sábado, 10 de abril de 2010

Arronches – Concerto de órgão de tubos do século XVIII

Teve lugar este Sábado dia 10 de Abril pelas 21h00 na Igreja Matiz de Nª. Sra. da Assunção o Concerto de Órgão de Tubos que assinalou o 6º aniversário do restauro deste velho órgão do século XVIII.
Os organistas Eva e Marco Brandazza acompanhados pelo Coro Paroquial de Arronches deliciaram a assistência com um excelente concerto.

No decorrer do mesmo foram executadas obras de Pedro Araújo (séc. XVII), Girolamo Cavazzoni (1506 – 1577), Alessandro Scarlatti (1660 – 1725), Luigi Malerbi (1776 – 1843), entre outras.

Eva Brandazza-Luthy, nasceu em Zurique onde estudou no Conservatório local com Ursina Caflisch (Neumunster Zurich) e Rudolf Scheidegger (Grossmunster Zurich). Concluiu os seus estudos na classe de órgão, terminando com o diploma de concertista. Continuou a sua formação tendo aulas particulares com Monika Henking (Thalwil) e Pierre Cogen (Paris).

Marco Brandazza-Luthy nasceu em Milão – Itália tendo concluído na Universidade local os seus estudos com doutoramento em Geologia. No início dedicou-se a esta área,frequentado em seguida a Academia de Música Litúrgica de Luzern, onde concluiu os cursos de Direcção coral(Dr. Alois Koch) e órgão com diploma de concertista na classe de Monika Henking (Thalwil e Luzern). Em paralelo prosseguiu a sua formação no Pontifício Instituto Ambrossiano di Musica Sacra em Milão com Alberto Turco em Canto Gregoriano e Ambrosiano.

Este casal de organistas tem actividades como músicos sacros desde há 19 anos na Suíça Central. Eva é organista titular na Igreja Evangélica de Emmenbrucke desde 1998 e Marco Brandazza organista e músico sacro na Stadtkirche St. Michael em Zug. Além das actividades como músicos de Igreja e de leccionação entre outros na Faculdade II da Escola Superior de Música de Luzern, apresentam-se em concertos, frequentemente em duo, na Suíça e no estrangeiro.

No final do concerto o pároco Fernando Farinha fez a entrega de algumas lembranças aos visitantes estrangeiros, agradecendo também a presença de todos os que não quiseram perder este concerto de grande qualidade, executado no Órgão de Tubos da Matriz de Arronches e datado de 1772 e construído por D. Pascoal Caetano Oldovini, que depois de restaurado em 2004, vem sendo valorizado com diferentes concertos executados por grandes organistas.

Registamos com agrado neste concerto a numerosa assistência de público, assim como a presença dos dois anteriores párocos de Arronches, Cónego Tarcisio Alves, pároco de Castelo de Vide e Padre Marcelino Marques, pároco da Sé de Portalegre.





































2 comentários:

  1. Desta vez e fora do que vem sendo habitual a sociedade civil, nomeadamente a católica, ofereceu aos Arronchences um espectáculo ou evento cultural de referência, com qualidade, agradável de ouvir e de presenciar. Não terá que ser só a Câmara a patrocionar estes ou outros eventos. Parabens e que este evento sirva de incentivo a outras iniciativas .

    ResponderEliminar
  2. concordo com o comentário anterior e para béns à paróquia de Arronches. E por amor de Deus conservem o órgâo da Igreja Matriz!

    ResponderEliminar