terça-feira, 27 de março de 2012

Portalegre - “Vizinhos Selvagens” em exposição no Castelo

"Vizinhos Selvagens” é o título da Exposição de Fotografia de Bruno Calha, que será inaugurada dia 29 de Março, pelas 18h00, no Castelo de Portalegre. A Mostra estará patente até 11 de Maio de Terça-Feira a Domingo das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Bruno Calha, www.brunocalha.com, natural de Portalegre, dá a conhecer algumas das espécies selvagens do Parque Natural da Serra de S. Mamede, que as pessoas não têm tempo suficiente para conseguirem apreciar ou observar e existem nesta área geográfica.

“Vizinhos Selvagens” conta com 20 fotografias e cativa o olhar do público para a beleza das imagens existentes e para o momento ou raridade das espécies, incentivando os visitantes desta exposição a preservar os espaços verdes, bem como os seus animais. Para o autor “ Estes animais convivem diariamente com o ser humano habituado a estilos de vida abusivos contra a natureza. Nesta mostra espero poder sensibilizar as pessoas para a beleza destas espécies e para a importância da preservação do ambiente da Biodiversidade.

Para Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, “Vizinhos Selvagens” será uma exposição muito enriquecedora para todo o público, pois dará a conhecer os animais selvagens existentes no nosso Parque Natural, e que a maioria das pessoas não conhece, nem sabem que existe. É uma forma de conhecermos mais um pouco da nossa flora e da nossa fauna, que é tão bela e singular e que valoriza o nosso património natural.”

“Fotografia de Natureza” – Serviço Educativo do Castelo de Portalegre

Workshop de Iniciação à Fotografia de Natureza – 1 de Abril
Em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede, é possível libertar a imaginação fotografando a variada fauna e flora existente.
Esta actividade tem como objectivo a iniciação à fotografia de natureza, conhecer técnicas de aproximação aos animais e técnicas de fotografia, praticar no campo alguns dos conhecimentos adquiridos em sala, desenvolver o gosto pela natureza e sua preservação e aprender a manusear equipamentos fotográficos.

Informação sobre o Workshop:

09h30 às 13h00 (Sessão em sala)
15h00 às 18h30 (Saída de Campo)
Público-alvo: Público em Geral
Participação Gratuita (não inclui alimentação, deslocações, ou seguro pessoal)
Local: Galeria de Exposições Temporárias do Castelo – Rua Luís Barahona, Portalegre
Coordenadas: 39°17’27.99″N / 7°25’49.15″W
Inscrições: até 30 de Março para
brunocalha@gmail.com ou +351 96 46 11 698.

Sensibilização para a fotografia de natureza e preservação da Biodiversidade do PNSSM – 5 Abril e 3 de Maio.

Bruno Calha fará uma visita guiada à exposição e uma apresentação com videoprojector com o objectivo que os alunos tomem contacto com a fotografia de natureza, conheçam alguns dos animais existentes no Parque Natural da Serra de São Mamede e desenvolvam o gosto pela natureza e pela sua preservação.

No final será proporcionado um pequeno debate de troca de ideias acerca do tema, bem como esclarecimento de dúvidas e mostra de equipamentos fotográficos.

Informação sobre a Actividade:

10h00
Público-alvo: Alunos de 3º Ciclo e Secundário
Inscrições:
brunocalha@gmail.com
+351 96 46 11 698
+351 245 307 445

Sobre o Autor

Bruno Calha, fotógrafo de natureza, nasceu em 1981 em Portalegre, na freguesia de Reguengo situada em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede. Formado em Contabilidade e Auditoria, usa a fotografia como hobby e veículo para impulsionar a preservação da nossa biodiversidade.

A fotografia surge com a utilização de uma máquina de filme durante a sua infância, desenvolvendo-se muito mais tarde em 2006, após a entrada no “mundo” das DLSR e a frequência do primeiro curso de fotografia.

Actualmente é Presidente da primeira Associação de Fotografia de Natureza (Natugrafia.com), no nosso país, e desenvolve grande parte dos seus trabalhos em Portugal, com maior ênfase no Parque Natural da Serra de S. Mamede (Portalegre).

Sem comentários:

Enviar um comentário