
O projecto ARA - Arte Rupestre de Arronches, aprovado pelo IGESPAR, iniciou-se em 2009 com o estudo dos Abrigos dos Gaivões e Igreja do Mouros. Para este ano estão previstos trabalhos arqueológicos na Gruta do Louções e no Abrigo Pinho Monteiro. Proceder-se-á ao levantamento topográfico das grutas, localização dos painéis decorados, fotografia e decalque directo e indirecto dos pictogramas.
Para o Abrigo Pinho Monteiro estão previstas sondagens arqueológicas que podem permitir datar com precisão as fases de ocupação do local. No decurso dos trabalhos está prevista a vinda de uma equipa de Física Nuclear da Universidade da Extremadura (Badajoz) que irá analisar a composição química das pinturas. Esta mesma equipa já realizou em 2009 análises da composição química das pinturas do Abrigo dos Gaivões cujos resultados, ainda parciais, parecem sugerir que o aglutinante dos diferentes óxidos minerais que fixou as pinturas foi urina.
Paralelamente aos estudos das grutas já anteriormente conhecidas, a equipa de Arqueologia da Universidade de Évora identificou desde 2009 mais oito abrigos com pinturas rupestres estando previstas para este Verão a continuação destas prospecções. Com estes resultados pode-se já afirmar que a freguesia da Esperança, no concelho de Arronches, possui a maior concentração de arte rupestre esquemática pintada da Península Ibérica.
A equipa da Universidade de Évora conta com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e Junta de Freguesia de Esperanøa
Fonte: http://www.ueline.uevora.pt/newsDetail.asp?channelId=EE2EF76E-CCF2-47FD-96A9-8DA6A990D4BC&contentId=F89C699F-847C-450F-B9B8-08BC0F338A19
Sem comentários:
Enviar um comentário