domingo, 31 de janeiro de 2010

Futebol - Resultados e classificações das equipas de Arronches

O Mosteirense foi esta tarde de Domingo a Portalegre jogar no Campo dos Assentos, com a sua equipa algo desfalcada não conseguiu ganhar ao Portus Alacer, tendo a partida terminado com o resultado de Portus Alacer 2 – Mosteirense 1.
Com um pouco mais de sorte o Mosteirense poderia ter chegado ao empate ao minuto 43 da segunda parte, altura em que Ricardo Júnior desperdiçou uma excelente oportunidade de golo nesta partida.

Quanto à arbitragem o destaque vai para o excesso de cartões amarelos, com o jogo a terminar com empate quanto a cartões 5 amarelos para ambas as equipas.

Quanto a resultados foram os seguintes:


SERIE A

Esperança vence Montargilense e assume liderança,

Alegrete-0 Alpalhoense-1
Esperança-2 Montargilense-0
Degoladense-3 Portalegrense-2

Classificação

1º-Esperança 10
2º-Degoladense 7
3º-Alpalhoense 7
4º-Montargilense 5
5º-Portalegrense 4
6º-Alegrete 0

Na SERIE B

Santo Amaro e Alter com as vitórias alcançadas hoje continuam na liderança.

Santo Amaro-4 Arronches-0
Portus Alacer-2 Mosteirense-1
Nisa-0 Alter-3

Classificação

1º-Santo Amaro 9
2º-Alter 9
3º-Portus Alacer 7
4º-Mosteirense 6
5º-Nisa 2
6º-Arronches 1

Show Cooking - Chocolate animou Centro Cultural de Arronches

A Formapelativa – Associação para a Formação e Desenvolvimento Regional levou esta tarde de Domingo dia 31 de Janeiro a efeito o "Show Cooking – Chocolate" que decorreu no Auditório do Centro Cultural de Arronches pelas 16h00, com o Chefe Luís Arguelles.

Nesta acção promovida em Arronches pela Formapelativa e que encheu por completo o Auditório do Centro Cultural, puderam participar todas as pessoas interessadas, que tiveram oportunidade para descobrir com o grande Chefe Pasteleiro Luís Arguelles as doces tentações do chocolate.

No final todos os assistentes deste Showcooking tiveram oportunidade de se deliciar com Bombons de Baileys, Trufas de Chocolate Negro e ainda Chocolate quente.

A organização deste evento foi da FA-Foormapelativa - Associação para o Desenvolvimento Regional, com o apoio da Câmara Municipal de Arronches.





































sábado, 30 de janeiro de 2010

XI Raide Hípico de Santa Eulália com vencedor espanhol

Decorreu ao longo de todo o dia de hoje 30 de Janeiro o XI Raide Hípico de Santa Eulália, com quase oitenta participantes, oriundos da vizinha Espanha e de Portugal, a edição 2010 da iniciativa conta com duas provas pontuáveis para o II Troféu Ibérico.

O cavaleiro espanhol Salvador Garrido, de Jerez de la Frontera, foi o vencedor absoluto do XI Raide Hípico "Luís Tello Barradas”, além de ganhar a prova internacional de uma estrela, na extensão de 80 quilómetros, Salvador Garrido conquistou o Troféu Ibérico.

Nos lugares imediatos de destaque, a prova principal teve os concorrentes seguintes: 2º Ivan Gaspar (Elvas), 3ª Glória Bote (Badajoz), 4ª Maria Cruz (Elvas) e 5º João Raposo (Portalegre).

À lista de vencedores do XI Raide "Luís Tello Barradas”, junta-se ainda a elvense Ana Barbas, que triunfou na prova de 80 quilómetros, de velocidade controlada, realizada em simultâneo com o raide internacional de uma estrela. Nos lugares principais, ordenaram-se: 2ª Carlota Albarrán (Badajoz), 3ª Matilde Mateus (Elvas), 4º Luís Pimenta (Elvas) e 5º Carlos Cunha (Portalegre).

Já na prova pequena – o raide de promoção para cavaleiros iniciados – foi ganha pelo jovem portalegrense Nuno Silva, seguido de: 2º Guilherme Castanheira, 3ª Cláudia Castanheira (ambos de Porto Côvo, Sines), 4º Carlos Tomé, 5º Vasco Barradas (Santa Eulália) e 6º Patrício Quaresma (Évora).

Esta XI edição do Raide Hípico "Luís Tello Barradas” foi dos mais participados dos últimos anos. No final da prova visivelmente satisfeitos os cavaleiros referiam a excelente organização deste Raide Hípico de Santa Eulália.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Haiti - Concerto de Solidariedade em Arronches

A Câmara Municipal de Arronches e o Capítulo de Santo António em colaboração com a Paróquia vai levar a efeito um Concerto de solidariedade com o objectivo de ajudar o povo do Haiti.

O Concerto vai ter lugar no Auditório do Centro Cultural de Arronches no próximo dia 05 de Fevereiro (6ª feira), pelas 20h30, participando no mesmo o Grupo Coral da Associação de Solidariedade dos Professores de Portalegre – Orfeão de Portalegre – e ainda o Pianista Italiano Conde Renato Campofreda, que vai interpretar temas de Bach, Mozart e Chopin.

Com um peço único de 5 Euros, os assistentes deste concerto ficam ainda habilitados a 3 prémios, que consistem numa estadia em Islantilha no Sul de Espanha, numa oferta da Empresa Diogo e Matilde S. L.

O sorteio será realizado pelo número de lugares ocupados pela assistência.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Arronches – Show Cooking - Chocolate

A Formapelativa – Associação para a Formação e Desenvolvimento Regional vai levar a efeito o "Show Cooking – Chocolate" que terá lugar no Auditório do Centro Cultural de Arronches no próximo dia 31 de Janeiro de 2010, pelas 16h00 com o Chefe Luís Arguelles.

Nesta acção da Formapelativa promovida em Arronches podem participar todas as pessoas interessadas, uma excelente oportunidade para descobrir com o grande Chefe Pasteleiro Luís Arguelles os segredos do Chocolate.


Chef Luís Arguelles:

De seu nome completo Luís Carlos Leitão Arguelles nasceu em Arronches a 2 de Julho de 1982. Desde cedo revelou interesse pela culinária e, uma vez concluído ensino secundário em 1997, inscreveu-se no curso de Hotelaria e Restauração da Escola Profissional da Região Alentejo de Évora onde sobressaiu como um jovem talentoso e promissor na área da pastelaria.

Em 2003 é contratado como Subchefe de Partida pelo Clube Internacional de Férias de Tróia donde rumará um ano depois para terras algarvias, desenvolvendo, por isso, a tarefa de Subchefe de Partida no São Rafael Suite Hotel de Albufeira desde 2004 a 2007. Nesse mesmo ano de 2007 foi transferido para o Hotel Ritz-Carlton de Sintra. Ali obteve uma formação mais apurada mas, sobretudo, teve a oportunidade de contactar com algumas das mais notáveis figuras da pastelaria mundial o que o levou, um ano depois, até à Itália convertido já em Chefe de Partida do Forte Village Resort de Sardegna.

No mês de Outubro de 2008 entrou a formar parte, na qualidade de Chefe de Pastelaria, da equipa do Alpenhotel Valluga em Zurs am Arlberg (Áustria). Três meses depois, em Janeiro de 2009, encontramo-lo frequentando o curso Total Quality Management ministrado pela Universidade Cornell em Ithaca (Nova Iorque) e, no mês de Julho, o Pastry Summer Campus na École Nationale Superieure de la Patisserie em Yssingeaux (França).

Na actualidade é professor de Pastelaria na Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada nos Açores.

















EDP – Informa que vai efectuar cortes de corrente em Assunção e Mosteiros

A edp comunica que no próximo dia 31 de Janeiro de 2010 (Domingo), prevê o corte de corrente nos seguintes locais e períodos abaixo mencionados:

Freguesia de Assunção. Rua do Telheiro. (das 07h30 às 13h00)

Freguesia de Mosteiros: Sitio Bemposta, Sitio Telhada, Rua do Telheiro, Sitio Mosteiros, Rua do Jardim, Largo do Barulho, Rua Escola, Rua Dr. Jorge Sampaio, Rua de S. Bento, Bairro Municipal, Bairro Novo (das 07h30 às 13h00).

A EDP informa ainda que devido a situações imprevistas, os trabalhos poder-se-ão prolongar até ás 15h00.

Por motivos de segurança e dado poder haver necessidade de proceder a ensaios ou ser feito o restabelecimento antecipado, as instalações deverão ser consideradas permanentemente em tensão.

Jornal Notícias de Arronches – Destaques da última edição

O Jornal Notícias de Arronches nº 84, de Janeiro de 2010 destaca nesta edição: Assembleia Municipal aprovou Orçamento para 2010, Inverno Branco em Arronches, Arronchenses empreendedores, O Café Lusitano, Excertos Etnográficos de Arronches (I) – A Forca, Cantar as Janeiras, “in Memoriam” de Engº Roberto Mileu, Reservatório de água no Jardim do Fosso, Prova de duatlo volta a Arronches, Forcados de Arronches em Espanha, O Concelho de Arronches na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Ná página do Desporto da responsabilidade de Bruno Carrilho e Ricardo Tavares os temas fortes são o futebol concelhio e o Rali Dakar Argentina –Chile.
Na contra capa do Notícias de Arronches o destaque vai para “Autarcas visitam obras no Concelho”.

Estas e outras notícias poderão ser lidas no jornal que está disponível em Arronches e concelhos limítrofes.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jornal Alto Alentejo - última edição



Destaques da última edição do Jornal Alto Alentejo nº 163 de 27 de Janeiro de 2010

"Ágora" de Alejandro Amennábar - Adiado em Arronches

Devido a problemas com a distribuidora do filme "Ágora", dado o sucesso que este filme vem obtendo nas principais salas de cinema portuguesas não foi possível facultar uma cópia do filme para exibição no próximo Sábado, dia 30 de Janeiro, como estava agendado na programação da Agenda Cultural do Município.

Pelo informamos que o mesmo foi substituído pelo filme "Amor por acaso", protagonizado por Aaron Eckhart e Jennifer Aniston.

Aguarda-se para breve a exibição “Ágora”, o filme de Alejandro Amenábar em Arronches.

Arronches acolheu pintura de Francisco Félix

Terminou hoje ao fim da tarde a exposição Recordações do pintor Francisco Félix, que esteve aberta ao público de 22 de Dezembro a 27 de Janeiro na sala de exposições do Centro de Educação Ambiental de Arronches.

No decorrer do Porto de Honra oferecido ao pintor e entidades convidadas a senhora Presidente da Câmara, Eng.ª Fermelinda Carvalho e o Vereador da Cultura Dr. José Bigares, agradeceram ao pintor Francisco Félix por ter vindo de Alter do Chão mostrar a sua arte em Arronches, manifestando ainda a disponibilidade da autarquia no apoio aos artistas da região na divulgação das suas obras.

Associaram-se a esta cerimónia muitos amigos de Francisco Félix, vindos de Alter do Chão ou de Portalegre, como os conhecidos fotógrafo, Rui Neves e Professor Ribeirinho Leal, figura ilustre e conhecida da Rádio Portalegre.

O Pintor Francisco António Félix, nasceu a 22 de Agosto de 1958, em Alter do Chão, local onde reside actualmente. Trabalhou na Coudelaria de Alter do Chão, encontrando-se actualmente no Quadro de Mobilidade Especial.

Iniciou-se na Pintura por sentir gosto e aptidão para a expressão plástica. Para enriquecer e valorizar o seu trabalho, veio aprofundar os seus conhecimentos, em 1980, com a Sr.ª Deolinda Leitão Chamiço H. Alves Bento.

A pintura é a sua actividade de lazer. É na pintura a óleo que a componente estética surge valorizada, através das cores quentes dos motivos alentejanos que usa nos seus trabalhos.

Do seu currículo constam inúmeras exposições efectuadas um pouco por todo o Distrito de Portalegre.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Memórias da Reforma Agrária: “ a terra a quem a trabalha” passados 35 anos


A rádio Voz da Planície (Beja), destaca a importância que o dia de hoje, 26 de Janeiro, teve há 35 anos anos para milhares de pessoas, sobretudo no Alentejo, mas também em muitas outras regiões do país. Neste dia, em 1975, realizou-se em Beja, na Sociedade Capricho Bejense um plenário de delegados do Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas do Distrito de Beja que deu, se assim se pode dizer, "o pontapé de saída" na Reforma Agrária que, no seu auge, envolveu mais de 50 mil trabalhadores agrícolas e mais de um milhão de hectares.

O Arronches em Notícias não podia deixar de assinalar a comemoração dos 35 anos daquele que foi um dos períodos da história nacional recente que marcou decisivamente, e por consequência, a história do Alentejo: a Reforma Agrária.

Pelo facto, dedicamos este texto a todos aqueles que lutaram na tentativa de trazer melhores dias para os campos de Portugal, e mais concretamente para os campos do Sul, e também a todos aqueles que apanhados pelas circunstâncias históricas do atraso da agricultura portuguesa com milhares de hectares abandonados ou simplesmente transformados em reservas de caça, acabariam por ver as suas propriedades ocupadas.

Em Arronches a Reforma Agrária também teve a sua história, embora essa mesma história ainda esteja por fazer, amada por uns e odiada por outros, ainda é um tema difícil de abordar.
O pouco que foi publicado alusivo ao concelho de Arronches poderá ser encontrado no livro “Reforma Agrária no Distrito de Portalegre – textos e entrevistas, 1978”, do escritor e publicista António Navarro.


A Reforma Agrária é marcada pela frase “a terra a quem a trabalha”, bem como pelas ocupações de terras, nacionalizações de herdades e expropriações das mesmas, sendo considerada por muitos como o período mais difícil do processo revolucionário, onde era normal ocorrerem manifestações, verem-se paredes caiadas com ameaças e condenações à morte, embora segundo consta nunca nenhuma tenha ocorrido.

A agricultura portuguesa até à Revolução dos Cravos não tinha uma participação activa a nível político, pois nem sequer existia um reconhecimento ministerial estando inserida no Ministério da Economia como Secretaria de Estado da Agricultura.
Depois da revolução, é então criado o Ministério da Agricultura, surgindo com este os “centros de reforma agrária”, e com o Decreto-Lei n.º 236-B/76 de 5 de Abril de 1976, nasce a Zona de Intervenção da Reforma Agrária (ZIRA), a qual abrangia os distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal, parte do sul do distrito de Castelo Branco e de Santarém, bem como dois concelhos de Lisboa e as freguesias do distrito de Faro confinantes com o distrito de Beja.

No entanto, as ocupações de terras começaram a emergir, e para Afonso de Barros estas ocupações dividiram-se em três fases: a 1.ª - de fins de 1974 até Julho de 1975; a 2.ª - em pleno “Verão Quente” de 1975; e a 3.ª - de princípios de Outubro de 1975 até Dezembro do mesmo ano.

A 1.ª fase caracteriza-se pela ocorrência das primeiras ocupações de terras, quando há um agravamento do desemprego sazonal. É precisamente aqui que existe alguma controvérsia à volta de qual terá sido a primeira a ser ocupada. E se para o ex-governador civil de Évora, Alves Pimenta, a primeira ocupação surgiu na Herdade de Pombal (distrito de Évora), já para António Barreto ocorreu na Herdade do Outeiro ou Herdade do “Zé da Palma” (concelho de Beja).

Na 2.ª fase o movimento de ocupação de terras tem a sua maior expressão, e os trabalhadores apoiados pelo PCP e pelo MFA, assumem claramente a sua intenção de modificar as relações de propriedade e de produção.

Durante a 3.ª fase do movimento ocupam-se cerca de 60% do total das terras a expropriar, finda o período revolucionário que ficou conhecido como PREC e nascem as Unidades Colectivas de Produção (UCP).


Fontes: Rádio Voz da Planície, Revista Alma Alentejana, Blog A Cinco Tons.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

“Ágora" o novo filme de Alejandro Amenábar em Arronches

"Ágora", o novo filme de Alejandro Amenábar pode ser visto este Sábado dia 30 de Janeiro de 2010 pelas 21h30 no Centro Cultural de Arronches. Um excelente filme que promete muita acção transportada para o Antigo Egipto e conduzida por um triângulo amoroso interpretado pela oscarizada Rachel Weinz no principal papel

Recuemos até ao século IV, estamos no Egipto então dominado pelo Império Romano. A acção desenrola-se com o despoletar de Violentos confrontos sociais e religiosos que invadem a cidade de Alexandria e ameaçam a famosa Biblioteca.

E é ai que encontramos Hypatia, uma talentosa astrónoma abraçada no objectivo de salvar os documentos do Mundo Antigo...Com a ajuda dos seus discípulos, o inteligente e previligiado Orestes e Davus, o seu escravo com o dilema entre o amor pela mestre ou pela liberdade.

Três personagens, um triângulo amoroso secreto entre os dois homens que disputam o amor de Hypatia.

Um filme assinado pelo oscarizado realizador Alejandro Amenábar de "Mar adentro" e "Os Outros" e com os desempenhos da vencedora do óscar Rachel Weisz, Max Minghella e Oscar Isaac.

A não perder em Arronches no próximo sábado dia 30 Janeiro.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Barbacena reviveu tradição dos milagrosos bolos de S. Sebastião

Barbacena festejou esta tarde de Domingo dia 24 de Janeiro S. Sebastião com eventos religiosos e cerca de 200 kg de milagrosos bolinhos.


A procissão teve início pelas 14h00 e foi acompanhada pela prestigiada Banda de Música 14 de Janeiro da cidade de Elvas, reunindo a mesma centenas de devotos de S. Sebastião. Finalizada a procissão que percorreu as principais artérias de Barbacena, procedeu-se no Largo do Pelourinho à venda dos afamados e milagrosos bolinhos de S. Sebastião, que dada a grande procura e como dizia uma senhora no local “nem deram pra missa a metade”, esgotando em pouco tempo.
O preço era acessível com cada embalagem a ser vendida a 1 euro e o lucro a reverter a favor da Paróquia local.

Segundo esta tradição que já é secular em Barbacena. Diz que “quem comer os bolos de São Sebastião gozará de boa saúde o resto do ano”.


A história remonta à altura do Conde de Barbacena, em 1816. Naquela altura terá havido uma epidemia de varíola nas crianças. A maleita era então designada de Bexigas, doença que deixava as crianças cheias de bolhas, com aparência de pequenas bexigas, mas livres dessas e de outras maleitas graças à intervenção divina de S. Sebastião.


Deixamos algumas imagens desta manifestação religiosa das gentes de Barbacena.




















































******************************************************************************

Concerto da Banda 14 de Janeiro Nas Festividades de São Sebastião.

http://www.youtube.com/watch?v=cix4Nep_JTk































sábado, 23 de janeiro de 2010

Arronches - Vox Angelis em tributo a Amália Rodrigues

O muito público que hoje dia 23 de Janeiro se dirigiu ao Centro Cultural de Arronches pode assistir a um espectáculo musical de grande qualidade de tributo a Amália Rodrigues. “Amália Sempre – 10 anos da Morte” foi título do concerto interpretado pelo Grupo “Vox Angelis”, com o qual a Câmara de Arronches homenageou a grande diva do fado que levou o nome de Portugal aos quatro cantos do Mundo.

Amália da Piedade Rodrigues, nasceu a 23 de Julho de 1920 em Lisboa e morreu a 6 de Outubro de 1999, precisamente há 10 anos. Foi considerada a maior fadista portuguesa de todos os tempos, mas também actriz; tomada como o expoente máximo do Fado, comummente aclamada como a Voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX, está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses mais ilustres. Este Concerto, com os principais Fados de Amália Rodrigues, pretende recriar o ambiente musical dos anos 40 até aos anos 80, uma história do Fado, seleccionados os mais conhecidos e mais tristes. É, pois, um concerto profundo, extremamente melancólico, mas enraizadamente português.

Neste espectáculo marcadamente intimista, concebido como de câmara, foram interpretadas principalmente as seguintes obras: Lágrima (Amália Rodrigues,Carlos Gonçalves), Ai Mouraria Amadeu do Vale, Frederico Valério), Ai, Quizesse Deus (Rei Dom Diniz, Fontes Rocha), Partindo-se (Roiz Castelo Branco, Alain Oulman), Foi Deus (Alberto Janes), Espelho Quebrado (D. Mourão-Ferreira, Alain Oulman), Verde Pino, Verde Mastro (Alexandre O’Neill, Alain Oulman) Passatempo (Artur Paredes), Bachiana Brasileira Nº5 (Heitor Villas-Lobos), Variações e Temas (Carlos Paredes), Trova do Vento que Passa (Manuel Alegre – Alain Oulman), Cuidei que tinha Morrido (Pedro Homem de Melo – Oulman), Gaivota (Alexandre O’Nill – Oulman) e Vocaliso (Reflexão do ADEUS).

Emotivo jogo do Arronches e Benfica acabou em empate por erro do árbitro

O Arronches e Benfica recebeu esta tarde de sábado dia 23 de Janeiro o Sport Nisa e Benfica, com quem veio a empatar por 3 bolas no Municipal de Arronches.

O jogo decorreu numa tarde bastante fria em Arronches, com a equipa de Nisa a dominar nos minutos iniciais da partida chegando em pouco tempo ás duas bolas a zero.
Após ter sofrido o segundo golo o Arronches e Benfica, acabaria por despertar para o jogo, iniciando o marcador com um golo de grande penalidade marcado por David.

Na segunda parte a equipa do Arronches e Benfica foi sem dúvida quem mais atacou tendo inclusive forçado o Sport Nisa e Benfica a recuar no terreno, tendo empatado logo aos primeiros minutos da segunda parte com um golo de Dias, tendo surgido aos 28 minutos da segunda parte o 3 golo do Arronches e Benfica, por marcação de Gato.
Já na parte final da partida na origem de um erro do árbitro António Matias, o mesmo decidiu-se pela marcação de grande penalidade contra o Arronches e Benfica, depois de considerar ter havido mão na bola, quando na realidade a mesma bateu no peito de Gato. Partida com notória influencia no resultado por parte da equipa arbitragem o jogo terminou com um empate a 3 bolas.

Um resultado ingrato para a equipa de Arronches que jogou mais e melhor merecendo ter ganho este jogo.

Série A

Alpalhoense 3 - Esperança 3

1º-Esperança 7 pontos

Série B

Alter2 - Mosteirense 3

2º-Mosteirense 6 pontos
Arronches 3 - Nisa 3

6º-Arronches 1 ponto











sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Câmara de Arronches promove visita a obras e equipamentos do concelho.

A Câmara Municipal de Arronches vai realizar, amanhã dia 23 de Janeiro de 2010, sábado, uma visita ás obras que estão a decorrer no concelho.
Uma iniciativa inserida no âmbito da proximidade que o executivo municipal está a promover.

No decorrer desta visita guiada, os autarcas e entidades convidadas para o efeito vão ter oportunidade de ver obras de saneamento, estradas, intervenções em edifícios públicos, entre outras.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ministra da Cultura encontra-se com autarcas do Alentejo

A Câmara Municipal do Crato é anfitriã da deslocação da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, ao concelho do Crato, na próxima sexta-feira, 22 de Janeiro, onde promove um Concerto de Ano Novo, pelas 18.30h, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, pela Orquestra do Conservatório de Portalegre.

Acompanhada por Aurora Carapinha, recentemente empossada como Directora Regional de Cultura do Alentejo, pelo Presidente da Câmara Municipal do Crato, João Teresa Ribeiro e ainda por diversos agentes culturais da Região, a deslocação da Ministra da Cultura ao concelho do Crato é o pretexto para um primeiro encontro com todos os autarcas do Alentejo, que estão convidados para este Concerto do início do novo ano e para um beberete protocolar que lhe está associado e que se realizará no empreendimento turístico do Concelho, a “Casa do Largo”.
Fonte: Município do Crato

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A primeira reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Arronches está marcada para, 25 de Janeiro em Esperança, no edifício da Junta de Freguesia local.
Com esta descentralização das suas reuniões quinzenais o executivo camarário pretende
promover uma maior participação dos munícipes em todas as freguesias do concelho de Arronches.

No edital agora tornado público pela Autarquia é referido, “Tendo em vista aproximar os munícipes das decisões que lhes dizem respeito, deliberou, em reunião de 11 do mês em curso, realizar as suas reuniões ordinárias de forma desconcentrada, passando a reunir de forma alternada entre a sede do concelho e as freguesias rurais, ou seja, Assunção – Esperança - Mosteiros e assim sucessivamente, conforme a calendarização para o ano em curso”.

Veja calendarização - Click na imagem para ampliar

Trabalhadores da Câmara de Nisa exigem direito à valorização profissional

Cerca de 50 trabalhadores da Câmara de Nisa concentraram-se hoje em frente aos Paços do Concelho para exigir o direito à sua valorização profissional e estabilidade, numa iniciativa apoiada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local. António Carreiras, dirigente do STAL, explicou que o protesto surgiu na sequência de uma tomada de posição “contrária” dos vereadores da oposição (PS e PSD) naquele município alentejano, liderado em minoria pela CDU. De acordo com o sindicalista, os vereadores da oposição “opõem-se à dotação das verbas necessárias, no orçamento da câmara para este ano, para a mudança de posicionamento remuneratório, por via da opção gestionária, de 49 trabalhadores". António Carreiras explicou ainda que os vereadores do PS e do PSD "recusam também a criação de postos de trabalho" no Mapa de Pessoal para o ano de 2010 referentes a contratos de trabalhadores, cuja duração ultrapasse os cinco anos.

Fonte: Diana FM

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

III Passeio de BTT Vicentino

No passado dia 17 de Janeiro, a Secção de BTT do Clube Columbófilo Arronchense, esteve presente no III Passeio de BTT Vicentino, que se realizou em São Vicente (Elvas). O passeio contou com a presença de cerca 40 atletas, que efectuaram um percurso de aproximadamente 45 km, tendo o mesmo decorrido em grande parte junto ás margens da Barragem do Caia, um percurso bonito mas difícil em parte devido à muita chuva registada nos últimos dias. O ritmo foi ainda um pouco forte para um passeio de BTT, o que deu origem ao muito desgaste do material, incluído uma corrente partida na bike do Canhão.

No final do passeio o O Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, Luís Grilo, referia que “este tipo de iniciativas são sempre positivas para ocupar os jovens”. “Damos o apoio logístico e necessário a estes jovens e a outras associações, só tenho pena que estas actividades não se realizem todos os fins-de-semana”.

Após o término seguiu-se o almoço e uma tarde bem passada entre os participantes deste III Passeio de BTT Vicentino.











Secção de BTT de Elvas

Barbacena festeja S. Sebastião com 200 kg de milagrosos bolos

É já no próximo domingo dia 24 de Janeiro que Barbacena festeja S. Sebastião com milhares de bolinhos feitos para a festa.

Segundo a organização que está a trabalhar em colaboração com a população, em especial com os mais idosos da freguesia, que desde o passado dia 9 de Janeiro trabalham na confecção de cerca de 200 kg de bolos, que depois serão vendidos no decorrer da festa.
Segundo esta tradição que já é secular. Diz que quem comer os bolos de São Sebastião gozará de boa saúde o resto do ano.

A história remonta à altura do Conde de Barbacena, em 1816. Naquela altura terá havido uma epidemia de varíola nas crianças. A maleita era então designada de Bexigas, doença que deixava as crianças cheias de bolhas, com aparência de pequenas bexigas.
A festa, vai decorrer no Largo do Pelourinho da freguesia, e como habitualmente se as condições meteorológicas forem favoráveis com a participação de largas centenas de romeiros que não deixarão de marcar presença para adquirirem os "milagrosos" bolos.
Cada embalagem é vendida a 1 euro e os lucros da venda revertem a favor da Paróquia local.


Do programa da Festa consta uma procissão seguida da actuação da Banda 14 de Janeiro de Elvas, a partir das 14h00.


Uma boa sugestão de fim-de-semana com uma visita a Barbacena e a participação nesta singular e doce romaria dedicada a S. Sebastião.
*******************************************
Foto: Igreja de S. Sebastião retirada de do Blog "Entre Tejo e Odiana"

Alto Alentejo - Destaques da última edição

O semanário Alto Alentejo, nº 162 de 20 de Janeiro 2010, nas bancas amanhã dia 20, destaca a "Noite de Fados Solidária realizada em Arronches para ajudar o jovem Valentim", vítima de um grave acidente no passado ano de 2009.

Escola de Arronches Comemorou o II Centenário do nascimento de Louis Braille

A Escola Básica 2,3 Nossa Senhora da Luz comemorou de 5 a 15 de Janeiro o II Centenário de Louis Braille com diferentes eventos promovidos pela comunidade escolar.

Esta foi a forma mais simples de lembrar Louis Braille que ao sentir necessidade em comunicar disse, "se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma."

Esta foi a forma mais simples de lembrar Helen Keller uma mulher a transbordar coragem que surda e cega disse, "várias vezes pensei que seria uma benção se todo o ser humano, de repente, ficasse cego e surdo por alguns dias, no princípio da vida adulta. As trevas fariam apreciar mais a visão, e o silêncio ensinar-lhe-ia as alegrias do som.”

Esta foi a forma mais simples de lembrar os nossos alunos e a comunidade que existem no Mundo cerca de 40 milhões de cegos que todos os dias se deparam com o esquecimento da sociedade...

Esta foi a forma mais simples de lembrar que ALGUNS DOS NOSSOS PROBLEMAS QUANDO COMPARADOS AOS DE OUTROS NÃO PASSSAM DE MERAS CONTRARIEDADES...

Assim, aqui ficam exemplos das diferentes actividades que toda a comunidade escolar, facultativamente, pode realizar:

- Comer com o escuro!
- Ver o filme "A Vida de Ray Charles"
- Conhecer o alfabeto Braille e escreve o teu nome em Braille
- Conhecer a História de Vida de alguns dos Cegos que marcaram a arte mundial
- Pintar no escuro...

Fonte: Bolg “O Mundo é a Tua Casa”

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Força Especial de Bombeiros 'Canarinhos', treinou em Arronches

Decorreu na passada semana no Quartel dos Bombeiros voluntários de Arronches o curso de “Salvamento em Grande Ângulo”, da Força Especial de Bombeiros Canarinhos do Distrito de Portalegre.


As aulas práticas deste curso tiveram lugar na torre de treinos dos BVA, torre esta considerada uma das melhores existentes no distrito de Portalegre.


O curso teve como objectivo principal a formação de técnicos para intervenção em espaços de risco, tais como, prédios com altura igual ou superior a seis andares, acidentes em zonas de acesso difícil, poços, ravinas, montanhas e outros locais.

Fotos: E. Pires e G. Galão


















domingo, 17 de janeiro de 2010

Ainda a Neve a pedido de várias famílias

A pedido de várias famílias embora naturais de Arronches mas ausentes do concelho, e ainda por decisão unânime do conselho deste blog, deixamos aqui mais uma pequena amostra das mil e tal fotos que efectuamos do nevão de 10 de Janeiro de 2010 em Arronches.

Pois é, impunha-se partilhar o nosso arquivo fotográfico deste nevão para a posteridade com todos aqueles que não tiveram oportunidade de apreciar esta maravilha ao vivo e em directo, assim como outros que por inépcia ou prudência ao volante em dias de neve apenas registaram imagens da porta de casa.

Obrigado pelos muitos e-mails com sugestões, pedidos e palavras amigas, tentamos nunca deixar ninguém sem resposta, embora por vezes não seja tarefa fácil atender com a brevidade desejada.

Agradecemos os vossos e-mails apenas para o geralarronches@gmail.com























































BTL: Feira Internacional de Turismo Divulgou o melhor do Alentejo

Termina neste domingo, em Lisboa, a BTL – Feira Internacional de Turismo, dedicada a profissionais do sector. O Turismo do Alentejo esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu até este domingo, 17, com um stand próprio, de 108 metros quadrados, no pavilhão “Destino Portugal”.

Neste pavilhão situavam-se também o Turismo de Portugal, as entidades regionais de turismo do país e os pólos de desenvolvimento turístico.
O stand da Turismo do Alentejo acolheu, todos os dias, actividades promovidas pelos diferentes concelhos e entidades da região, como a divulgação de eventos, apresentação de filmes promocionais, animação com grupos de cantares e bandas filarmónicas e provas de vinhos e de produtos regionais.


O Norte Alentejano e em particular o distrito de Portalegre participou neste evento apenas com acções pontuais, como a actuação do Grupo das Pedrinhas de Arronches, que hoje pelas 18h00 actuou no stand do Turismo do Alentejo. O destaque do Alentejo nesta edição de 2010 da BTL foi para os distritos de Évora e Beja, com iniciativas de promoção de alguns Municípios como o de Portel que participou com um stand próprio apostando neste ano de 2010, numa forte divulgação do seu concelho enquanto produto de excelência turística. Com um espaço próprio bastante atractivo, o portal que encerra as belezas deste município não deixam o olhar de ninguém indiferente, promovendo na sua área, várias actividades dinâmicas e de interacção com os visitantes, as quais marcam diariamente o stand portelense.

Cuba deu a conhecer o Carnaval local, enquanto as câmaras de Moura e Vidigueira promoveram, respectivamente, o concelho e a nova rota “No Condado dos Gama”. A Câmara de Alvito apresentar a Semana Gastronómica “As Ervas da Baronia”.


Quanto a novidades do Alentejo na BTL para 2010 foram as seguintes:

Monte Selvagem, o Évora Hotel, o Fluviário de Mora e a Amieira Marina actualizaram o pacote de fim-de-semana lançado no ano passado, apresentando-o na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a partir de dia 13, na FIL, nos stands daquelas empresas, bem como no stand do Turismo do Alentejo.

Denominado “Então vá! Em busca do Alentejo!”, este produto destina-se a grupos e particulares, sendo comercializado pela empresa Férias Alentejanas, e visa potenciar o número de visitantes naqueles espaços através de um programa integrado com oferta diferenciada no Alentejo.

O pacote inclui duas noites de alojamento com meia pensão no Évora Hotel, com utilização da piscina interior, health club e banho turco, entradas no Monte Selvagem e no Fluviário de Mora e passeio de barco + almoço na Amieira Marina.

Para particulares, os preços variam entre os 155 e os 201 euros/pessoa, enquanto para grupos iniciam-se nos 145 euros até aos 195 euros/pessoa. O programa tem ainda a possibilidade de uma visita guiada à cidade de Évora.

Visitar o premiado Melhor Museu de Portugal, percorrer um dos parques de animais de maior referência ecológica do país, passear confortavelmente de barco no Alqueva e pernoitar num hotel de qualidade em Évora, eis uma proposta de fim-de-semana no Alentejo para a família e para grupos.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Distrital – Esperança 1 Alegrete 0

A equipa de Esperança ganhou ao Alegrete por uma bola a zero.


O jogo decorreu esta tarde de sábado no Campo do Esperança, com a equipa local a dominar o jogo na primeira parte, acabando por fazer golo aos 30 minutos por Paulo Abreu.
Na segunda parte ao contrário do que esperava o Esperança permitiu ao Alegrete a subida no terreno e a equipa que mais atacou, embora em termos de resultado esse esforço não tenha tido êxito na chegada ao marcador pelos homens de Alegrete.
Quanto à equipa de arbitragem na parte final da partida acabou por ver contestadas algumas das decisões por parte da equipa de Alegrete.

*********************************************************

Resultados e Classificações:

Série B

Mosteirense 1 - Arronches e Benfica 0

3º. Mosterense com 3 pontos

Arronches e Benfica ainda sem pontuar

Série A

Esperança 1 - Alegrete 0

1º. Esperança com 6 pontos


Abertura do Ginásio Municipal de Arronches


O Ginásio Municipal é o novo espaço de desporto e lazer em Arronches. Este espaço fica situado no Parque Desportivo e coloca ao dispor dos utilizadores diversas máquinas de treino cardiovascular.

A entrada em funcionamento do Ginásio está agendada para o próximo dia 18 de Janeiro (segunda-feira).
Para consulta de horário e normas de funcionamento deverá contactar a Câmara Municipal de Arronches.