quinta-feira, 29 de março de 2012

Arronches – Conferência Arte Rupestre Cubana

A Arte Rupestre da ilha de Cuba esteve em destaque no passado dia 28 de março, em Arronches numa brilhante e participada palestra do Prof. Racso Fernández Ortega, chefe do Departamento de Arqueologia do Instituto Cubano de Antropologia.

O prof. Racso Fernández Ortega deslocou-se ao concelho de Arronches a convite da Associação Terraimponente, para conhecer a Arte Rupestre existente na freguesia de Esperança, sendo acompanhado à Lapa dos Gaivões e abrigo Pinho Monteiro na serra do Cavaleiro, por elementos da Terraimponente e pelos Dr. Jorge Oliveira, João Ricardo e professora Clara Oliveira.

No decorrer da conferencia que teve lugar pelas 21h30 no Centro Cultural de Arronches, Racso Ortega deu a conhecer a “Arte Rupestre Cubana” que começou a ser estudada em 1889 por Pinart, A. L, falou com paixão do rico património Rupestre do seu país e mostrou locais emblemáticos como as grutas da Sierra de los Órganos (Pinar del Rio), ou o dólmen de Taguasco.

João Santos e Dr. José João Ricardo, da Associação Terraimponente apresentaram a iniciativa e deram a conhecer projetos futuros da Associação, o vereador da cultura, Dr. José Bigares felicitou a organização pela iniciativa e a disponibilidade do prof. Racso Ortega por partilhar com os arronchenses os seus conhecimento nesta matéria.
Por último o Prof. Jorge Oliveira da U.E, grande conhecedor e estudioso da Arte Rupestre na Serra de S. Mamede e em particular na freguesia de Esperança, para além de ter feito uma breve apresentação do ilustre orador cubano, voltou a referir a importância de preservar o rico património Rupestre existente no concelho de Arronches.

No final da conferência a senhora presidente de Câmara, Eng. Fermelinda Carvalho, felicitou o Prof. cubano pela sua brilhante apresentação, fazendo-lhe a entrega de algumas lembranças do concelho de Arronches, assim como José Louro, presidente da Junta de Freguesia de Assunção.

A organização do evento foi da Associação Terraimponente com o apoio do Município de Arronches e Juntas e Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros.

Para saber mais sobre a Arte Rupestre Cubana pode aceder:
http://www.rupestreweb.info/cubano.html



















































Sem comentários:

Enviar um comentário