domingo, 9 de fevereiro de 2014

Alentejo - Comidas d’azeite para saborear em Marvão


O Município de Marvão organiza a 9ª edição das “Comidas d`Azeite”, com uma quinzena inteiramente dedicada aos comeres do Lagar, sob a chancela da marca “Marvão Bom Gosto”. De 9 a 23 de Fevereiro, as ementas dos 16 restaurantes aderentes vão apresentar pratos tradicionalmente confeccionados com o azeite de Marvão.

No concelho, onde existem extensas áreas de olival, a azeitona, nomeadamente a variedade “galega”, é essencialmente utilizada para produzir azeite de qualidade, sendo ainda hoje uma importante fonte de rendimento para muitos marvanenses. Com a realização deste evento, o Município pretende homenagear esses produtores e dinamizar a economia local, aliando o turismo à gastronomia.

Reconhecido como valiosa fonte de saúde e largamente apreciado pela sua versatilidade na gastronomia, o azeite é a base dieta mediterrânica e fundamental para uma alimentação equilibrada.

O arranque das “Comidas d’ Azeite” está marcado para o dia 9 de Fevereiro, com a realização de um Mercado de Produtos Locais (11h) e do tradicional almoço convívio (13h), servido no recinto das festas do Porto da Espada, com a colaboração da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”.
Da ementa fazem parte, o queijo fundido com azeite e ervas aromáticas, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, ou a tiborna do Lagar.

No âmbito das “Comidas d’Azeite”, será também inaugurada a Exposição de Fotografia “Irrealidades II”, de Fernando Algarvio. Este ano, a animação do evento estará a cargo do Grupo de Cantares “Aguarela do Divor e Igrejinha”.

Sem comentários:

Enviar um comentário