domingo, 25 de abril de 2010

Arronches assinalou os 36 anos da revolução dos cravos

Arronches assinalou hoje o 36.º aniversário do 25 de Abril, que este ano decorreu de 24 a 25 de Abril. As comemorações iniciaram-se na tarde de dia 24 com os Jogos do Norte Alentejanos – Futebol 7 Veteranos no Estádio Municipal de Arronches.

Pelas 00h00 como habitualmente foram lançados 25 morteiros em Arronches, Esperança e Mosteiros.

Hoje as comemorações iniciaram-se pelas 09h30 horas com o Içar da Bandeira nos Paços do Concelho e Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Alegretense.

Na parte da tarde pelas 15h30 no Jardim do Fosso teve lugar uma demonstração da prática de minigolfe.

Ainda no jardim do Fosso decorreu uma tarde musical com as actuações do Grupo das Pedrinhas e Rancho Folclórico de Arronches.

O Filme “Os Capitães de Abril”, projectado no Auditório do Centro Cultural de Arronches encerrou as comemorações do 36.º Aniversário do 25 da Revolução dos Cravos em Arronches.

Revolução dos Cravos / 25 de Abril

Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de Estado militar que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos e sociais que se lhe seguiram, até à aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.
O regime que vigorava em Portugal desde 1933, desgastado cedia, de um dia para o outro, à revolta das forças armadas, lideradas por jovens oficiais.

O levantamento, usualmente conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 por oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial.

Com a revolução de 25 de Abril de 1974, Portugal iniciou o caminho da liberdade e da democracia e abandonando a ideia do império com a libertação das colónias portuguesas em África.
































































Sem comentários:

Enviar um comentário