sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alentejo – RTP divulga Arte Rupestre de Arronches

Uma equipa de reportagem da RTP deslocou-se no passado dia 23 de Julho à zona das Pinturas Rupestres da Serra do Cavaleiro, local onde decorre uma Campanha de Investigação Arqueológica dirigida pelo Prof. Jorge Oliveira da Universidade de Évora em colaboração com a Câmara Municipal de Arronches e equipa de Física Nuclear da Universidade da Extremadura (Badajoz)

No abrigo Pinho Monteiro a RTP procedeu à recolha de imagens dos trabalhos arqueológicos ali a decorrerem assim como a entrevistas com os intervenientes no mesmo e responsáveis Autárquicos.

O projecto ARA - Arte Rupestre de Arronches, aprovado pelo IGESPAR, iniciou-se em 2009 com o estudo dos Abrigos dos Gaivões e Igreja do Mouros. Decorrendo actualmente trabalhos arqueológicos na Gruta do Louções e no Abrigo Pinho Monteiro. Procedendo-se ao levantamento topográfico das grutas, localização dos painéis decorados, fotografia e decalque directo e indirecto dos pictogramas.

Com os resultados obtidos nas últimas campanhas de trabalho pode-se já afirmar que a freguesia da Esperança, no concelho de Arronches, possui a maior concentração de arte rupestre esquemática pintada da Península Ibérica.

Um património notável que devidamente aproveitado vem trazer mais visibilidade ao concelho de Arronches, sendo ao mesmo tempo uma mais valia para o sector turístico da região.


1 comentário:

  1. Pena que as 2 campanhas efectuadas pela Dr.ª Isabel Pinto na villa romana do monte da Capela com jovens de Arronches e alguns estrangeiros não tenham tido continuidade.

    ResponderEliminar