segunda-feira, 30 de abril de 2012

Barragem do Caia – I etapa do campeonato Nacional de Windsurf



A I etapa do campeonato Nacional de Windsurf na barragem do caia, a ter lugar no concelho de Campo Maior, está marcada para os próximos dias 5 e 6 de maio.

Este evento vai ter ao longo da prova diversas actividades e animação.
No dia 5 de maio vai decorrer uma windparty e durante o dia ao som de groove de double2kick.
Pela noite dentro continuação com XL GATSBY(zico).

Arronches - Concertos de coros encerra Festival de Música Sacra


Terminou ontem, dia 29 de Abril, a primeira edição do Festival de Música Sacra de Arronches, com a presença do Orfeão de Portalegre e do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, com a participação da soprano Jacinta Almeida, acompanhada no órgão positivo da Igreja Matriz pelo maestro Amadeu d’Almeida, tendo este sido mais um magnífico momento e uma festa da música polifónica, em que se puderam escutar peças de Haendel, Palestrina, Vivaldi, Haydn, Mozart, Webber, para além de um repertório da polifonia sacra portuguesa mais recente e da polifonia portuguesa renascentista (neste caso a cargo do Orfeão de Portalegre). Aliás, o Orfeão de Portalegre, de uma excelente solidez na afinação, insistiu nos temas renascentistas, tendo sido feita uma passagem interessante para o repertório do coral de Elvas que interpretou obras do período barroco e clássico, assistidas de forma iluminante pela voz incomparavelmente doce e colorida da soprano Jacinta Almeida. Dona de um timbre cintilante e aveludado, Jacinta Almeida não necessitou de forçar a agilidade vocal nem de usar de efeitos contrastantes acentuados para conseguir obter uma atmosfera emocional invejável, sobrepondo, em algumas ocasiões, a sua voz à do coral que a seguia. De facto, Jacinta Almeida, podendo combinar de forma explosiva os efeitos contrastantes da sua voz, os cambiantes dinâmicos e abruptos, optou por uma linha mais contida (percebeu-se a sua capacidade na oscilação grave/agudo, na facilidade do vibrato), conduzindo-nos para um plano maravilhosamente espiritual – a sua interpretação de “Nun beut die flur” de Haydn foi mesmo sublime. Também o maestro Amadeu d’Oliveira pareceu à vontade no órgão positivo, comprovando o seu profundo virtuosismo como pianista, embora reconhecesse a dificuldade em aplicar a sua técnica a um órgão sujeito a efeitos de grande variação de temperatura. Quanto ao maestro Domingos Redondo há que dizer que teve uma prestação simplesmente impecável na regência do Orfeão de Portalegre, sabendo fazer acentuar os efeitos de dinâmica do coro e conferindo-lhe de forma exímia a agilidade e os efeitos de grande contenção, necessários ao espírito do concerto.

Com este último concerto, fechou-se o ciclo de concertos de Páscoa que passou, anteriormente, por um concerto de órgão e um concerto de câmara, desejando-se que Arronches possa manter um festival regular de futuro. Notou-se sempre um crescendo na afluência de público, sinal de que as temporadas acabam por criar hábitos. Mas mais importante terá sido a sagração da espiritualidade que passou pela Igreja Matriz durante este período. A Paróquia de Arronches congratula-se pela presença de todos os que assistiram aos concertos e pela forma como o Município de Arronches apoiou a iniciativa, contando que esse apoio possa ter continuidade no próximo ano.



domingo, 29 de abril de 2012

Vale de Cavalos com perto de 30 dadores de sangue

É com agrado que temos recebido feedback de que se sucedem as vistas à nossa página na Internet: www.adbs-portalegre.net . Afinal foi para isto que criámos esta utensílio.

Quanto às brigadas que vamos desenvolvendo refira-se que: a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – esteve em Vale de Cavalos, povoação da Freguesia de Alegrete, a 21 de Abril.
À sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale Cavalos compareceram 29 pessoas. Mas algumas delas, dado estarem constipadas, preferiram nem se deslocar ao exame de saúde. Assim foram recolhidas 24 unidades de sangue nesta terra do concelho de Portalegre. Desta vez o número de mulheres envolvidas foi pouco significativo, assim como foi parca a presença de voluntários oriundos da sede da Freguesia: Alegrete.
O almoço convívio foi servido no local das colheitas e contou com o apoio do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale Cavalos e da Junta de Freguesia de Alegrete.
Enfim tratou-se de uma brigada que pautou pela normalidade. Mas tratando-se de uma localidade com as características de Vale de Cavalos: pode-se concluir que foram sadios os números atrás referidos.

Maio com três Brigadas

No mês de Maio a ADBSP tem agendado as seguintes colheitas: Sábado 05 no Centro de Saúde de Montargil (Ponte de Sor); A 12 no quartel dos Bombeiros do Crato; A 26 em Santo António das Areias (no quartel dos Bombeiros de Marvão).
Escusado será dizer que qualquer pessoa pode, e deve, colaborar nestas iniciativas, sempre aos sábados da parte da manhã.

JR

Arronches – Brilhou no Concurso Nacional de Leitura 2012 fase distrital em Fronteira

O Agrupamento de Escolas de Arronches terminou da melhor forma a sua Semana da Leitura, com a aluna  Laura Oliveira a ficar  em 2.º lugar na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Esta iniciativa teve lugar no passado sábado dia 28,  pelas  13h30, na Biblioteca Municipal e no Centro Cultural de Fronteira, e entre cerca de 25 participantes que realizaram a prova escrita, a Laura passou à prova oral, juntamente com 5 colegas de outras escolas, e obteve um honroso 2.º lugar

A Câmara Municipal de Fronteira ofereceu a todos os participantes um excelente programa para ocupar a tarde de sábado e, desde a visita ao interessante Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, ao lindíssimo bolo com que deliciaram todos os participantes e acompanhantes, viveram-se magníficos momentos de convívio e de leituras.

Foi, também, um prazer conhecer o escritor e ilustrador Afonso Cruz, membro do júri.
Parabéns à Beatriz, à Laura e à Mariana que representaram, muito bem, a nossa escola. Um agradecimento especial aos pais que acompanharam as alunas e incentivaram a sua participação nesta iniciativa.

Arronches - Crise atrai cada vez mais espanhóis ao mercado mensal de Esperança


O Mercado mensal de Esperança que no concelho de Arronches, que habitualmente se realiza no último domingo de cada mês junto à zona Desportiva em tempos de crise que não poupou a vizinha Espanha vem atraindo cada vez mais clientes vindos de toda a região raiana.

O espaço destinado a acolher cada vez mais vendedores e publico começa a ser pequeno, como se pode verificar este domingo dia 29 de Abril, com centenas de pessoas a fazer compras na área destinada ao mercado.

Encontrar estacionamento adequado para deixar o carro continua a ser um problema que dificulta o acesso ao Mercado, dado que a solução de recurso é estacionar na berma da estrada o que complica ainda mais o trânsito de piões e viaturas na zona.  

Ficam algumas imagens registadas logo ao início da manhã.

sábado, 28 de abril de 2012

Arronches – Acolheu XXII Encontro Diocesano do Catequista


Arronches acolheu hoje dia 28 de Abril, o XXII Encontro Diocesano do Catequista, este ano subordinado ao tema “Na Força do Espírito”, um tema voltado para a pastoral do Crisma.

No encontro que envolveu a Diocese de Portalegre - Castelo Branco participaram dezenas de congregações provenientes de diversas de outras regiões.

Os trabalhos deste XXII Encontro decorreram no Centro Cultural de Arronches, sendo os mesmos orientados pelo o Padre Rui Alberto, dos Salesianos do Porto.

Do programa constou ainda um almoço partilhado pelas centenas de participantes que decorreu no complexo O Celeiro, seguido na parte da tarde de diversos ateliers e plenário.

Após a conclusão dos trabalhos no auditório do Centro Cultual o encontro foi encerrado com a Eucaristia que foi presidida pelo Senhor Bispo D. Antonino Dias, pelas 17h00 na igreja de Arronches. 



Futebol - Resultados e classificações das equipas arronchenses

O S. Arronches Benfica  que esta tarde de sábado defrontou em casa com Alegrete na jornada 26, acabou por perder o jogo por uma bola a duas.
S. Arronches Benfica 1 – Alegrete 2

O Esperança sofreu, acabaria por sofrer em casa a derrota imposta pelos Elvenses que venceram por 3 bolas a 1.
Esperança 1 – Os Elvenses 3

Quanto ao Mosteirense que jogou com o Condestável, foi a surpresa da tarde ao consentir no seu campo a vitória do Condestável por 3 bolas a 1.
Mosteirense 1 – Condestável 3

Outros resultados:  Fronteirense, 1 - Campomaiorense, 0; Monfortense, 4- Montargolense, 0; Alpalhoense, 1 – Gavionenses, 0; Degoladense, 2 - Portus Alacer, 2;

A classificação é liderada por:

1º - Campomaiorense – 58 pontos
2º - Fronteirense – 52 pontos
3º - Gafetense – 51 Pontos

Classificação das equipas arronchenses:

- S. Arronches Benfica – 35 pontos
12- Mosteirense – 19 pontos
14 º - Esperança – 17 pontos

 Próxima Jornada 16 – Dia 1 de Maio 2012
(Esta Jornada estava em atraso)

Alpalhoense - S. Arronches Benfica
Monfortense – Esperança
Gavionense – Mosteirense 

Castelo de Vide – Câmara protesta pela deficiência na cobertura TDT

Na sequência da má cobertura facultada pela PT e ANACOM concelho de Castelo de Vide a Câmara Municipal distribuiu à população o seguinte comunicado sobre a "deficiência de cobertura" da Televisão Digital Terrestre.

Referindo no mesmo que a Câmara Municipal de Castelo de Vide, embora estando isenta de quaisquer responsabilidades na prestação deste serviço público, está a proceder a todas as formas de protesto com vista a ultrapassar estas dificuldades.

Festival de Música Sacra de Arronches

O Festival de Música Sacra de Arronches tem continuidade amanhã domingo, (dia 29) pelas 21h00, na Igreja Matriz, com o último concerto da trilogia “Música Sacra de Arronches”, a cargo do Orfeão de Portalegre, Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, Organista: Amadeu d’ Oliveira e Soprano Jacinta Almeida,

Peças e harmonizações de:

A. Cartageno
Fer. Lopes Graça
Guiseppe dec Marzi
D. Pedro de Cristo
Estevão de Brito
Jacob Arcadelt
Hændel
Palestrina
A. Vivaldi

Portalegre - Sentença histórica do Tribunal decide que entrega da casa ao banco salda a dívida


Uma decisão do Tribunal de Portalegre pode alterar a devolução das casas aos bancos, por falta de pagamento. De acordo com a edição de hoje do Diário de Notícias, a sentença, que já transitou em julgado, determinou a liquidação da dívida apenas com a devolução da casa à instituição bancária.

Até aqui os clientes devedores eram obrigados a pagar aos bancos a diferença entre o valor da avaliação e o alcançado com a venda do imóvel, uma medida considerada pelo Tribunal de Portalegre como "enriquecimento injustificado" por parte dos bancos, que por vezes subavaliam as casas, compram-nas por valor inferior ao do mercado e ainda exigem aos clientes o remanescente.

A decisão judicial, de janeiro deste ano, já transitou em julgado e que pode definir as penhoras das casas como sufientes para saldar a dívida aos bancos.

Decisão semelhante já foi aplicada em Espanha e que, a fazer jurisprudência, poderá aliviar milhares de famílias em Portugal com hipotecas ao banco, numa altura em que, por dia, são devolvidas 25 casas por falta de pagamento.

S. Vicente – Romaria da Senhora da Ventosa

As festas em honra de Nossa Senhora da Ventosa, na freguesia de São Vicente, no concelho de Elvas, têm início hoje, 28 de abril, e prolongam-se até ao feriado do 1º de Maio.

A romaria decorre em simultâneo com o fim-de-semana das associações desta localidade do concelho de Elvas.

No decorrer destes dias dezenas de famílias e grupos de amigos aproveitaram o fim-de-semana para acampar no campo, com as suas estruturas improvisadas e à prova de chuva, cumprindo a tradição.
O convívio aliado ás diferentes atividades desportivas e religiosas são ingredientes que não faltam na Romaria da Ventosa, muito participada por grupos de jovens da zona de Arronches


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Arronches – Dia Diocesano do Catequista


Arronches vai acolher o Dia Diocesano do Catequista a realizar este sábado dia 28 de Abril, subordinado ao tema “Na Força do Espírito”, um tema voltado para a pastoral do Crisma.

A orientar os trabalhos a decorrer durante todo o dia vai estar o Padre Rui Alberto, dos Salesianos do Porto.

Do vasto programa a levar a efeito destacamos a Eucaristia (presidida pelo Sr. Bispo), na monumental igreja matriz de Arronches pelas 17h00.

Em suma um dia grande na ação da Pastoral do Crisma em Arronches.    

Arronches - Cão perdido procura dono

Com pedido de divulgação deixamos aqui a mensagem alusiva ao melhor amigo do homem que se perdeu do seu dono na zona da Barrgem do Caia no concelho de Arronches, o mesmo foi encontrado nas proximidades do Zambujal.

É um animal ainda jovem, bem tratado e muito dócil.  

Quem tiver informações do dono do cão ou quiser adotá-lo deve entrar em contato pelo
Telef: 934 140 397.

Arronches – Torneio de Tiro ao Alvo

O Grupo Desportivo dos Trabalhadores do Município de Arronches vai promover um Torneio de Tiro ao Alvo/Convívio, para funcionários da C.M.A. e familiares. 

O Torneio tem lugar na sede do Grupo Desportivo, no próximo dia 1 de Maio (Dia do Trabalhador), pelas 10h00, seguido de almoço com Sardinha assada c/ batata cozida.

O Torneio tem continuidade durante a parte da tarde terminado o convívio com a tradicional Açorda Alentejana pelas 18h00.
Apoio: Município de Arronches 

Portalegre - Comeres com Poemas apresentado na Feira da Doçaria Conventual

“Comeres com Poemas – Para Viver um Grande Amor”, novo livro de António Murteira, editado pelas Edições Colibri vai ser apresentado no decorrer da Feira da Doçaria Conventual de Portalegre. 

A cerimónia de lançamento está agendada para esta sexta feira dia 27 pelas 19h00 no Mosteiro de S. Bernardo, com a presença do Autor António Murteira, Editor Fernando Mão de Ferro, Dirigente Sindical Diogo Júlio Serra, Presidente do Município de Portalegre Adelaide Teixeira e livraria Nun’Alvares.

Sinopse: - “Comeres com Poemas – Para Viver um Grande Amor”

Através dos comeres, particularmente dos comeres do Alentejo, o autor faz uma viagem através de estórias, reflexões e pensamentos, desde a aldeia natal, passando pelos diversos locais onde esteve ou viveu, do Alentejo a África, de Portugal à Rússia e a Paris.
No verão, na casa do pinhal, frente ao Atlântico, e, depois, em Évora, cidade duas vezes milenar, onde podemos ilusionar os espaços percorridos pelos homens do Paleolítico e do Neolítico, os sons da marcha das legiões romanas fundadoras, da cavalaria árabe e berbere conquistadora, ou das ordens da cristandade medieval reconquistadoras, frente a frente comigo mesmo, quero pensar as ‘pequenas’ coisas. Quero reinterpretar estórias e viagens e projetá-las no pensamento, interrogá-las, para compreender os acontecimentos do tempo presente. E tentar ver para lá da linha do horizonte, aparentemente fixa, ilusoriamente colocada, como que para impedir que ousemos avançar. Ou desafiando-nos para que ousemos fazê-lo!»

Barragem do Pisão em debate

O Jornal Alto Alentejo e A "Mensagem", com o apoio da Câmara do Crato, promovem este sábado, dia 28, com início às 14h30, na Varanda do Grão-Prior - Auditório Municipal do Crato o debate “Barragem do Pisão”.


Este é o segundo debate do ciclo "Alto Alentejo tem futuro" subordinado ao tema "Barragem do Pisão".

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Arronches - Assaltantes “limparam” uma habitação em Hortas de Baixo e levam ouro


Os proprietários de uma casa situada em Hortas de Baixo na freguesia de Esperança ficaram “em choque”, quando, ao regressarem à habitação, ao fim do dia do passado 25 de Abril, se depararam com uma janela arrombada, constatando que tinham sido roubados.

Ao conseguimos apurar na zona foram vistos três homens com mau aspeto que ao início da tarde (cerca das 14h00) batiam ás portas com a escusa de suposta venda de toalhas, recaindo sobre os mesmos a suspeita do arrombamento seguido de assalto.

No interior da habitação ao que se julga os marginais munidos de detetores de metais foram diretos ao local onde a família julgava ter as jóias seguras, assim como outros sítios onde guardavam dinheiro em moedas que desapareceram na totalidade.

De referi que na zona este não é o primeiro assalto por arrombamento, visto no final de 2011, assaltantes terem acedido a uma habitação depois de terem derrubado parte da parede da casa de banho.

O caso está a ser investigado pelas autoridades

Portalegre - XII Feira da Doçaria Conventual


A Câmara Municipal de Portalegre inaugura a XII Feira da Doçaria Conventual de Portalegre dia 27 de Abril, pelas 18h00, no Mosteiro de S. Bernardo.

Ao longo de três dias no Mosteiro de S. Bernardo não faltarão espectáculos, workshops, concursos, ateliers e muita animação para tornar este evento ainda mais doce e memorável.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

“Detalhes & Pormenores ” com nova loja em Arronches


“Detalhes & Pormenores”, novo espaço que reúne moda e decoração foi inaugurado em clima de festa esta tarde de 25 de Abril no Mercado Municipal de Arronches.  

No novo espaço agora aberto ao público a proprietária Filipa Realinho, com a simpatia e profissionalismo que lhe são conhecidos recebeu responsáveis autárquicos, amigos e muitos visitantes na cerimónia de abertura.

Situada junto ao conhecido restaurante “Fartouce” a loja “Detalhes & Pormenores”, é um conceito diferente de loja onde se pode encontrar roupa e peças genuínas de decoração.

Ficam algumas imagens recolhidas no ato da inauguração. 



Futebol – Prestação das equipas arronchenses à jornada 25


Campomaiorense venceu esta tarde no Estádio Capitão César Correia o Esperança por 1 - 0 em jogo a contar para a  25ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre.

O único golo conseguido nesta partida foi marcado por Nuno Carranca, aos 77 minutos, através de uma grande penalidade, numa altura em a equipa de Esperança já estava reduzida a 9 jogadores.

 O Arronches e Benfica deslocou-se a Elvas onde defrontou o CF Os Elvenses, tendo o jogo terminado com o empate a uma bola.

 O Mosteirense foi a Gafete defrontar um Gafetense que teve sérias dificuldades para ultrapassar a defesa do Mosteirense, que marcou em Gafete e apenas sofreu 2 golos.   

Neste feriado jogaram-se ainda:

Portus Alacer 0 – Alpalhoense 0, Condestável 1 – Fronteirense 4 e Gavionenses 5 – Monfortense 0, e Alegrete 1 – Degoladense1.

Nesta ronda, folgou o Montargilense.

25 de Abril assinalado em Arronches


Arronches, assinalou o 25 de Abril esta manhã com a cerimónia do içar da bandeira nos Paços do Concelho e nas Juntas de freguesia, com a participação da centenária Banda da Sociedade Recreativa Alegretense.

Na parte da tarde estarão em destaque várias actividades desportivas a decorrerem no campo de jogos de Arronches.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Música de Abril comemora revolução dos cravos e os “25 Anos” do Agrupamento de Escolas de Arronches

O Agrupamento de Escolas de Arronches comemorou esta noite
de 24 de abril os seus “25 Anos” de atividade ao serviço da comunidade escolar, com o espetáculo "Música de Abril", um tributo a Zeca Afonso e à Revolução dos Cravos.

O Espetáculo teve lugar pelas 21h00, no Centro Cultural de Arronches, participando no mesmo os músicos António Eustáquio, Jerónimo Curinha e Vítor Miranda e ainda a artista convidada, Leonor Fartoce, do Agrupamento de Escolas de Arronches.  


Este evento muito aplaudido pelo público que esgotou ao auditório do Centro Cultural, foi integrado nas comemorações do 25 de Abril e Semana da Leitura promovido pelo Agrupamento de Escolas em parceria com a Câmara Municipal de Arronches e apoio da aja/associação José Afonso e Santo António/Hotel Rural.


La Codosera – Fiesta de la primavera


A Associação Cultural “Abrilongo”, vai levar a efeito a “Festa da Primavera”, no próximo domingo dia 29 de Abril na Discoteca La Reina.

As atividades têm início a partir  das13h00, com muita música e barbacoa (churasco) para todos.