“Em Arronches há uma arte que não tem igual em nenhuma parte do mundo. O Grupo das Pedrinhas, originário desta terra, especializou-se em fazer música com o som das pedras do rio Caia. Com membros com idades que vão dos 8 aos 89 anos, a arte vai sendo transmitida aos mais jovens pelo tio Carlos Maurício, o que permite que o som das pedras continue vivo por muito mais tempo. Da parte dos mais velhos, o cansaço vai-se acumulando mas o gosto em tocar as pedrinhas é maior que a vontade de se «reformar».”
O expoente máximo deste Grupo é Ti Carlos Maurício, apesar dos seus 89 anos, ainda tem um espírito jovem, sempre bem-disposto, apesar dos problemas que a vida trás, é capaz de animar "multidões". Quem não se lembra de o ver mascarado, ano após ano, de “Matrafona”, pelo Carnaval, de o ver passear pela vila com o seu rádio vermelho ou ainda de bicicleta assobiando e vendendo produtos biológicos da sua horta.
Este Senhor é Património de Arronches, Qualquer pessoa que não conheça a sua arte fica espantada... foi o que aconteceu com os espectadores deste vídeo postado no youtube, efectuado na área da grande Lisboa.
Veja o Vídeo: One Band Man de Arronches
**********************************************************
Fontes: youtube "Amigodinis "e "O Filho Pródigo".
Grande homem! Com ele aprendi muita coisa, é sem dúvida uma excelente pessoa. Penso que estão à espera que ele e outros membros do grupo morram para gravar um cd do grupo das pedrinhas... É pena porque é património único, e É NOSSO, contudo nem todos reconhecem o seu valor!
ResponderEliminarJá há algum tempo que não passava por aqui, mas espero que continue sempre assim a informar quem gosta de Arronches e está longe dessa bela vila
Efectivamente foi uma pena. O anterior executivo quis editar um cd do grupo, mas o presidente do referido gupo informou, por escrito, que não queriam...
ResponderEliminarO presidente do grupo não quis porquê?
ResponderEliminar