
Os 16 funcionários que ali laboram vão ser distribuídos por outras Pousadas do Grupo Pestana.
De referir que em Junho do ano passado, Conceição Costa e Sousa, directora regional das Pousadas do Alentejo, em entrevista ao programa “Ponto de Vista” da Rádio ELVAS, dizia que a Pousada de Elvas estava a atravessar “sérias dificuldades” e recordava que o último ano em que a Pousada de Elvas tinha apresentado um saldo positivo nas contas remontava a “2005”, sendo que no ano seguinte, em 2006, a unidade hoteleira apresentava um saldo negativo na ordem dos “7 mil euros” e em 2009 de “203 mil euros” e em 2010 teve um prejuízo de “170 mil euros”.
Um pouco de história: Pousada de Santa Luzia
A primeira destas Pousadas, a ser construída foi a “Pousada de Santa Luzia”, em Elvas localidade conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1166. Inaugurada em 19 de Abril de 1942, é o que agora se chama uma pousada regional. O projecto desta pousada foi da responsabilidade do arquitecto Miguel Jacobetty Rosa. Oferecia 6 quartos duplos aos viajantes e visitantes de Elvas. Os arranjos interiores iniciais estiveram a cargo dos Serviços de Turismo e Serviços Técnicos do Secretariado da Propaganda Nacional. Nesta data a concessão foi entregue ao poeta alentejano Joaquim Azinhal Abelho.
Na sequência da Nota Oficiosa de Março de 1938, em que o Presidente do Conselho Dr. Oliveira Salazar, incluía no elenco de obras a realizar a tempo das celebrações centenárias de 1940, o estabelecimento de certo número de pousadas em recantos provincianos, o “Ministério das Obras Públicas e Comunicações” (MOPC) encarregava os arquitectos Rogério de Azevedo e Miguel Jacobetty Rosa do estudo desta nova tipologia, ficando desde logo estabelecida a distribuição geográfica dos equipamentos. Rogério de Azevedo ficaria encarregue das propostas para a Serra do Marão e Santo António do Serém, ficando Jacobetty Rosa encarregue dos estudos de Elvas e São Brás de Alportel. Entre estudo, projecto
Estas pousadas, inseriram-se no projecto de criação de uma rede nacional de pousadas regionais, com o fim de dinamizar a oferta turística nacional. Tratava-se de «criar em cada pousada, com a sua originalidade e as características próprias de cada região, uma atmosfera caseira e sem luxos, um ambiente calmo, familiar e português».
Esta iniciativa sob a direcção de António Ferro, do “Secretariado da Propaganda Nacional” (SPN), criado em 25 de Setembro de 1933, que a partir de 1944 mudou de designação para Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo (SNI), incluiu também a criação da revista "Panorama", em 1941, na qual se iam promovendo a edição de vários roteiros e guias turísticos em diversas línguas.
Fonte/ Rádio Elvas
Sem comentários:
Enviar um comentário