quinta-feira, 8 de março de 2012

Arronches – Debateu Arte Rupestre da freguesia de Esperança

A Arte Rupestre da Serra de S. Mamede foi o tema abordado numa participada conferencia proferida pelo professor Jorge Oliveira da Universidade de Évora no Centro Cultural de Arronches, na noite passado dia 7 de Março.

A iniciativa que visou chamar a atenção para este importante património histórico existente na freguesia de Esperança, teve inicio pelas 14h30, com uma palestra no Agrupamento de Escolas da B2,3 N ª. Sr.ª da Luz dedicada a alunos e professores desta escola a cargo da Drª Clara Oliveira, da Universidade de Évora (UE).

Com a sala cheia e perante um público atento o professor Jorge Oliveira, numa linguagem acessível proferiu uma brilhante conferencia alertando para a importância deste rico património existente no concelho de Arronches, com um enorme potencial turístico, património este que importa preservar e acautelar de agressões futuras, muitas vezes praticadas por ignorância ou desconhecimento, como se verificou com os trabalhos de terraplanagem de terrenos para a cultura de vinha na zona de Vale do Junco e Igreja dos Mouros, onde poderiam ter sido preservados vestígios existentes como as enormes pedras dos "bezerros d'oiro", ” um elemento que certamente se integrava e contribuía para valorizava o projecto agrícola ali desenvolvido.

O professor chamou ainda a atenção para o Outeiro das Pratas, local com vestígios rupestres onde se procede à construção de uma adega.

De referir que o professor Jorge Oliveira e a sua equipa vêm desenvolvendo o projecto “ARA - Arte Rupestre de Arronches”, aprovado pelo IGESPAR, que teve inicio em 2009 com o estudo dos Abrigos dos Gaivões e Igreja do Mouros e trabalhos arqueológicos na Gruta do Louções e no Abrigo Pinho Monteiro. Com o levantamento topográfico das grutas, localização dos painéis decorados, fotografia e decalque directo e indirecto dos pictogramas.

No Abrigo Pinho Monteiro (serra do Cavaleiro) decorreram sondagens arqueológicas que permitiram datar com precisão as fases de ocupação do local, com um resultado surpreendente dada a antiguidade da ocupação do local.

No decurso dos trabalhos aqui desenvolvidos a vinda de uma equipa de Física Nuclear da Universidade da Extremadura (Badajoz) analisou a composição química das pinturas. Esta mesma equipa já em 2009 tinha efectuado análises da composição química das pinturas do Abrigo dos Gaivões cujos resultados, ainda parciais, parecem sugerir que o aglutinante dos diferentes óxidos minerais que fixou as pinturas foi urina.

Paralelamente aos estudos das grutas já anteriormente conhecidas, a equipa de Arqueologia da Universidade de Évora com a colaboração da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Esperança e ainda de habitantes da zona, como o saudoso José António Araújo, grande conhecedor da zona (recentemente falecido), veio identificando desde 2009 mais dez abrigos com pinturas rupestres.
Com estes resultados pode-se já afirmar que a freguesia da Esperança, no concelho de Arronches, possui a maior concentração de arte rupestre esquemática pintada da Península Ibérica.

Esta conferência teve a organização da Associação Terrimponete e colaboração da Câmara Municipal de Arronches e Agrupamento de Escolas da B2,3 N ª. Sr.ª da Luz




























































































Sem comentários:

Enviar um comentário