sábado, 3 de julho de 2010

As velhas Casas de Cantoneiros

É lamentável o estado em que se encontram as antigas casas de cantoneiros, alguma delas bem bonitas e até acolhedoras. A sua traça era mais ou menos padronizada em todo o Alentejo, quase todas tinham azulejos identificativos na fachada e informação das distâncias quilométricas das localidades mais próximas, que lhes conferiam uma beleza muito própria.

A Junta Autónoma das Estradas foi dissolvida, acabaram os cantoneiros, que tão bem cuidavam do seu cantão, agora a conservação das estradas é pior e, segundo se diz, até fica mais cara, as limpezas de bermas e taludes são radicais, arbustos e flores que no passado foram plantadas pelos cantoneiros para embelezar as estradas, são hoje destruídas sem qualquer pudor (veja-se a recente limpeza dos arbustos da EN 246 Portalegre/Arronches entre o Campo da Feira e S. Tiago). E as casas... como se vê na foto (Casa da recta das Algueireiras) ou estão degradadas, ou estão a saque (Casa dos Tojais) ou já foram demolidas como aconteceu com a casa de cantoneiros de Algalé.

5 comentários:

  1. A Junta Autónoma de estradas não foi dissolvida. Simplesmente tem vindo a passar para empreiteiros a manutençao das estradas.

    Porque a Junta era muito pouco eficiente na gestão de equipamentos e pessoal.

    Mas estou de acordo que se podia dar um jeito nas casas.

    Mas com que dinheiro?

    Há verba?

    Teriam que ser as Autarquias a ocupar-se do assunto!

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que as casas dos cantoneiros desempenharam o seu papel no devido tempo, o problema é que o tempo mudou, tudo na nossa vida mudou. Já não usamos a pasta medicinal couto para lavar os dentes, já não ouvimos os discos pedidos na rádio. Foi o mundo que mudou, o nosso mundo e a mudança implica progresso e o progresso exige que percamos sempre uma ou outra coisa que gostávamos. Eu gostava da antiga estrada que ligava Arronches a Portalegre, mas nos nossos tempos era insustentável continuar com uma estrada daquelas percorrida por mais de quinhentos camiões de mercadorias por dia e umas centenas largas de automóveis.
    Portanto, exceptuando uma ou outra casa de cantoneiros que possa ser recuperada para um fim específico e rentável, as outras irão desaparecer...e não, não serão as autarquias a recuperá-las porque os devaneios gastadores em obras inúteis, praticados por algumas autarquias está a chegar ao fim.
    Como dizia o outro...é a vida!

    ResponderEliminar
  3. Em termos de manutenção as bermas das estradas, estão bastante piores. A limpeza ou corte da vegetação é pouco frequente e quando o é, faz-se um corte virado para o asfalto, o que origina envio de gravilha e ervas/palhas do corte para a faixa de rodagem. Enfim, é o simplex...com alguns empresários e directores da Junta a amealharem alguns cobres...

    ResponderEliminar
  4. Há pouco tempo o jornal regional (fonte nova),noticiava a entrega da sede da ex J.A.E no distrito de Portalegre á P.S.P.Com esta mudança, a entidade responsável pela conservação de estradas,fica com poucas condições para fazer o seu trabalho.É óbvio que num futuro muito curto sejam as autarquias a cuidar desses troços de estradas.Com que verbas?Não sei!Talvez um prtocolo como as escolas!

    ResponderEliminar
  5. A exemplo dos apeadeiros e estações da CP, o mesmmo se passa com as casas dos cantoneiros. não será saudosismo como sugere um anterior comentarista. Tem a ver com as políticas seguidas pelos nossos governantes nas últimas decadas.Um derespeito grosseiro pelo nosso Património e um desprezo por tudo o que é pobre, que cheire a povo, no fundo o desprezo para quem os elegeu e lhes propocionou bons tachos.

    ResponderEliminar