sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Eleva-se a nove o número de falecidos por gripe A na Extremadura


Desde que teve início a pandemia de gripe neste inverno os doentes falecidos por gripe A na região Extremeña, eleva-se a nove casos, segundo informação da Junta de Extremadura.

Até ao passado domingo dia 9 de fevereiro os hospitais da região notificaram noventa e nove casos graves de doentes hospitalizados com gripe desde o início da temporada de vigilância desta enfermidade, segundo dados do registo semanal da Sub-direcção de Epidemiologia do SES.

O Citado documento contabiliza ainda dois falecimentos, um homem de 56 anos que faleceu no Hospital Infanta Cristina de Badajoz que tinha vários factores de risco, e um doente de 67 anos que estava internado no Hospital de San Pedro de Alcántara e não apresentava factores de risco, ambos não estavam vacinados.
Com este dois casos, eleva-se para nove os doentes falecidos na região Extremeña desde que se iniciou a temporada de gripe.

Dos restantes 90 casos graves notificados, 50 doentes receberam já alta hospitalar e 48 continuam internados, 19 nos hospitais de Badajoz – 14 na Infanta Cristina e 5 no Perpetuo Socorro, 15 no Hospital de Mérida, 8 no San Pedro de Alcántara de Cáceres, 2 em Don Benito-Villanueva, 2 em Plasencia, 1 em Llerena e 1 em Coria.

Do total de casos graves, 31, foram internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), enquanto os restantes 65 foram atendidos no serviço geral.

Setenta e cinco destes doentes (75,8 %) não estavam vacinados contra o vírus da gripe, apenas catorze o tinham feito (14,1 %), quanto ao restante dez casos nada consta.

Por faixas etárias, os grupos mais afectados são pessoas de 50 a 59 anos (24 casos,24,2 %), seguido de 70 a 79 anos (18 casos, 18,2%), os de 40 a 49 anos e 60 a 69 anos (em ambos 14 casos, 14,1 %), com mais de 80 anos (10 casos, 10,1 %). Em todos os casos el vírus causador da infecção foi de tipo A, 73 de eles com o subtipo nH1N1, 25 com o subtipo H3, e um caso sem identificar.

Segundo nota de imprensa da Junta da Extremadura, a onda epidémica de gripe começa a descer em toda a região. 


Em Portugal a Linha da gripe encerra um mês depois de ter sido criada

Os trabalhadores da Saúde 24 denunciaram hoje que a recém-criada Linha da Gripe encerra em Março e que os 63 enfermeiros contratados para este serviço, com quatro dias de formação, ficarão a substituir os 150 que foram despedidos.

"A Linha da Gripe é tão sazonal como a doença, segundo a empresa Linha Cuidados de Saúde [LCS], que planeia encerrar o serviço menos de um mês depois de tê-lo aberto", diz em comunicado a comissão informal de trabalhadores da Linha Saúde 24.

Sem comentários:

Enviar um comentário