A procissão teve início pelas 14h00 e foi acompanhada pela prestigiada Banda de Música 14 de Janeiro da cidade de Elvas, reunindo a mesma centenas de devotos de S. Sebastião. Finalizada a procissão que percorreu as principais artérias de Barbacena, procedeu-se no Largo do Pelourinho à venda dos afamados e milagrosos bolinhos de S. Sebastião, que dada a grande procura e como dizia uma senhora no local “nem deram pra missa a metade”, esgotando em pouco tempo.
O preço era acessível com cada embalagem a ser vendida a 1 euro e o lucro a reverter a favor da Paróquia local.
O preço era acessível com cada embalagem a ser vendida a 1 euro e o lucro a reverter a favor da Paróquia local.
Segundo esta tradição que já é secular em Barbacena. Diz que “quem comer os bolos de São Sebastião gozará de boa saúde o resto do ano”.
A história remonta à altura do Conde de Barbacena, em 1816. Naquela altura terá havido uma epidemia de varíola nas crianças. A maleita era então designada de Bexigas, doença que deixava as crianças cheias de bolhas, com aparência de pequenas bexigas, mas livres dessas e de outras maleitas graças à intervenção divina de S. Sebastião.
Deixamos algumas imagens desta manifestação religiosa das gentes de Barbacena.
******************************************************************************
Concerto da Banda 14 de Janeiro Nas Festividades de São Sebastião.
http://www.youtube.com/watch?v=cix4Nep_JTk
Amigo que festa legal...adorava estar lá na vossa Barbacena comendo bolinho de S. Sebastião, que tradição bacana.
ResponderEliminarPatrícia
Barbacena - MG Brasil
Parabéns pela recolha, compete às autoridades responsáveis, preservar esta tradição com a relevância para o concelho de Elvas.
ResponderEliminarSusana
Redondo-Ev.