segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Arronches – Assinalou Dia Mundial das Zonas Húmidas 2014

A 2 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride que evoca a criação, a 2 de fevereiro de 1971, da Convenção de Ramsar [Convenção sobre as Zonas Húmidas, adotada em Ramsar (Irão)] relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas. Esta visa promover a cooperação internacional e incentivar as ações nacionais no sentido de promover uma gestão racional e sustentável das zonas húmidas. Esta efeméride foi comemorada pela primeira vez em 1997. 

Em 2014, a Convenção de Ramsar associa-se ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, das Nações Unidas, e propõe como tema “as Zonas Húmidas e a Agricultura”, com o objetivo de destacar a importância das zonas húmidas como suporte para esta atividade.

As zonas húmidas têm sido, desde sempre, utilizadas para a agricultura, proporcionando água de boa qualidade e solos férteis. No entanto, encontram-se atualmente ameaçadas devido à sua crescente procura para este fim. Nalgumas regiões do mundo, perderam-se já mais de metade das turfeiras, pântanos, áreas ribeirinhas, zonas litorais e lacustres, e planícies de inundação.
Torna-se assim urgente adotar práticas agrícolas que reduzam os impactos negativos sobre as zonas húmidas, que as recuperem e promovam agroecossistemas multifuncionais. Trata-se de um assunto vasto e complexo, existindo casos de sucesso que é importante divulgar.

Mais de duas mil zonas húmidas por todo o mundo, nos 168 países contratantes da Convenção, estão atualmente catalogadas como Sítios Ramsar, segundo critérios ecológicos, socioculturais e paisagísticos. Portugal declarou, até ao momento, 31 Sítios Ramsar em território continental e no Arquipélago dos Açores, desde que assinou a Convenção em 1980.

Para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas de 2014 em Portugal, terá lugar um programa de eventos diversificados, ao longo de vários dias, incluindo um seminário, palestras, visitas guiadas e percursos pedestres, sessões de observação de aves e de anilhagem, e exposições.

E Arronches o dia foi assinalado no passado domingo dia 2 de fevereiro com uma visita guiada que integrou um grupo de ambientalistas portugueses e espanhóis à zona das Garças na
barragem do Caia e barragem do Abrilongo..








Sem comentários:

Enviar um comentário