sexta-feira, 30 de abril de 2010

Academia de Futebol de Arronches – Um projecto do jogador de futebol João Trindade

Finalmente "saiu da gaveta" um projecto que o jogador de futebol João Trindade, natural de Arronches, há muito ambicionava para a terra que um dia o viu nascer: Uma Academia de Futebol. Além da prática desportiva, a formação dos jovens é a grande aposta deste projecto que agora se inicia na vila alentejana, e que aguarda apenas que as inscrições sejam efectuadas para arrancar em força.

Foi no clube da terra, o Arronchense, que João Trindade começou a dar os primeiros pontapés na bola. Com 13 anos de idade quis ser jogador de futebol mas, na altura e segundo recordou, as condições não eram as melhores. O sonho não o perdeu e conseguiu vingar e, ainda hoje, é jogador de futebol. No entanto, ficaram para trás os estudos. "Deixei de estudar, não fiz mais que o 12º ano e neste momento, com 39 anos, não tenho nenhum curso", lamenta João Trindade.

Com vista a ajudar os jovens do seu concelho, nunca perdeu a esperança de, um dia, lhes dar as condições que nunca teve. Sonhou assim com a criação de uma Academia de Futebol que, por razões várias, só agora foi possível concretizar.
Considerando que, actualmente, Arronches tem um complexo desportivo com excelentes condições, João Trindade começou por nos apresentar a Academia de Futebol de Arronches que, na tarde de segunda-feira, se deu a conhecer à Comunidade Escolar do Concelho.

Realçando que a Academia irá formar crianças dos 4 aos 15 anos, João Trindade realçou que pretende também estabelecer parcerias com as escolas, na medida em que este projecto, além da prática desportiva (futebol), "vai também focar um pouco a parte de formação dos jovens como alunos". Segundo aclarou, a sua finalidade é conseguir que as crianças "tenham um acompanhamento" não só a nível desportivo, mas também escolar, uma vez que "nem todos irão ser jogadores de futebol e há que ter esta atenção com elas".
Sem esquecer que os jovens que frequentarem a Academia serão também acompanhados no seu desempenho escolar ao longo do ano, João Trindade realçou que não faltarão também as actividades culturais que, no seu entender, são também "importantes para, quando crescerem, estarem preparados para a vida".

Frisando que, para já, a Academia de Arronches será um espaço privilegiado para a formação desportiva de crianças e jovens na modalidade de futebol, João Trindade não coloca de parte outras actividades, como é o caso do atletismo. Como tal, fez questão de dizer que "estou à espera que me apareça alguém que queira também praticar esta ou outras modalidades".

Realçando o "imenso apoio" que a Câmara Municipal de Arronches tem prestado a este projecto, João Trindade vincou que na Academia de Futebol a qualidade, organização e formação serão valores primordiais e que, no final, "as crianças sairão a ganhar".

Uma Academia para todos

Agendada para o dia 15 de Maio a apresentação da Academia de Futebol de Arronches à comunidade, há a destacar que este projecto, além do apoio ao estudo e da formação desportiva na modalidade de futebol, engloba ainda a natação, férias desportivas, torneios inter-nacionais, visitas a academias de futebol e, entre muitos outros, actividades para os pais. De acordo com o seu promotor, "queremos que os pais sejam também parte integrante da Academia", na medida em que "o acompanhamento familiar é muito importante". Nesse sentido, e segundo assegurou, serão muitas as actividades que envolverão as crianças e os seus progenitores, numa tentativa de "criar uma família em todo o concelho".

Com vários projectos em carteira, "neste momento estamos só à espera que as crianças apareçam", confidenciou João Trindade, revelando que, felizmente, tem recebido vários contactos de pais e crianças interessadas em integrar a Academia. O futebolista fez ainda questão de esclarecer que as crianças de outros concelhos do Distrito de Portalegre podem integrar este projecto. "Se virem que há qualidade na nossa Academia estamos dispostos a receber jovens de outros concelhos, pois no Verão não há actividades para que eles possam passar o tempo e com a Academia actividades não vão faltar e os pais podem estar descansados, até porque queremos primar pela segurança", esclareceu.

As inscrições, gratuitas, podem ser efectuadas na recepção da Câmara Municipal de Arronches, até ao final do mês de Maio, e qualquer esclarecimento através do e-mail da academia(afarronches@hotmail.com) ou do telemóvel do mentor do projecto (939000764). Nesta matéria importa realçar que as primeiras 45 inscrições têm garantida uma viagem até à Covilhã para ver a Selecção Nacional.

Relativamente aos preços, podemos avançar que a mensalidade tem um custo de 10 euros, e inclui prémios de futebol, apoio ao estudo, natação, seguro desportivo, inscrição na Associação de Futebol de Portalegre e transporte no circuito escolar. O equipamento desportivo terá um custo de 90 euros, diluído por 18 mensalidades de cinco euros, e inclui kispo, equipamentos de estágio e de treino, fatos de treino, mochila, t-shirt e boné.

Terminadas as inscrições, João Trindade avançou que será criado um gabinete de análise "para ver se as crianças têm condições ou não para poder competir a nível federativo". Assim, "se percebermos que não têm condições, fazem os torneios de fim-de-semana e convivem", aclarou o responsável, acrescentando, no entanto, que tudo aponta que a equipa de infantis que se encontrava no Arronches e Benfica ingresse na Academia a nível federado, dado que "os miúdos estão preparados". Se os planos correrem como previsto, a primeira equipa da Academia de Futebol de Arronches (infantis) será apresentada no Torneio de São João, no próximo dia 10 de Junho.

Vincando que a Academia "não é só para os melhores, mas para todos", até porque "estamos aqui para ensinar", João Trindade está confiante no sucesso deste projecto, mas não esconde que se o resultado não for o esperado "agarro nas malas e volto para a Covilhã".

Fonte: Texto de Catarina Lopes, inserido na edição 1744 de 24 de Abril de 2010 do Jornal Fonte Nova.
Fotos: Arronches em Notícias e Fonte Nova.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Forcados de Arronches pegam em Espanha - Touros de ganadaria centenária pelo S. João em Arronches

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches actuará numa Corrida de Rejoneio este Sábado (1 de Maio 2010), em Tietar del Caudillo, na província de Cáceres...

Segundo fonte do grupo de forcados amadores de Arronches o cartel será um mano-a-mano entre os rejoneadores Oscar Rodriguez e Juan Carlos Jiménez, diante hastados da divisa do Hermanos Murillo.

De referir que este ano, o grupo capitaneado por Ricardo Nunes actuou por duas ocasiões em Espanha, uma em Atarfe e outra em Navamoral de la Mata, onde pegaram sete toiros em solitário.

***********************************************************************************

Touros de ganadaria centenária pelo S. João em Arronches

A centenária ganadaria espanhola de Aguadulce será um dos grandes atractivos da corrida de toiros organizada pela empresa Toiros & Arena, na Praça de Toiros de Arronches, no próximo dia 26 de Junho de 2010, pelas 22 horas.
Os toiros da mítica ganadaria, fundada em 1892 pelo Marquês de Villagodio com vacas de Verágua e sementais de Trespalacios, passando a partir de 1917 a ter dois sementais de Santa Coloma. A ganadaria foi comprada em 1990 por D. Isabel Núñez, acrescentando 100 vacas de Carlos Núñez, que fazem a actual procedência da ganadaria, a qual é propriedade do sevilhano D. José Maria Aristrain. Esta ganadaria é presença assídua na Real Maestranza de Sevilla e debuta em Portugal, numa corrida que decerto irá causar grande expectativa.

A Empresa adquiriu dois curros de toiros deste ferro e o que irá sair em Arronches ultrapassará em larga escala os 600kgs, sendo a maior corrida lidada no Norte Alentejo, depois da histórica corrida dos Coimbra Barbosa em Nisa no ano de 2000.
Em breve serão apresentados os toiros e o cartel, numa corrida que está já a causar grande expectativa na região, devido ao êxito que a mesma empresa teve naquela praça no ano de 2009, ao apresentar um excelente curro de toiros de José Luís Pereda..

Fonte/ toureio.com

Arronches – Loja Coop abre espaço com venda de Jornais e Revistas

Com o encerramento da Papelaria o Casão em 09 de Fevereiro de 2010, por motivos desconhecidos, Arronches ficou privada da venda de jornais e revistas, facto que gerou protestos por parte da população que inesperadamente ficou impedida de adquirir imprensa diária.

Finalmente a Loja Coop encontrou a solução que permitiu trazer de volta a venda de publicações periódicas em Arronches, a partir do próximo dia 03 de Maio, diariamente de segunda-feira a domingo, já se poderá comprar jornais e revistas em Arronches.

A loja Coop fica situada na rua Dr. Edmundo Curvelo junto à Caixa de Credito Agrícola de Arronches.

Arronchenses na Meia-Maratona de Marvão

A edição experimental da Meia-Maratona de Marvão decorreu no passado domingo dia 25 de Abril, com partida e chegada a Santo António das Areias.

Estiveram presentes dois arronchenses. João Trindade (Xaras) a correr pelo Clube Elvense Natação e que ficou em 3º lugar da geral e Emílio Paulino a correr pelo Atletismo clube de Portalegre que ficou em 4º lugar da geral, entre os 33 participantes que cortaram a meta.

Foi um momento de grande convívio com importante participação do ACP, com a presença de perto de 4 dezenas de elementos entre atletas e caminheiros. Apesar da dureza do percurso assistiu-se uma excelente manhã desportiva organizada pelo Núcleo de Maratonistas de Marvão.
Foto/ACP

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Notícias de Arronches - última edição

Destaques da última edição do jornal Notícias de Arronches - nº 87 de Abril de 2010

Estas e outras notícias podem ser lidas nesta publicação mensal independente distribuída em cinco concelhos do distrito de Portalegre e raia espanhola.

Clicar sobre a imagem para ampliar

FIAPE - Feira Internacional de Agro-Pecuária de Estremoz


A FIAPE que hoje abriu as suas portas e vai de decorrer até ao próximo domingo dia 2 de Maio, é uma das Feiras mais conceituadas do Alentejo. O objectivo deste certame passa pelo desenvolvimento económico e promoção turística, não só do Concelho de Estremoz mas também de todo o Alentejo.

As diferentes actuações musicais, são sempre uma mais valia para esta feira. Este ano, o leque de artistas é o seguinte: dia 28 de Abril (4ª Feira) - Dia de Estremoz - conta com Grupos de Dança e Folclore; dia 29 (5ª Feira) é Rita Guerra quem sobe ao palco; dia 30 (6ª Feira) é a vez de o Projecto Amália Hoje; dia 1 de Maio (Sábado) o espectáculo IdoloMania traz ao Concelho os dez finalistas dos Ídolos; e no dia 2 (Domingo), o certame termina com o espectáculo de David Fonseca. Os espectáculos iniciam-se por volta das 22h30, à excepção do primeiro, onde os grupos de dança e folclore sobem ao palco às 21h30. A entrada tem o valor de 2€ em todos os espectáculos, excepto no Dia de Estremoz, cujo bilhete de entrada terá o custo de 1€. Se optar por comprar o Passe para 5 dias, o custo será de 7€.

Programa da FIAPE 2010

DIA 28 DE ABRIL (QUARTA- FEIRA) - DIA DE ESTREMOZ

08h30 – Estafeta Nacional da Pobreza e Exclusão: Eu Passo! Percurso Estremoz -
Portalegre, partida em frente à CME.

10h00 – Abertura da feira.

16h00 – Inauguração oficial da feira com a presença de Sua Excelência, o Ministro da
Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Professor Doutor António Serrano, no auditório do Pavilhão A.

– Entrega dos prémios do XV Concurso da Cozinha Alentejana.

- Visita à Feira.

21h30 - DIA DE ESTREMOZ:
Palco Principal. Ranchos Folclóricos: “AS AZEITONEIRAS” de São Bento do Cortiço, “ROSAS DE MAIO” de Veiros, “A CONVENÇÃO” de Evoramonte, Grupos de dança: “ESCOLA DE BALLET” do Orfeão Tomaz Alcaide de Estremooz, “RENASCER” de Arcos, “GINARTE” de Estremoz,“DANCE 4FUN“ de Estremoz.

21h00 3h00 – ESPAÇO JOVEM – Discoteca e Bares.

DIA 29 DE ABRIL (QUINTA- FEIRA) - DIA DO ARTESÃO

10h00 – XII Concurso Merino Preto, no Pavilhão C.

11h00 – Concurso Merino Branco, no Pavilhão C.

12h00 – Abertura da Feira.

15h00 – Colóquio "O Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal:
Processo de obtenção das respectivas cartas" - Dr. Fernando Gaspar (IEFP/PPART - Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais), no auditório -Pavilhão A.

-Colóquio "Fiscalidade e Segurança Social no Artesanato - algumas questões práticas” - Dr. Fernando Tomás (IEFP/PPART – Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais), no auditório do Pavilhão A.


– Entrega dos diplomas aos artesãos participantes na XXVIII Feira de Artesanato.


22h30 – RITA GUERRA, no Palco Principal.

21h00 3h00 – ESPAÇO JOVEM – Discoteca e Bares.


DIA 30 DE ABRIL (SEXTA- FEIRA)


10h00 – Concurso Bovino Charolês, no Pavilhão C.

12h00 – Abertura da Feira.

14h00 – Entrega de Prémios Concurso Bovino Charolês, no Pavilhão C.

14h00 18h00 – DECORAÇÃO DE UMA PEÇA DE BARRO - actividade desenvolvida pelo Serviço Educativo do Museu Municipal de Estremoz, na Tenda de Artesanato.

14h30 – Concurso Preto Precoce Português, no Pavilhão C.

15h00 – Colóquio Técnico “Boas Práticas Agrícolas”, no Auditório do Pavilhão A.

18h00 – Colóquio Técnico “Alimentação Animal”, no Auditório do Pavilhão A.

19h00 – Arruada pela Feira – Banda da Sociedade Filarmónica “Veirense”.

19h00 – Entrega de Prémios Preto Precoce Português, no Pavilhão C.

22h30 – AMÁLIA HOJE, no Palco Principal.

18h00 5h00 – ESPAÇO JOVEM – Discoteca e Bares.

DIA 1 DE MAIO (SÁBADO) - DIA DO AGRICULTOR

09h30 – Jogo de Futebol (Infantis B) – C.F.E. vs Lusitano Évora, no Estádio Municipal.

10h00 – Concurso de Ovinos da Raça Ile de France, no Pavilhão C.

11h00 – Abertura da Feira.

11h00 – Jogo de Futebol (Escolas A) – C.F.E. vs Afeiteira, no Estádio Municipal.

13h00 – Entrega de Prémios Concurso Merino Preto e Merino Branco, no Pavilhão C

14h00 18h00 – PINTURA DE UM BONECO DE ESTREMOZ, na Tenda de Artesanato - actividade desenvolvida pelo Serviço Educativo do Museu Municipal de Estremoz.


15h00 – Jogo de Hóquei em Patins (Infantis) – C.F.E. vs C.D. Paço de Arcos, no Pavilhão Desportivo Municipal.

11h00 – Jogo de Futebol (Seniores INATEL) – A.D.S. São Domingos vs A.C.R.D. Casa Branca, no Estádio Municipal.

18h00 – Arruada pela Feira - Banda da Sociedade Filarmónica “Luzitana”.


15h00 – Jogo de Hóquei em Patins (Séniores) – C.F.E. vs H.S. Santiago, no Pavilhão Desportivo Municipal.

20h00 – Entrega de Prémios Concurso de Ovinos da Raça IIle de France, no Pavilhão C.

22h30 – IDOLOMANIA (10 finalistas dos Ídolos), com apresentação de João Manzarra, no Palco Principal.

16h00 5h00 – ESPAÇO JOVEM – Discoteca e Bares.


DIA 2 DE MAIO (DOMINGO) - DIA DE ZAFRA


09h00 – XV Passeio de Cicloturismo de Estremoz - Partida frente à Câmara Municipal de Estremoz e chegada à FIAPE às 12h30 - Organização: Grupo do Pedal de Estremoz.

09h00 – Passeio a Cavalo - Partida junto à FIAPE (parque do mercado) e chegada às12h30 - Organização: Tertúlia Tauromáquica Estremocense.

10h00 – Aula de Fitness (Danças de Salão), no Pavilhão Desportivo Municipal.

10h00 – II Torneio de Futebol 7 Veteranos – São Domingos de Ana Loura, no Estádio Municipal.

11h00 – Abertura da Feira.

12h00 – Jogo de Hóquei em Patins (Escolas) – C.F.E. vs Vasco da Gama, no Pavilhão
Desportivo Municipal.

12h00 – Recepção às entidades espanholas.

12h15 – Hastear das Bandeiras de Portugal, Espanha, Estremoz e Zafra -Hinos de Portugal, Espanha e de Estremoz, pela Banda da Sociedade Filarmónica “União”

14h00 18h00 – CONSTRUÇÃO DE UM TARRO DE CORTIÇA na Tenda de Artesanato - actividade desenvolvida pelo Serviço Educativo do Museu Municipal de Estremoz

15h00 - Demonstração de Tosquia, no Pavilhão C

15h00 – Jogo de Hóquei em Patins (Benjamins) – C.F.E. vs Externato de São Filipe, no Pavilhão Desportivo Municipal.

16h00 – Actuação do Grupo Folclórico “Aires Nuevos”, Extremadura – Espanha, no
Auditório do Pavilhão A.

16h00 – Jogo de Hóquei em Patins (Benjamins) – C.F.E. vs F.C. Castrense, no Pavilhão
Desportivo Municipal.

17h00 – Jogo de Hóquei em Patins (Benjamins) – Externato de São Filipe vs F.C.
Castrense, no Pavilhão Desportivo Municipal.

18h00 – Arruada pela feira – Banda da Sociedade Filarmónica “União”

22h30 – DAVID FONSECA, no Palco Principal.

21h00 2h00 – ESPAÇO JOVEM – Discoteca e Bares.

EB 2,3 de Arronches venceu 1.º Prémio Distrital da 7.ª edição do Concurso "Escola Alerta"

Segundo nota de informativa veiculada pelo Governo Civil de Portalegre hoje, dia 28 de Abril, teve lugar no Auditório do Centro Cultural de Arronches, pelas 15 horas, a cerimónia de entrega de Prémios e Diplomas Distritais, no âmbito do Concurso “Escola Alerta” 2009-2010.

A escolha do Júri Distrital do Governo Civil de Portalegre recaiu por unanimidade no Trabalho com o título “Abre os Olhos ao que o Mundo não quer ver…”, da autoria dos alunos do 8º Ano, Turma B, da Escola Nossa Senhora da Luz de Arronches.

Os critérios de selecção do Júri foram os seguintes: criatividade, inovação, mensagem (o impacto da mesma) e a dinâmica do trabalho (se eram trabalhos virados só para a comunidade escolar, ou se tinham a vertente de servir de “alerta” ás entidades competentes no sentido da resolução dos problemas identificados.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Tertúlia – A Reforma Agrária em Arronches – 35 anos depois

Assinalando o 120º aniversário do 1º de Maio a USNA/CGTP-IN vai levar a efeito “Conversas de Maio”“ Tertúlia a Reforma Agrária em Arronches – 35 anos depois” , a ter lugar no próximo dia 2 de Maio pelas 15h00 no Auditório do Centro de Educação Ambiental de Arronches.

Nesta tertúlia vão intervir os oradores, Coronel Matos Serra - Militar de Abril; Dr. Joaquim Brandão – Advogado (ex advogado das Cooperativas Agrícolas); Engº Joaquim M. Nunes – Dirigente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura; Dr. Diogo Júlio Serra – Dirigente da CGTP – Intersindical Nacional (ex-trabalhador da UCP Companheiro Vasco – Arronches.
Testemunhos dos construtores locais da Reforma Agrária.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Alentejo - Barragem do Caia - poluída por cianobactérias

Uma mancha de algas, de cor azul e um cheiro intenso, que as autoridades acreditam ser tóxica, foi detectada esta manhã na barragem do Caia, no perímetro do concelho de Campo Maior, junto ao parque de campismo.

A mancha foi detectada pelos elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Elvas.

Em declarações á Rádio Elvas, António Paula Campos, delegado de Saúde do concelho de Campo Maior disse que as autoridades suspeitam que se trata de uma substância tóxica.

"Estamos em crer que se trata de uma cianobactéria. Uma alga tóxica que aparece em algumas barragens de água parada”.

Ainda segundo o Delegado de Saúde a presença desta substância "provoca uma cor azulada na água atribuindo-lhe um cheiro a ranço".

Do local já foram retiradas amostras que foram encaminhadas para o Laboratório Nacional de Saúde Pública. O resultado das mesmas deverá ser conhecido no prazo de uma semana.

A autarquia de Campo Maior emitiu um alerta à população daquele concelho, no qual "interdita a prática da pesca e banhos” nas águas da barragem.

“Este fenómeno é prejudicial para a saúde humana mas também para animais e plantas. Pode provocar vários problemas de saúde, nomeadamente problemas de pele e respiratórios, por isso não são aconselháveis os banhos ou quaisquer práticas aquáticas neste momento. Deve evitar-se que os animais se aproximem da barragem para beber água”, aconselha a técnica ambiental.

A barragem do Caia assegura o abastecimento público aos concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Paula Campos afasta, para já, qualquer cenário de alarmismo e impacto na saúde pública.

"É uma situação temporária e normal nas albufeiras com características como a do Caia, com água rica em nutrientes agrícolas e parada. Agora devido às mudanças climáticas, nomeadamente o aumento de temperatura, as algas vieram à superfície”, explicou.

A autarquia de Campo Maior vai emitir um aviso às Câmaras de Elvas e Arronches, também abrangidas pelas águas da barragem.

Fonte/ Rádio Elvas
Foto/ Município de Campo Maior

domingo, 25 de abril de 2010

Arronches assinalou os 36 anos da revolução dos cravos

Arronches assinalou hoje o 36.º aniversário do 25 de Abril, que este ano decorreu de 24 a 25 de Abril. As comemorações iniciaram-se na tarde de dia 24 com os Jogos do Norte Alentejanos – Futebol 7 Veteranos no Estádio Municipal de Arronches.

Pelas 00h00 como habitualmente foram lançados 25 morteiros em Arronches, Esperança e Mosteiros.

Hoje as comemorações iniciaram-se pelas 09h30 horas com o Içar da Bandeira nos Paços do Concelho e Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Alegretense.

Na parte da tarde pelas 15h30 no Jardim do Fosso teve lugar uma demonstração da prática de minigolfe.

Ainda no jardim do Fosso decorreu uma tarde musical com as actuações do Grupo das Pedrinhas e Rancho Folclórico de Arronches.

O Filme “Os Capitães de Abril”, projectado no Auditório do Centro Cultural de Arronches encerrou as comemorações do 36.º Aniversário do 25 da Revolução dos Cravos em Arronches.

Revolução dos Cravos / 25 de Abril

Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de Estado militar que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos e sociais que se lhe seguiram, até à aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.
O regime que vigorava em Portugal desde 1933, desgastado cedia, de um dia para o outro, à revolta das forças armadas, lideradas por jovens oficiais.

O levantamento, usualmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 por oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial.

Com a revolução de 25 de Abril de 1974, Portugal iniciou o caminho da liberdade e da democracia e abandonando a ideia do império com a libertação das colónias portuguesas em África.
































































Arronches cerimónia da preparação da catequese

Como vem sendo habitual, realizou-se a cerimónia da Catequese na Paróquia de Nossa senhora da Assunção. Esta cerimónia assinalou a passagem de mais uma etapa de crescimento da Fé das nossas crianças da comunidade arronchense.

A mesma teve lugar hoje dia 25 de Abril, no decorrer da missa celebrada na matriz pelo Pároco Fernando Farinha, com as 10 crianças que frequentaram o 1 ano de catequese a receberem o Pai-Nosso das mãos das suas catequistas, a irmã Celeste Lopes e D. Dulcina Santos.

No final as crianças fizeram a oferta de uma flor a Nossa Senhora, foi uma Celebração simples, mas carregada de significado para todas elas, na sua primeira festa da preparação da catequese.



sábado, 24 de abril de 2010

Arronches – Jogos do Norte Alentejano – Futebol 7 Veteranos

Integrados nas comemorações do 25 de Abril decorreram hoje sábado dia 24 de Abril em Arronches os Jogos do Norte Alentejano – Futebol 7 Veteranos.
Os jogos iniciaram-se ás 15h00 no Estádio Municipal de Arronches.

Deixamos as classificações finais dos Grupos A e B – Arronches JNA/2010

Grupo A

1- Fronteira – 7 Pontos
2- Nisa – 7 Pontos
3- Avis – 5 Pontos
4- Sousel – 4 Pontos
5 – Elvas – 4 Pontos

Grupo B

1- Portalegre – 12 Pontos
2- Arronches – 9 Pontos
3- Monforte – 4 Pontos
4- Castelo de Vide - 3 Pontos
5- Crato – 1 Ponto

















Esperança encerrou em festa a época desportiva 2009-2010

A equipa de futebol da Associação Desportiva e Cultural de Esperança, terminou a época desportiva 2009 /2010 com um excelente resultado, durante todo o campeonato a equipa lutou com garra pelo título no distrital da 1ªdivisão da Associação de Futebol de Portalegre, mas na final a sorte acabou por sorrir ao Alter no jogo realizada em 28 de Março de 2010, no Campo Eduardo Sousa Lima, nos Assentos em Portalegre, com o resultado de 2 bolas 1.

De forma a assinalar o encerramento da época desportiva 2009/2010 a Direcção da Associação Desportiva e Cultural de Esperança reuniu hoje dia 24 de Abril, num almoço convívio jogadores e colaboradores do Esperança.

O almoço teve lugar pelas 13h00 no Centro Cultural de Esperança, assistindo ao mesmo para além do plantel do Esperança, a senhora Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Eng. Fermelinda Carvalho, Vereador da Cultura e Desporto, Dr. José Bigares, Presidente da Junta de Freguesia de Esperança, Advogado Juscelino Pires, assim como outras entidades convidadas.

No decorrer do Almoço que primou pela alegria e boa disposição, foram efectuadas diversas intervenções como a do Presidente da Direcção, Joaquim Parreiras, que em nome de toda a equipa agradeceu o empenhamento de todos os envolvidos neste projecto, o qual que permitiu terem alcançado um bom resultado no passado campeonato, aproveitando ainda para agradecer o apoio prestado pela Câmara Municipal de Arronches e Junta de Freguesia de Esperança.

Por sua vez a Senhora Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho no decorrer da sua intervenção referiu que era com imensa satisfação que participava neste convívio, manifestando ainda que na medida do possível a Associação Desportiva e Cultural de Esperança poderia contar com o apoio da autarquia.

O convívio terminou com a cerimónia de entrega de troféus a todo o plantel do Esperança.
















































Espectáculo Taurino cancelado em S. Vicente e Ventosa

Segundo notícia avançada pelo Blogue oficial do semanário taurino "Farpas" - o jornal da Festa Brava, o agora empresário e antigo forcado Paulo Graça, alegando motivos de saúde, cancelou o espectáculo taurino que anunciara para o próximo domingo, 25 de Abril, em S. Vicente e Ventosa (Elvas), onde participariam os cavaleiros Filipe Vinhais, Tiago Lucas, Sofia Almeida e Cláudia Almeida, bem como os novilheiros Francisco Serra e Vicente Forense e ainda os grupos de forcados de Arronches e Monforte.

Este espectáculo estivera agendado para o passado mês de Março, acabando na altura por ser também cancelado devido ao mau tempo.

Pode que à terceira seja de vez e lá se consiga realizar este atribulado espectáculo taurino em S. Vicente.

Em Arronches o cancelamento do espectáculo deixou decepcionados os muitos apoiantes do grupo de Forcados de Arronches que no próximo domingo dia 25 de Abril se preparavam para assistir a estas variedades taurinas.

Fonte: Blogue oficial do semanário taurino "Farpas" - o jornal da Festa Brava

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Portalegre – Lançamento do livro “Formação de Professores em Tempos de Abril”

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Portalegre inserida nas comemorações do Dia 25 de Abril, terá lugar a apresentação do livro “Formação de Professores em Tempos de Abril”, da autoria do Prof. Mário Freire, com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre.

O lançamento do livro terá lugar pelas 16h15 do dia 25 de Abril no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre, sitas no Largo da Sé.
A apresentação desta obra do Prof. Mário Freire vai estar a cargo do Prof. Doutor António Teodoro, Inspector-Chefe do Ensino Primário em 1974 e 1975.

Encontro com jovens Shalom de Arronches

No fim-de-semana de 10 e 11 de Abril, 6 jovens do movimento Shalom partiram de Castelo Branco tendo como destino Marvão, onde coordenaram um encontro de jovens da vila de Arronches.

O grande desafio desse fim-de-semana era mostrar a estes 11 jovens arronchenses o que é pertencer a um grupo de jovens cristãos, de que modo aquilo que fazemos é útil na sociedade e como fazer a diferença. Vários foram os trabalhos realizados neste sentido, ao qual todos responderam com entusiasmo e empenho.

Os dias primaveris que se fizeram sentir foram sem dúvida um grande aliado para o sucesso do encontro, havendo momentos de reflexão, mas também de muita descontracção e divertimento. Durante estes 2 dias a partilha, a oração, o convívio e a contemplação das belíssimas paisagens da serra de S. Mamede, foram os ingredientes principais, não sendo, por isso, postos de parte.

Não descurando o objectivo deste encontro – conhecer a realidade destes jovens e da sua paróquia – a motivação e reflexão imperaram. Foram trocadas experiências, sorrisos, gestos, demarcando a amizade e inter-ajuda, foi este o lema do encontro.
Com esta acção poder-se-á dizer que a primeira pedra foi lançada, rejuvenescer a paróquia de Arronches depende apenas da aceitação do desafio proposto aos jovens.

O Movimento Encontro de Jovens Shalom tenta agora em Arronches dar os primeiros paços, com a ajuda do Padre. Fernando Farinha, a motivar estes jovens a continuarem o trabalho e projecto do Cristo.


Shalom o que é?

Shalom é uma palavra hebraica que significa, entre muitas outras coisas, PAZ! Este significado é importante para saber o porquê da utilização desta palavra pelos jovens que tornaram possível o sonho de outro jovem na altura seminarista, Luís Carlos.
Tudo começou em Angola no início dos anos 60. Angola era um país marcado pela guerra colonial onde os jovens ansiavam pela PAZ e tinham vontade de ser Igreja!
De repente algo no seio da Igreja Católica abria horizontes e dava esperança a esses jovens! Era o Concílio Vaticano II. Estes jovens sentiram então o apoio da Igreja para revolucionarem e rejuvenescerem a forma de SER Igreja e de fazer Jesus Cristo vivo!

Com a queda da Ditadura em Portugal e o fim da Guerra Colonial, estes jovens viram-se obrigados a partir para que este sonho Shalom não morresse. Então com Jesus Cristo no coração e o lema “Evangelizar os jovens pelos jovens” a ecoar pela cabeça, os jovens partiram e plantaram a semente de um Cristo irmão, de um Cristo jovem em Portugal e no Brasil!

Em Portugal os jovens espalharam-se por Lisboa, Braga, Santarém, Aveiro e Viseu onde se realizaram dezassete Encontros Iniciais. Já no Brasil e por intermédio dos Padres da Comunidade Shalom, o Movimento é acolhido pelos Bispos do Ceará, no Nordeste brasileiro.
Tudo começa a ter o seu lugar, em muitos lugares...
Já em 1983, D. Aloísio Lordscheider reconhece em Fortaleza a Comunidade fundada pelo Pe. Luís Carlos como uma Sociedade de Vida Apostólica. Nasce então (oficialmente) a Comunidade Shalom!

Entretanto em Portugal em 1991 surge a Associação Amigos Shalom com o objectivo de proporcionar a partilha de experiências com as suas vidas, quer profissional quer pessoal, estabilizadas, bem como um apoio económico ao Movimento e à Comunidade.
Mais tarde, em Agosto de 1997, nasce em Fortaleza no Brasil a Comunidade Shalom Feminina! São mulheres que se sentiram chamadas por Cristo e que dedicam a sua vida ao serviço da Igreja e acima de tudo dos jovens!

Fonte/ Foto
http:/www.shalom.pt



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Junta de Freguesia de Assunção promove rastreios de colesterol e tensão arterial

A Junta de Freguesia de Assunção realizou um rastreio de colesterol e tensão arterial, no passado dia 21 Abril, no qual participaram 50 pessoas.

Estando agendada já para o próximo dia 28 (4ª feira), um novo Rastreio que terá lugar nas instalações da Junta entre as 14h00 e as 16h00.

A iniciativa pretende alertar a população para a necessidade dos cuidados a ter com o coração, através da adopção de estilos de vida saudáveis, com particular destaque para a prevenção cardiovascular e divulgação de medidas que reduzam os factores de risco.

Esta acção é organizada pela Junta de Freguesia de Assunção com a colaboração de Centro de Saúde de Arronches.














Masters Portalegre 2010 – Torneio de Arronches

Masters Portalegre 2010 – Torneio de Arronches

Campo de Ténis de Arronches 8/9 Maio

Mais informação no cartaz em anexo.


Clicar no cartaz para ampliar
(Click image to enlarge)

5ª Maratona de BTT "Cidade de Estremoz" 2010

A 5ª Maratona de BTT Cidade de Estremoz, decorreu no passado dia 18 de Abril de 2010.

Este ano o evento contou para além da maratona e meia maratona, com um passeio familiar guiado de 25km, actividades para toda a família junto do lugar de meta, nomeadamente com insufláveis, mini circuito de bicicletas, jogos tradicionais e aulas abertas de modalidades diversas.

A secção de BTT-CCA esteve presente na 5ª Maratona "Cidade de Estremoz", que decorreu nos trilhos da Serra d’Ossa, com a presença de 6 atletas arronchenses que com completaram os 50 km.

Um percurso difícil com cerca de 1300 Metros de acumulado e desnível, com duas subidas, uma para o Castelo de Évoramonte com cerca de 6 km e a outra para o Castelo de Estremoz com 4 km. O restante percurso foi um sobe e desce constante, com a muita lama existente devido às chuvas dos dias anteriores a transformar o percurso num circuito duro e exigente.

Um evento organizado pelo Clube Ciclomontanha de Estremoz, Sobe e Desce Team Estremoz e com a colaboração da Associação Rota d'Ossa.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Portalegre - Maratona BTT SportZone

No próximo dia 1 de Maio, Portalegre vai acolher largas centenas de cicloturistas e muito publico que vem assistir a 9º Edição do Portalegre BTT SportZone.

Trata-se de uma das provas de BTT mais emblemáticas da região do Alentejo e que, ano após ano, tem conquistado a atenção e a participação de biker’s de todo o país e até do estrangeiro.

À semelhança do que vem acontecendo nas últimas edições, a prova vai voltar a trazer milhares e milhares de pessoas à cidade de Portalegre, colocando-a no mapa do desporto e do turismo nacional.

Na mesma participam vários arronchenses, como se pode constatar em
www.asespedal.net , na secção Maratonas.

Do percurso fazem parte magníficos trilhos distribuídos ao longo de todo o Parque Natural da Serra de São Mamede.

Dentro da próxima semana, julgamos que estarão disponíveis os horários de passagem, assim como o percurso da maratona que, (normalmente passa junto aos Mosteiros), logo tenhamos mapa do percurso publicamos aqui.

Foto/ Net/uzultras

Programa - Horários

Sexta-feira 30 Abril 2010

20h00 Abertura do Secretariado 23h00 - Encerramento do Secretariado Sábado

01 Maio 2010

07h00 Abertura do Secretariado

07h00 Abertura do Controlo "Km O"

08h45 Encerramento do Secretariado

09h00 Partida do Portalegre BTT SportZone

11h00 Reabertura do Secretariado no local da Meta

11h30 Chegada prevista do 1º atleta da Meia

13h30 Chegada prevista do 1º atleta dos 100 Kms

14h00 Inicio das refeições no Pavilhão Nerpor

15h30 Encerramento do Controlo Intermédio

19h00 Encerramento do Controlo de Meta

Distâncias, altitudes e subidas acumuladas

Maratona

Altitude mínima - 341 mts
Altitude máxima - 920 mts
Acumulado de subidas - 2400 mts
Distância - 100 Kms

Meia Maratona

Altitude mínima - 341 mts
Altitude máxima - 920 mts
Acumulado subidas -1400 mts
Distância 54 Kms

Autarquia de Arronches comemora o 25 de Abril

O concelho de Arronches vai ser no próximo fim de semana, nos dia 24 e 25 de Abril, palco das Comemorações do 25 de Abril. Esta é uma iniciativa de índole cultural, com a qual a Câmara Municipal pretende assinalar o 36.º Aniversário do chamado “Dia da Liberdade”.

Deixamos o Programa com actividades a realizar no concelho de Arronches.

Clicar no cartaz para ampliar
(Click image to enlarge)

Arronches na Imprensa Regional




Alto Alentejo nº 175 de 21de Abril de 2010.

Clicar na imagem para ampliar a capa.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ciclo Brevet Internacional 27ª Edição - Caldas da Rainha/La Codosera (Espanha)

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e os Utilizadores de Bicicleta, “O Sporting Clube das Caldas”, sob a batuta do Mário Lino, levam para a estrada nos próximos dias 8 e 9 de Maio, a clássica internacional mais antiga do Cicloturismo Nacional, a tão conhecida Caldas/Badajoz. Este ano ligando as Caldas da Rainha a La Codosera, com entrada em Espanha pela fronteira do Marco em Arronches, local onde terminou o ano passado (Piscinas Naturales do Rio Gévora), num local de grande beleza paisagística.

Como vem acontecendo em edições anteriores, os participantes podem jantar nas Caldas, uma oferta da Câmara Municipal, sendo necessário confirmar participação até dia 30 de Abril, tanto do jantar como da participação no evento.

Informações e inscrições: Telefone:
213 159 648 - Fax: 213 561 253

E-mail:
fpcub@fpcub.pt


Programa: Ciclo Brevet Internacional 27ª Edição

1º Dia: (roda livre)

Manhã:
. Caldas da Rainha (largo da feira)
. Rio Maior
. Santarém (p/estação)
. Alpiarça
. Chamusca
. Tramagal
. Rossio ao Sul do Tejo
. Gavião (paragem almoço)
Tarde:
. Comenda
. Alpalhão
. Castelo de Vide

2º Dia: (roda livre até Esperança)

. Castelo de Vide
. Portalegre
. Arronches
. Esperança (para fronteira do Marco)

. La Codosera (Espanha entrada pelotão)

E.B. 1 de Esperança – Um Dia com o escritor Quim Ferreira

No Concelho de Arronches, a Escola E.B.1 de Esperança, adoptou para o presente ano lectivo 2009/2010 diversas actividades na Área de Projecto com temas ligados a estudo e defesa da natureza, na qual se incluiu uma visita de estuda às Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões e outras acções ainda a decorrer.

Inserido neste projecto estão a ser trabalhadas pelos alunos algumas “Fábulas Naturais do Tio Quim”, escritas por Quim Ferreira., tais como “O morcego esquecido” ou “Em busca da Cortiça perdida”, foi nesse âmbito que hoje dia 20 de Abril se realizou a actividade “Um Dia com… Quim Ferreira”, com o escritor a apresentar aos alunos da E.B. 1 de Esperança o livro de banda desenhada “Pelos Trilhos de S. Mamede”.

Após a apresentação deste livro com fábulas naturais da área do Parque Natural da Serra de S. Mamede, os alunos tiveram oportunidade colocar diversas questões ao escritor que os elucidou para a importância de preservarem a fauna e flora do Parque Natural, no qual a Escola de Esperança está inserida.

Participam nas actividades da área de projecto da EB 1 de Esperança 22 alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano, assim como os 3 professores e auxiliares desta escola.

O QUE É A ÁREA DE PROJECTO?

“Área curricular não disciplinar que visa a concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos”.


Quim Ferreira – O autor que hoje visitou a Escola

Nasceu em Moçambique na cidade de Lourenço Marques (Actual Maputo), a 5 de Agosto de 1968, licenciou-se em ensino na Escola Superior de Educação de Portalegre, exercendo actualmente a sua profissão como professor de Educação Visual e Tecnológica.
Sócio da associação ecologista Quercus, concebe materiais pedagógicos para educação ambiental, sendo de destacar as seguintes obras de banda desenhada:

*"O Mel e o Castanheiro" (1991)
*"O Fulvinho" (Co-autor, 1991)
*"Os animais do Palácio de Cristal" (colecção, 1993)
*"Passa-se algo no Gerês..." (1995)
* Planeta Frágil – Uma aventura na Terra – Edição do Instituto de Promoção Ambiental.
* Pelos Trilhos de S. Mamede.
- Entre outras obras publicadas pelo autor alusivas à temática ambiental.
Com o álbum "O Fulvinho" foi premiado com 1º Lugar no concurso de Educação Ambiental da II Semana do Ambiente AVS - Alcanena 1991.
Prémio Nacional "O Ambiente na Literatura Infantil".
Prémio Quercus "Artes e Letras" - 1992

Convicto que a Educação Ambiental é a "arma" mais eficaz na luta pela conservação do Ambiente, procura através das suas obras, sensibilizar as mentalidades dos "Homens do Amanhã", na preservação de um património que é de todos.
























































segunda-feira, 19 de abril de 2010

Academia de Futebol Arronches

A futura Academia de Futebol de Arronches foi esta tarde de segunda-feira dia 19 de Abril, apresentada à Comunidade Escolar do Concelho de Arronches, pelas 15h30 no Auditório do Centro Cultural de Arronches.

O futebolista arronchense Rocha no decorrer da apresentação desde projecto referiu que o mesmo vai ser um espaço privilegiado para a formação desportiva de crianças e jovens na modalidade de Futebol, Natação, Apoio ao Estudo, Férias Desportivas, Torneios Internacionais e muito mais.

Deixamos algumas imagens desta cerimónia.