domingo, 4 de abril de 2010

Alentejo – Batalha dos Atoleiros revivida em Fronteira

Este fim-de-semana de 3 e 4 de Abril Fronteira fez uma viagem no tempo. A vila enche-se de donzelas, princesas, cavaleiros e jograis para a realização da feira medieval e da reconstituição histórica da Batalha dos Atoleiros.

No sábado dia de abertura da Feira Medieval, as ruas e praças do centro da vila amanheceram animadas com várias barraquinhas de rua de artesãos e mercadores onde se podia fazer compras, provar licores caseiros, petiscos e doces regionais. Também não faltou a animação de rua com dança, percussão e espectáculos de fogo.

Ao serão, no Adro de Baixo pode-se assistiu-se a um emocionante torneio medieval, onde jovens cavalheiros irão disputar a honra de receber o lenço da sua amada. Um combate de embate frontal feito a cavalo com lanças e escudos.

No domingo para além da animação de rua no Centro Histórico, o momento alto da feira medieval aconteceu pelas 15h00, na Zona Industrial com a reconstituição histórica da Batalha dos Atoleiros que atraiu milhares de visitantes, entre os quais podemos ver bastantes arronchenses.

Deixamos algumas imagens da feira medieval e da reconstituição histórica da Batalha dos Atoleiros.

Memória do tempo:

Foi no lugar dos Atoleiros no concelho de Fronteira, distrito de Portalegre, a cerca de 60 km da fronteira com Castela, que em 1384, as forças portuguesas, comandadas por Nuno Álvares Pereira derrotaram o exército espanhol, mantendo a coroa em mãos portuguesas com D. João I. Apesar das forças castelhanas terem mais homens, e uma cavalaria pesada muito superior, o exército português venceu utilizando a inovadora técnica militar de defesa do quadrado. A batalha teve um enorme significado na crise de 1383 a 1385, pois consagrou a independência nacional e iniciou a afirmação da nação.

1 comentário:

  1. Obrigado pelas notícias de Arronches que afinal até consegui ver as minhas primas nas fotos, mais uma vez obrigado.
    Com os meus cumprimentos Luz

    ResponderEliminar