quarta-feira, 4 de abril de 2012

Arronches – Celebra tempo Pascal com Concerto de Canto Gregoriano pelo Coro Solemnis

Arronches celebrou o tempo Pascal com o Concerto para o “Tempo de Paixão” Canto Gregoriano pelo Coro Gregoriano Solemnis, com direcção de João Crisóstomo na Igreja do Convento de Nª. Senhora da Luz.

O evento organizado pela Associação Terraimponente, contou com casa cheia, no final da tarde da passada terça feira, foi um magnífico concerto com um envolvimento entusiasmado de um público que aplaudiu repetidamente o Coro Solemnis.

O coro Coro Solemmnis é Constituído por elementos com larga experiência na arte do Cântico Gregoriano, quer na sua vertente musical, quer na língua latina que o enforma, o Coro tem por objectivo a divulgação do canto litúrgico por excelência e, seguindo o espírito reformador dos monges de Solesmes, o mais próximo possível do fim para que foi criado.

Fundado em 1995, o Coro Solemnis tem tido uma actividade intensa, por todo o país, com concertos e participações em celebrações litúrgicas e culturais, a convite de variadas entidades, como Embaixada da Santa Sé, Universidade Católica de Lisboa, Sé Patriarcal, além de outras.

Participou nas “Catequeses Quaresmais”, no Jubileu dos Artistas, no ano 2000 e, igualmente a convite, participou em “Oficinas de Estudos Gregorianos”, em Évora, Sé de Lamego e de Viseu, etc, etc.
O Coro Solemnis tem dois CDs gravados, o segundo dos quais a sair a público nesta Páscoa de 2012.

João Crisóstomo tem sido, desde a formação do Coro Solemnis, o seu responsável artístico. Elemento do Coro Gulbenkian, durante cerca de trinta anos, fundou e dirigiu vários Coros, de entre os quais o Coral Paz e Bem, de Oeiras, o Coral Vértice, etc.
Licenciado em Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, foi, durante largos anos, professor do Conservatório Nacional.

Semana Santa

Deixamos o programa religioso da Semana Santa na Paróquia de Nª. Sr.ª d’ Assunção em Arronches.

05 de Abril – Quinta feira Santa
21h00 – Eucaristia - Ceia do Senhor na Igreja Matriz

06 Abril – Sexta feira Santa
15h00 – Celebração da Paixão – Igreja Matriz

O7 Abril – Sábado Santo
23h00 – Vigília Pascal - Igreja Matriz



























Sem comentários:

Enviar um comentário