sexta-feira, 13 de abril de 2012

Monforte – Grupo das Pedrinhas de Arronches na Romaria dos Prazeres

Este fim de semana Monforte celebra a tradicional romaria em Honra da Nª. Sr.ª dos Prazeres, que tem início dia 13 e vai prolongar-se até 15 de Abril.

O dia grande da romaria é este domingo dia 15, vésperas de feriado municipal em Monforte. Como manda a tradição, no dia da romaria os carros de parelhas e carroças estão adornados com giesta, rosmaninho ou folhas de palmeira. Depois da Missa e Procissão, as gentes de Monforte e das freguesias vizinhas confraternizam até ao final do dia, partilhando as suas merendas, numa animada festa campestre ou não faltam actuações musicais como a do Grupo das Pedrinhas de Arronches que no dia 13 abertura das festividades vai animar a tarde pelas 16h30 com as suas modas de saias acompanhadas pelo som das pedrinhas de Arronches.

Para mais informação consultar cartaz da Romaria/Prazeres 2012 - Atenção as datas do cartaz estão erradas.

A origem da Romaria dos Prazeres - Monforte

Perde-se no tempo a origem da Romaria a Nossa Senhora dos Prazeres, venerada no lugar com o mesmo nome, situado a 8 km"s de Monforte. O primeiro testemunho documental, referente à sua existência, data do ano de 1758, realizando-se, anualmente, na segunda-feira de Pascoela.

Considerando a importância que a Romaria representava para a população do Concelho de Monforte, o Feriado Municipal, instituído em 1977, comemora-se justamente nesse dia.
Alguns "lavradores" disponibilizavam carros de "parelhas" e carroças que eram adornados, de forma simples, mas com cuidado esmero, recorrendo a ramos de giesta e rosmaninho. Os animais mereciam, nesse dia, embelezamento a condizer, com penachos, guizos e outros adereços.
A romaria iniciava-se por volta das 09.00 horas, junto à tapada do senhor Cláudio Moura, popularmente conhecida por "Arregalheira", sendo da responsabilidade do "moural"(*) mais velho a sua condução.

Sabe-se que, nas últimas décadas, os cortejos eram abrilhantados pelas Bandas Filarmónicas Monfortenses "Os Amarelos" ou "Os Encarnados" (ambas extintas), durante os quais se ouviam, também, as tradicionais desgarradas e cantares populares que homens e mulheres entoavam, desafiando-se uns aos outros.

Às gentes de Monforte, juntavam-se habitantes das freguesias vizinhas, que, depois de assistirem à Missa e participarem na Procissão, confraternizavam até final do dia, partilhando as suas merendas, numa festa "campestre" que se distinguia pela grande animação, gozando, por isso, de muita popularidade em toda a região.



Sem comentários:

Enviar um comentário