segunda-feira, 26 de abril de 2010

Alentejo - Barragem do Caia - poluída por cianobactérias

Uma mancha de algas, de cor azul e um cheiro intenso, que as autoridades acreditam ser tóxica, foi detectada esta manhã na barragem do Caia, no perímetro do concelho de Campo Maior, junto ao parque de campismo.

A mancha foi detectada pelos elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Elvas.

Em declarações á Rádio Elvas, António Paula Campos, delegado de Saúde do concelho de Campo Maior disse que as autoridades suspeitam que se trata de uma substância tóxica.

"Estamos em crer que se trata de uma cianobactéria. Uma alga tóxica que aparece em algumas barragens de água parada”.

Ainda segundo o Delegado de Saúde a presença desta substância "provoca uma cor azulada na água atribuindo-lhe um cheiro a ranço".

Do local já foram retiradas amostras que foram encaminhadas para o Laboratório Nacional de Saúde Pública. O resultado das mesmas deverá ser conhecido no prazo de uma semana.

A autarquia de Campo Maior emitiu um alerta à população daquele concelho, no qual "interdita a prática da pesca e banhos” nas águas da barragem.

“Este fenómeno é prejudicial para a saúde humana mas também para animais e plantas. Pode provocar vários problemas de saúde, nomeadamente problemas de pele e respiratórios, por isso não são aconselháveis os banhos ou quaisquer práticas aquáticas neste momento. Deve evitar-se que os animais se aproximem da barragem para beber água”, aconselha a técnica ambiental.

A barragem do Caia assegura o abastecimento público aos concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

Paula Campos afasta, para já, qualquer cenário de alarmismo e impacto na saúde pública.

"É uma situação temporária e normal nas albufeiras com características como a do Caia, com água rica em nutrientes agrícolas e parada. Agora devido às mudanças climáticas, nomeadamente o aumento de temperatura, as algas vieram à superfície”, explicou.

A autarquia de Campo Maior vai emitir um aviso às Câmaras de Elvas e Arronches, também abrangidas pelas águas da barragem.

Fonte/ Rádio Elvas
Foto/ Município de Campo Maior

2 comentários:

  1. O senhor António Paula Campos é que tem os livros, mas eu apostaria que se trata de uma situação normal em albufeiras com toneladas de bosta de vaca no seu interior. Oxalá que a mancha alastre por toda a albufeira e que persista por muito tempo, pois só assim poderemos sonhar que os irresponsáveis com competências na matéria cumpram as suas obrigações. Caso contrário, o episódio servirá apenas para virem para a comunicação social mostrar-se muito entendidos e preocupados.

    Apesar de estar elaborado na perspectiva da conservação da avifauna, no seguinte link poderá ser consultado um relatório sobre o pastoreio:

    http://www.spea.pt/IBA/pastoreio_caia_14-10-2009_web.pdf

    Luís Venâncio, Arronches

    ResponderEliminar
  2. Chega-lhe!!Assim è que è!Quem não vai beber dessa água sei eu quem é!As cercas até entram pela água adentro.Já vi dezenas de vacas dentro de água depois de ter ignorado uma placa afixada numa cancela fechada que dizia"propriedade privada".Lá que haja gente porca é uma coisa,mas não podem apropriar-se daquilo que é de todos nós,que é mantido e foi construido com os nossos impostos.Há desde construções ilegais encostadas a monumentos megaliticos até cercas a atravessar estradas que são de todos nós contribuintes.Pena que aqueles a quem compete fiscalizar fechem os olhos,porque depois podem chatear o sr. isto e o sr. aquilo.É caso para dizer,"isto aqui não é Baldio"!

    ResponderEliminar