segunda-feira, 12 de julho de 2010

Arronches – Nova Campanha de Investigação arqueológica nas pinturas rupestres

Uma equipa de Arqueologia da Universidade de Évora iniciou no passado dia 10 de Julho uma campanha de 15 dias de investigações arqueológicas nas grutas com pinturas rupestres da freguesia da Esperança, em Arronches.

O projecto ARA - Arte Rupestre de Arronches, aprovado pelo IGESPAR, iniciou-se em 2009 com o estudo dos Abrigos dos Gaivões e Igreja do Mouros. Para este ano estão previstos trabalhos arqueológicos na Gruta do Louções e no Abrigo Pinho Monteiro. Proceder-se-á ao levantamento topográfico das grutas, localização dos painéis decorados, fotografia e decalque directo e indirecto dos pictogramas.

Para o Abrigo Pinho Monteiro estão previstas sondagens arqueológicas que podem permitir datar com precisão as fases de ocupação do local. No decurso dos trabalhos está prevista a vinda de uma equipa de Física Nuclear da Universidade da Extremadura (Badajoz) que irá analisar a composição química das pinturas. Esta mesma equipa já realizou em 2009 análises da composição química das pinturas do Abrigo dos Gaivões cujos resultados, ainda parciais, parecem sugerir que o aglutinante dos diferentes óxidos minerais que fixou as pinturas foi urina.

Paralelamente aos estudos das grutas já anteriormente conhecidas, a equipa de Arqueologia da Universidade de Évora identificou desde 2009 mais oito abrigos com pinturas rupestres estando previstas para este Verão a continuação destas prospecções. Com estes resultados pode-se já afirmar que a freguesia da Esperança, no concelho de Arronches, possui a maior concentração de arte rupestre esquemática pintada da Península Ibérica.

A equipa da Universidade de Évora conta com o apoio da Câmara Municipal de Arronches e Junta de Freguesia de Esperanøa

Fonte: http://www.ueline.uevora.pt/newsDetail.asp?channelId=EE2EF76E-CCF2-47FD-96A9-8DA6A990D4BC&contentId=F89C699F-847C-450F-B9B8-08BC0F338A19

Sem comentários:

Enviar um comentário