domingo, 10 de janeiro de 2010

Nevão que atingiu Arronches na origem de diversos acidentes rodoviários

O forte nevão que hoje atingiu Arronches esteve na origem de alguns acidentes de trânsito que por aqui se registaram com maior ou menor gravidade, assim como no corte da estrada nacional 371 entre Arronches e Campo Maior, devido à neve e gelo acumulados na faixa de rodagem.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Arronches o primeiro acidente aconteceu cerca da hora do almoço com uma colisão entre dois veículos na EN 246 na zona da ponte do Azinhal, do qual resultaram apenas danos materiais, tendo os bombeiros procedido no local à lavagem da via.

Na parte da tarde registou-se o despiste de um ligeiro na estrada da Esperança na zona do Monte Martim Tavares, sem consequências para os ocupantes da viatura.

Por último o acidente mais aparatoso acabaria por acontecer já ao fim da tarde na estrada da Nave, na curva do monte da Algreirinha, já bem próximo da EN 246.
Ao que conseguimos apurar no local a neve e gelo com a consequente pouca aderência do piso esteve na origem do acidente de uma viatura honda getz na qual se fazia transportar uma família residente da zona de Portalegre, que entrou em despiste na curva acabando por destruir a vedação de uma propriedade agrícola e ficar imobilizada junto de uma Azinheira.
Felizmente apesar dos danos na viatura os ocupantes nada sofreram para além do grande susto.


Deixamos algumas sugestões para que possa usufruir da neve com mais segurança:


A neve e o gelo podem ser lindos, mas a segurança deverá ser a prioridade tendo em conta que a condução em pisos com neve ou gelo é perigosa e, a menos que tenha um bom motivo para ir para a estrada, deverá ser evitada. Muitas pessoas subestimam os perigos da neve e do gelo na condução, o que resulta em centenas de acidentes desnecessários.

Sugestões de condução no Inverno - mantenha a calma


Em primeiro lugar, não entre em pânico. A patinagem das rodas pode ser corrigida. Conduza no sentido da derrapagem. Tente não fazer movimentos bruscos. Tente apenas recuperar o controlo do seu carro novamente.

Sugestões de condução no Inverno - travar ou não travar

Tenha presente a diferença entre ter um sistema ABS e não ter. Se o seu carro tiver travões anti-bloqueio (presente na maioria dos carros modernos), poderá utilizar os seus travões de forma normal e se o piso não estiver muito escorregadio. Sem o sistema ABS, a melhor forma de manter o controlo é alinhar o carro com a estrada. E se tiver de travar, bombear os travões é a única forma de evitar o bloqueio das rodas num piso ligeiramente escorregadio.

Sugestões de condução no Inverno - ver e ser visto

Certifique-se de que dispõe sempre de uma óptima visibilidade (o reservatório tem líquido anti-congelante suficiente para limpar o pára-brisas?) e que conduz com as luzes ligadas.




















1 comentário: