domingo, 4 de abril de 2010

Serpa vai homenagear Alfredo Saramago

Vários espaços de Serpa vão servir de palco para uma homenagem, na segunda-feira, dia 5 de Abril, a Alfredo Saramago. Alentejano de Arronches, Alfredo Saramago foi um dos principais mentores da nova historiografia portuguesa da alimentação. Antropólogo de formação e gastrónomo de paixão, centrou a sua obra em proximidade com os costumes e com os saberes ancestrais da cozinha tradicional do povo português. De entre a sua vasta bibliografia se destaca “Para uma História da Alimentação no Alentejo” ou o álbum “Cozinha Alentejana”, que concebeu em parceria com Manuel Fialho. Foi director da revista “Épicur” e autor de um número infindável de artigos e tratados sobre gastronomia, vinhos e cultura tradicional. Alfredo Saramago faleceu em Maio de 2008, sendo que grande parte dos seus últimos dias foram passados em Serpa entre a esplanada da Espaço VOL, a Tasca do Xico Engrola ou as tertúlias tardias do Clube Serpense. E por isso estas três entidades se juntam agora para homenagear este autor indispensável para quem gosta de boa gastronomia.

A Homenagem a Alfredo Saramago terá início às 13H00 de 5 de Abril, na Tasca do Xico Engrola, com um petisco/evocação à memória do historiador. A partir das 15H30, no auditório do Espaço VOL, decorre uma conferência intitulada “O Alentejo na Obra de Alfredo Saramago”, com a presença de Manuel Rosa, editor da Assírio & Alvim, e José Quitério, um dos principais críticos gastronómicos portugueses e autor do recente livro “Escritores à Mesa e Outros Artistas”.

Ler mais em: http://acincotons.blogspot.com/2010/04/alfredo-saramago-homenageado-em-serpa.html



2 comentários:

  1. Arronches não tem por hábito reconhecer as suas gentes que por uma ou outra razão se notabilizaram, quer na causa pública, quer noutras areas, como a política, o desporto, a poesia,a ciência, a gastronomia ou o cinema. Recordo e apenas como mero exemplo o saudoso Artur Semedo, actor, realizador de cinema e convicto benfiquista. Sempre nutriu pela sua terra um amor muito especial. Penso que uma forma de Arronches homenegear as suas gentes seria incluí-las no Projecto de Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia de Arronches, a ser discutido brevemente pelos eleitos na Assembleia Municipal.

    ResponderEliminar
  2. SANTOS DE CASA NÃO FAZEM MILAGRES

    Será que é desta vez mesmo que vai ser discutido na Assembleia Municipal.

    Espero para ver!!!!!!

    ResponderEliminar