segunda-feira, 12 de março de 2012

Esperança – Poda excessiva de jovens árvores motiva protestos

Nos últimos dias tem-nos chegado diversos alertas chamando a atenção para podas abusivas de árvores ornamentais, com destaque para a zona do Campo de Jogos de Esperança, área da antiga estação da CP de Santa Eulália e ainda junto á Piscina Municipal de Arronches.

Embora não tenhamos conhecimento do motivo que esteve na origem da maioria destas podas, que no caso de Santa Eulália apenas lhe deixou os troncos, conseguimos ainda apurar que a poda efectuada na freguesia de Esperança e que mutilou excessivamente algumas árvores ainda muito jovens do Campo de Jogos, foi executada a mando da EDP de forma a acautelar o futuro as linhas eléctricas, isto a aquando do crescimento dessas árvores.

Sabemos que podar árvores não é algo fácil. Exige conhecimento, técnica e ferramentas adequadas. Além disso, exige avaliação criteriosa, para saber se uma dada árvore realmente precisa ser podada ou não. No geral, uma árvore fica mais saudável sem podas. Mas, por tradição ou desconhecimento, as pessoas pensam que devem podá-las periodicamente.

Esta prática muito criticada quando praticada em excesso nas árvores ornamentais de parques e jardins acaba por privar os utilizadores desses espaços de sombra e ainda por prejudicar a saúde e qualidade das árvores.
Segundo O biólogo Jorge Paiva, “As pessoas parecem ignorar que as árvores crescem e que têm raiz, assim como árvores mutiladas perdem tanto a função de sombrear, quanto a de libertar oxigénio, além de ficarem expostas a doenças”.

Para se evitar este cenário triste que motiva quase sempre o desagrado das populações e dos turistas que nos visitam, esperamos que os responsáveis por estas práticas terminem estas acções barbaras e excessivas, para que no futuro possam promover a gestão do arvoredo de forma sustentável e coerente nos espaços públicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário