa Escola” para Cadetes e Infantes.

Para mais informação consultar programa em anexo, clicar sobre o mesmo para ampliar.

Esperança – Promove Jogos Tradicionais com Torneio da

Numa organização da Junta de Freguesia de Esperança vai ter lugar no próximo dia 25 de Julho (domingo) um Torneio da Malha, decorrendo o mesmo Campo de Futebol pelas 09h00.
Este Torneio está inserido no nº 32 Ranking de Jogos Tradicionais, esperando a organização que o mesmo possa levar até Esperança muitos curiosos e adeptos deste jogo.

Colaboram nesta acção desportiva a Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre e Município de Arronches.

Alentejo – Arte Rupestre de Arronches foi Notícia no Correio da Manhã

Arronches foi, hoje notícia no jornal diário Correio da Manhã, com destaque para os trabalhos de arqueologia decorrer nas Pinturas Rupestres da freguesia de Esperança, dirigidos pelo Dr. Jorge Oliveira

Arronches
Arte Rupestre


A equipa de Arqueologia da Universidade de Évora vai desenvolver investigação arqueológica em Arronches, região com a maior concentração de Arte Rupestre esquemática pintada da Península Ibérica.

In: Correio da Manhã – Secção Breves- Pág. 18 – 19-07-2010
Fotos: Arronches em Notícias