quarta-feira, 21 de julho de 2010

Alentejo – Arronches cuidado com as multas no Centro Histórico

Nos últimos dias os Arronchenses e alguns visitantes têm sido confrontados, com cartas registadas do posto territorial de Arronches, com autuações, pelo facto de terem estacionado indevidamente em diferentes locais da vila, com especial incidência na Praça da República e Largo Serpa Pinto.

Embora não se pretenda questionar a actuação das autoridades nesta acção de repressão ao estacionamento dito desordenado, mas pelo direito que nos assiste como cidadãos, Munícipes e contribuintes perguntamos:

Antes de partir para a repressão em massa porque não seguiu o exemplo do Governador Civil de Portalegre que ainda há poucos dias numa acção louvável, passou por Arronches com algumas Forças de Segurança e Protecção Civil, sensibilizando os automobilistas no âmbito da campanha “ Para a diminuição de mortes na estrada em Tempo de Férias”.

Se por cá o exemplo de Jaime Estorninho, teve-se sido seguido com uma Campanha de sensibilização – “Primeiro Avisar de depois Multar”certamente teria dado frutos evitando a paragem de viaturas (com as inevitáveis coimas prontamente aplicadas) servindo ao mesmo tempo para mostrar à comunidade que a autoridade é amiga e não está só para passar multas". Nestas zonas da sempre super movimentada Arronches, embora a infracção possa ser apenas por alguns minutos para proceder à entrega de um documento na Câmara ou efectuar um movimento numa caixa multibanco pode acabar em multa.

Muitas destas situações no mínimo injustas e caricatas tendo em conta a pacatez de Arronches, tem origem apenas por breves minutos acontecendo devido à falta de lugares para estacionamento nestes locais, onde se situam serviços como a Câmara Municipal, Farmácia, Banco e outras Repartições Publicas como o serviço de Finanças, mas em contra partida onde abunda sinalização proibindo o estacionamento sem facultar alternativas.

Depois chega a GNR “limita-se a cumprir a lei e a agir em conformidade com o que está estipulado no código da estrada”, as probabilidades de ser multado por estacionamento indevido em Arronches ou qualquer outro lugarejo do concelho é manifestamente superior a qualquer cidade ou estancias turísticas Algarvias.

Esta foi a causa que nos levou a receber correio da GNR, "parar por escassos minutos junto à Fonte da Praça da República" (embora informação constante da notificação da GNR seja incorrecta “ O condutor estacionou o veiculo acima descrito dentro da localidade, fora do local destinado a esse efeito desrespeitando a forma indicada, existindo estacionamentos alternativos livres.” – o que não corresponde à verdade, quando paramos junto à fonte não existia qualquer lugar vago, facto que levou outro condutor supostamente também autuado a parar junto ás escadas na igreja e a dirigir-se por instantes à Câmara, entrando ambos e saindo do edifício praticamente ao mesmo tempo.
Se existia algum lugar livre na referida praça, foi por que alguma viatura abandonou o estacionamento durante esse curto espaço de tempo que entramos no edifício da Câmara.

Conhecendo o profissionalismo da maior parte dos militares da GNR que prestam serviço Posto Territorial de Arronches, embora mais não se questionando o facto da coima aplicada, que consideramos apenas ter ficado a dever-se ao facto da falta de lugres disponíveis para estacionar “ter parado no local errado à hora errada - Praça da República”, poderíamos até ter estacionado uma quantas horas em cima duma passadeira, como acontece com regularidade no Largo Serpa Pinto e não “Passar nada” foi com estranheza que fomos confrontados com o teor da informação constante da notificação.
Nunca nos passaria pela cabeça parar no centro de uma praça com lugares livres para estacionar em segurança.

Tentando indagar o porquê do excesso de zelo verificado nos últimos dias por parte das autoridades na Praça da República e Largo Serpa Pinto, nada habitual em Arronches, foi-nos referido que o problema tem origem entre a Autarquia e a GNR.
A confirmar-se não deixa de curioso, parece herança do passado.

Para quem vive em Arronches a situação para alem de incomoda ainda é tolerável, agora para quem nos visita apenas por algumas horas não deixa de ser um mau cartão de visita, Se não há lugares de estacionamento, não há pessoas a visitarem o Centro Histórico e logo não há negócio”, depois quem leva de Arronches como única recordação um postal da terra com uma multa, dificilmente volta cá, já dizia o velho sábio “Nem oito nem oitenta meus senhores”.
















20 comentários:

  1. Gostei não foram vocês que louvaram o trabalho da Gnr no noticias de Arronches durante a feira, deviam andar destraidos!

    ResponderEliminar
  2. A infracção pretensamente praticada corresponde à prevista no art. 48º nº4 do Código de Estrada, que prevê: "Dentro das localidades, a paragem e o estacionamento devem fazer-se nos locais especialmente destinados a esse efeito e pela forma indicada ou na faixa de rodagem, o mais próximo possível do respectivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da marcha." O auto, tal com está redigido é, no mínimo, caricato... Aparentemente, o Sr. foi multado porque... existiam lugares de estacionamento livres e não os usou... HILARIANTE!! A lei diz que o estacionamento deve ser feito nos lugares especialmente previstos para tal OU na faixa de rodagem (e, neste caso, deve fazê-lo o mais próximo possível do respectivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da marcha)!! Assim, se o Sr. não se encontrava num lugar de estacionamento, mas antes na faixa de rodagem, apenas comete a infracção se não estacionar o mais próximo possível do limite direito e paralelamente a este e no sentido da marcha!! O auto, tal como se encontra redigido, não contém qualquer infracção e muito menos a do art. 48º nº 4!!! Para finalizar, é possível que o Sr. tenha violado uma proibição de estacionamento... mas essas contam do art. 49º (e não foi essa a infracção subjacente ao auto)!!! Apresente defesa e, garantidamente, será arquivado o auto. Cumprimentos. R.Silva

    ResponderEliminar
  3. Que pena não se puder voltar a recuar no tempo para que a própria GNR se poder autuar a ela própria, quando estacionam por ai á balda dando bons exemplos

    ResponderEliminar
  4. Era por estas e outras semelhantes que no passado os comandantes do posto de Arronches não aqueciam o lugar.
    Pior ainda a este posto só aparece o que está por ai de sobra depois dá nisto, quem não recorda o pessoal que para aqui veio corrido da BT a curtir o desgosto e fazer das boas, dava um folhetim!!!

    ResponderEliminar
  5. Olha eu fui um deles, 3 meses de permanência desses meninos cá e 4 multas pelos queixos que até apitei. Mas compreende-se, eles vinham ressábiados!!!!

    ResponderEliminar
  6. A GNR não tem noçao das multas que passa pois certamente que as pessoas nao vão estaçionar mal vendo que a lugares vagos a 100 o 200 metros em redor logo não pode ser só multar a que pensar!

    ps: não emtendo o porque de as multas terem vindo por carta do correio pelo que mostra a fotografia,havera ai um poco de (cobardia)?

    ResponderEliminar
  7. Através de familiares que com alguma regularidade passam algum tempo na vila já me tinha apercebido da caça ao estacionamento por parte da GNR, não deixa der curioso numa terra com tão poucos habitantes. Fariam melhor serviço se zelassem pela segurança dos idosos que vivem em locais isolados, mas como habitam em locais de difícil acesso e com estradas poeirentas é mais fácil bater de popó as 20 calçadas da vila e passar umas multas.
    Outras das queixas que me referiram é o excesso de ruído e vandalismo provocado por grupos de jovens que a qualquer hora da noite sem o mínimo respeito pelo descanso dos residentes gritam pelas ruas como possessos, será que nessas alturas GNR nunca aparece, talvez por andar de carro não se apercebam do barulho.

    ResponderEliminar
  8. Do melhor com que então digno de registo foi o trabalho efectuado pela organização da feira e GNR local, com a ausência de qualquer incidente durante os 4 dias de festa.
    Pelos vistos os tipos agradeceram o elogio

    ResponderEliminar
  9. Tolerância zero apenas no horário de funcionalismo público… á noite é mais fácil encontrar uma agulha num palheiro do que a GNR em Arronches.

    ResponderEliminar
  10. E eu que pensava que o mentor deste Blog filtrava todos comentários difamatórios ! ! ! - mas estes dão jeito, não ? ? ?

    ResponderEliminar
  11. Gratos pela vossa contribuição com inúmeros comentários e sugestões dirigidos a este fórum, mais uma vez agradecemos que tenham em atenção ás regras para publicação dos mesmos ofensas, ataques pessoais ou linguagem obscena não tem cabimento, razão pela qual não foram publicados dezenas de comentários referentes a este post.
    Quanto a reclamações, denúncias e outros assuntos apenas com interesses pessoais relacionados com a actuação da GNR deverão ser remetidos ao Posto de Arronches ou Destacamento de Elvas, os contactos podem ser encontrados em qualquer lista telefónica.

    Ainda para os 3 leitores que insinuam que pretendemos estar acima da lei, recomendamos que se informem na GNR se alguma vez por lá passamos a pedir favores, embora saibamos que neste país nem todos procedem assim, reivindicamos a isenção, pois não deverá haver ninguém acima da lei, agora estamos no direito de discordar quando se alega que estacionamos indevidamente com lugares livres no local destinado ao efeito, facto que não corresponde à verdade, se tal se tivesse verificado apenas nos assistia a razão de acatar a sanção imposta e pedir desculpa à autoridade pelo abuso cometido e falta de cidadania.

    ResponderEliminar
  12. Eu sou dos que defendem as patrulhas a pé,principalmente à noite.Apanhar esses meninos mimados que fazem porcaria em vez de trabalhar e fazer com que fossem castigados eles e os pais.É verdade que o estacionamento em Arronches deixa muito a desejar,mas as pessoas também abusam e não é pouco!Largar o carro em qualquer lado para ir beber uns copos,ou para que fique à sombra...já se sabe...às vezes fecham os olhos,ás vezes não.Os carros espanhóis ao pé da Estalagem,mesmo na curva...sei que é muito chato e complicado multar estrangeiros,mas aquilo é uma vergonha,os carros de alguns funcionários do CBES mesmo em cima do cruzamento,bom...ficava aqui o dia todo!Atenção,eu não sou GNR,e há muito que passei da idade para me candidatar,mas há muita gente que abusa,e nem todos os guardas são maus.

    ResponderEliminar
  13. Amigo Emílio, mais uma vez a chamada de atenção em relação às regras!! Que regras violou o meu comentário, que referia que autuar é a parte mais fácil e encontrar os meliantes que têm destruído património Municipal já é mais difícil!!! Que regras são essas...quem ofendi...que asneira disse. que vitupério proferi!!! Caro amigo, para controlar as regras como você está a fazer é melhor simplesmente nem aceitar comentários das pessoas, que é para não termos o trabalho de estar a escrever e depois você com um fino, mas, às vezes, distorcido, crivo censório quebrar os desabafos e opiniões das pessoas.

    ResponderEliminar
  14. À cerca de 4 anos, foi feita reunião na Câmara Municipal para ordenamento do trânsito, em Arronches, estando as entidades competentes para projectarem um melhor ordenamento, tanto de estacionamento, como de vias para circular, colocação de sinais, com melhor informação aos utentes, etc... O anteroir executivo criou mais lugares para estacionamento ao longo da vila, como todos sabemos. O actual executivo deu continuidade com a colocação de sinais, espelhos, etc..., mas não chega, é necessário ter mais coragem e soluções para este problema crónico que temos em Arronches ( O Trânsito ), senão vejamos: è necessário ciar vias de um unico sentido em algumas ruas, ficam apenas 2 exemplos - Rua de Olivença, circulação no sentido ascendente em toda a rua ( entrada pelas bombas de gasolina até ao fim da rua, no sentido descendente, saída da praça no sentido das bombas de gasolina. Outro exemplo: Rua Movimento das Forças Armadas, subir só a partir do cruzamento bombeiros/ Rua 1 do Bairro João Chagas. Descida feita pela Rua 25 de Abril, ligação à Rua 1 do Bairro João Chagas, virando depois no sentido do Centro Bem Estar Social.
    Quanto aos estacionamentos, ficam 3 exemplos onde seria completamente proibido estacionar: Ao fundo da Rua 5 de Outubro, sentido rua Dr. Edmundo Curvelo, em frente ao Restaurante O Caçador, em toda as curvas. 2º exemplo, num dos sentidos da Rua João Morais, que é um autêntico CAOS circular naquela rua, parece mais uma prova de Rali. 3º exemplo, no Largo Serpa Pinto na curva colada ao Snack Bar O 14.
    Basta dar uma pequena volta pela vila para ver estes casos só para frisar alguns.
    Colocação de mais sinais de trânsito, e placas de informação de localidades vizinhas e de Instituições Públicas, na vila.
    Tal como foi feita esta actuação da GNR, deveria ser feita mais vezes, para os casos que infrinjam a Lei e para todos, não só para o pobre ( mexilhão ), mas também para doutores, agricultores, enfermeiros ou aquilo que lhe quisermos chamar. Enaqunto não houver coragem e justiça para todos, não passamos da CEPA TORTA.
    Peço no entanto desculpa pela extensão deste comentário, mas teve que ser e isto é só um pequeno resumo. Obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Ele em Arronches acontece cada coisa, agora de surpresa empancaram com essa do estacionamento, quanto ao exemplo do governador civil de Portalegre pelos vistos não lhe seguiram o exemplo, sensibilizar antes de multar poderia contribuir para a consciencialização dos automobilistas evitando futuras irregularidades praticadas no estacionamento.
    Gabo-lhe a coragem por trazer a público o abuso ou excesso de zelo, pelo referido no auto da GNR foi autuado porque lhe evocaram que existiam lugares de estacionamento ao seu dispor e não os usou, conhecendo o local em questão não acredito nessa versão, só com os veículos dos funcionários da Câmara o parque de estacionamento fica ocupado em dias laborais, em dias de missa ou actos religiosos como baptizados ou casamentos deve ser bonito.
    Cheira-me que talvez os cavalheiros não vão com a sua cara…deixo o conselho da próxima estacione no lugar reservado ao Sr. Padre ou então não vá à Câmara telefone…só mesmo em Arronches.

    ResponderEliminar
  16. Desde já os meus parabéns belo site!!!

    No entanto só queria chamar a atenção com um pequeno reparo: passe a dar menos cobertura a determinados figurantes, assim como não permita que alguns artistas da nossa praça interfiram no seu trabalho com comentários abusivos do género: depois você com um fino, mas, às vezes, distorcido, crivo censório quebrar os desabafos e opiniões das pessoas.
    Já que discordam mas metem a foice em seara alheia que se identifiquem antes de acenarem com distorcido crivo censório.
    Errar é humano… não se deixe manipular por quem em proveito próprio tem aproveitado este espaço para chegar a outros meios de comunicação social, como tenho constatado nos alertas do google …. Embora isso até agora pouco tenha afectado o desempenho e a avaliação do Arronches em Notícias!
    Parabéns, mais uma vez e continue com o belo trabalho

    Um abraço

    Vergílio Trabuco

    ResponderEliminar
  17. Publicar todos os comentários… não ocultar nada. Espero que o meu seja aceite… Ou o administrador do Blog tem medo de assumir as verdades sejam boas ou más.

    ResponderEliminar
  18. Até se compreende a razão de tanta multa com tanta gente nesse posto para tão poucos habitantes quem vai Arronches paga portagem, já me aconteceu mais que uma vez, razão tem o articulista quando diz que a possibilidade de levar com a ripa da GNR em Arronches é superior à verificada numa grande metrópole como Lisboa ou Coimbra????
    Esquecem que existem demasiados caçadores para tão pouca caça!!!
    Será que quanto a vandalismo a bitola aplicada é a mesma????
    M.C

    ResponderEliminar
  19. Inadmissível a situação agora despoletada com a aplicação de coimas por estacionamento na faixa de rodagem no sentido da marcha e o mais próximo possível do limite direito da via como parece ter sido o caso.
    Será que a nova sinalização agora repentinamente surgida já foi aprovada pela Assembleia Municipal?
    Se tal não se verificou todas as coimas aplicadas não tem qualquer legalidade.

    ResponderEliminar
  20. Deixem-se de coisas e vejam lá se tratam de arranjar um lugar de estacionamento reservado á igreja já que lhe colocaram os caixotes do lixo á porta também ficava bem uma atenção com o sr padre

    ResponderEliminar