quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Portalegre- Município discute Plano de Urbanização da cidade



O Município de Portalegre apresenta no próximo dia 5 de Fevereiro pelas 18h30m, o Plano de Urbanização da cidade.

A sessão pública decorre no auditório do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre e é aberta aos profissionais do setor e a toda a população.

O Plano de Urbanização que será apresentado foi elaborado por técnicos do município de Portalegre e tem como principal objetivo o redesenho de diversos espaços e a atribuição de parâmetros urbanísticos compatíveis com a realidade atual, tendo em conta a componente física e a componente socioeconómica, em consonância com os projetos de crescimento urbano previstas para a cidade a curto, médio e longo prazo.

Arronches – Vídeo Museu de (a) Brincar



O Museu de (a) Brincar, de Arronches, em reportagem recente da Localvisão Portalegre

Assista ao vídeo aqui:

Estremoz – Feira de Saldos de Stocks de Inverno 2013



A feira “Saldos de Stocks de Inverno 2013” irá decorrer de 1 a 3 de fevereiro no Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

O certame integra um leque diversificado de comerciantes locais e constitui uma oportunidade única para a aquisição de produtos a preços reduzidos.

Num total de 23 empresários, as áreas de Pronto a Vestir, Sapataria, Doçaria, Decoração, Cosmética, Ourivesaria e Restauração, constituem os vários setores de atividade presentes na feira, contando com a habitual animação cultural diária.

Uma organização do Município de Estremoz e do comércio local participante, com o objetivo de estimular o desenvolvimento económico do concelho.

Programa

Sexta feira  - 1 Fevereiro
18h00 - Abertura
21h30 horas - Concerto com a "Banda Sociedade Filarmónica Veirense”
23 H00- Encerramento

Sábado - 2 Fevereiro
11h00 - Abertura
16h00- Grupo de Cantares da Academia Sénior "Vozes na Idade do Ouro"
21h30 horas - Grupo de dança "Ginarte"
23h00- Encerramento

Domingo - 3 Fevereiro
12h00 - Abertura
15h00 - Grupo de dança " Tanzer"
16h00 - Concerto com a "Sociedade Filarmónica  Lusitana"
19h00 - Encerramento

Crato – Edna Pimenta anima Carnaval 2013



A Câmara Municipal do Crato organiza, a 9 de fevereiro, no Pavilhão Municipal do Crato, a partir das 20h,00, e a 11 de fevereiro, no Centro Cultural de Gáfete, a partir das 22h, os festejos de Carnaval 2013.

Para animar os foliões a brasileira Edna Pimenta traz a sua Banda Bambaiana ao Pavilhão Municipal do Crato e promete diversão pela noite dentro, em contrapartida a Banda Delícia Brasileira garante festa total no Centro Cultural de Gáfete. Haverá prémios para os melhores mascarados, entradas livres e comes e bebes da responsabilidade das Associações Culturais e Desportivas do Concelho do Crato.

A 7 de fevereiro comemora-se o Dia das Comadres em Gáfete, pelas 14h00 com um desfile de Trajes pelas ruas da vila com os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escola de Gáfete e a 8 de fevereiro é o Agrupamento de Escolas do Crato e o Centro Infantil “A Eira” com o Desfile Trapalhão, no Crato, a partir das 11h00

Em Gáfete, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, a partir das 15h00 lugar para as matinés na Sociedade Artística e Recreativa de Gáfete.

Colaboram com a Câmara Municipal o Agrupamento de Escolas do Crato, Associação Ajalentejo, Associação Social para o Desenvolvimento de Flor da Rosa, Centro Cultural de Gáfete, Centro Infantil “A Eira”, Cruz de Malta Andebol Clube, Futebol Clube do Crato, Grupo Desportivo e Recreativo Gafetense e a Associação Ucrate – Unidos pelo Crato.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Agroexpo 2013 - Mostra produtos inovadores do setor agroalimentar



A XXV edição da Agroexpo Extremadura, que decorrerá entre 30 de janeiro e 2 de Fevereiro de 2013, na Institución Ferial de Extremadura-FEVAL en Don Benito, estará focada na inovação com o intuito de fazer mais competitivo ao setor agroindustrial e responder à crescente demanda dos mercados.

Como novidade, a presente edição incorpora a primeira edição dos prémios à inovação do setor agroalimentar por ocasião do XXV aniversário deste certame, além de se centrar nas últimas tendências para o setor, numa aposta pela sua internacionalização.

Na Agroexpo 2013, podem ser encontrados os produtos mais inovadores e as principais empresas do setor, com destaque para a fruta, tomate, azeitonas ou cereais, assim como importadores internacionais de seis países.

Para isso, a feira contará com o Salão do Tomate, "Tomatec", o Salão Ibérico das Oliveiras, a Azeitona e o Azeite de Oliva, "Olivac", e o Salão da horticultura, "Fruticultura" e a tecnologia aplicada, "Hortofrutec"., são atrativos desta XXV edição da Agroexpo.

Além disso, as jornadas técnicas organizadas durante o certame vão debater  temas de extrema importância para a valorização do setor. 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Arronches - Duatlo 2013

Para mais informação consultar cartaz em anexo

Jornal Notícias de Arronches destaques da edição de janeiro de 2013



A edição de janeiro de 2013 do jornal Notícias de Arronches, agora distribuída tem como tema de capa o II Passeio Todo-o-Terreno dos Bombeiros Voluntários de Arronches.

Temas como a renovação do protocolo com os Bombeiros Voluntários de Arronches em que, consta um subsídio de 50.000,00 euros para o ano de 2013 e a eventual criação de um Museu de Arte Sacra por iniciativa da Paróquia de Nª Srª d’Assunção, com o apoio da autarquia, são outros destaques desta edição.

Esta e outras notícias mais podem ser lidas na edição em papel de Janeiro do Notícias de Arronches que começa esta quarta feira a ser distribuída pelos locais habituais.

Portalegre - Mulheres Socialistas do Alentejo debatem Interioridade – Um País, Duras Realidades



A cidade de Portalegre vai acolher o encontro das Mulheres Socialistas dos Distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal, este I Encontro Regional Temático intitulado “Interioridade – Um País, dur@(s) realidade(s)", vai acontecer  no próximo sábado dia 2 de Fevereiro de 2013, pelas 10h00, nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Os trabalhos estão divididos por dois painéis, o primeiro moderado por Maria Amélia Campos, dedicado à “Velha” Demografia Alentejana – Problemas e Soluções” (José Guerra), às “Desigualdades, Serviços e Recursos: O Interior Está em Risco de Desaparecer” (Hélder António Guerreiro) e à “Pobreza & Emprego - Feminização da Pobreza VS Empregabilidade no Feminino” (Maria Helena André)

O segundo painel moderado por José Correia da Luz versará sobre a “Política de (Re)organização do Território” (José Pinto Leite), as “(Des)Vantagens Competitivas do Mundo Empresarial Alentejano – Empreendedorismo no Feminino” (Fernanda Ramos e Francisca Parreira) e as “Políticas de Desenvolvimento do Interior: Turismo” (António Ceia da Silva).

O encontro conta ainda com as intervenções da Presidente do DFMS de Portalegre (Sandra Cardoso), do Presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS (Luís Moreira Testa), da Presidente do Departamento Nacional de Mulheres Socialistas (Catarina Marcelino) e da Secretária Nacional do PS (Jamila Madeira).

Fonte: Departamento Federativo das Mulheres Socialistas 

Arronches - Exposição de Pintura da Materialidade à Natureza Humana

A autora, Susana Tereso nasceu em Lisboa em 1972 e reside junto ao Parque Natural da Arrábida, é licenciada, mestre e doutorada em Biologia, tem formação em Educação pela Arte, Fotografia, Desenho, Pintura e Gravura.

Criou e coordenou o Programa de Educação Ambiental pela Arte da Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES) entre 2008 e 2010,  e a pós-graduação Práticas da Arte Contemporânea da Escola Superior de Belas Artes da Universidade Lusófona, encontrando-se a desenvolver o projecto  Pintura Sumi-e e Sustentabilidade  no  âmbito  de doutoramento em Belas Artes na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em paralelo com a docência de  Desenho e Comunicação Visual  no  Instituto  de  Arte,  Design  e Empresa (IADE-U).

Mais informação consultar cartaz em anexo.


Elvas – Bloco de Esquerda promoveu a XVIII Assembleia Distrital

No passado dia 27 de janeiro de 2013, o Bloco de Esquerda promoveu a sua XVIII Assembleia Distrital, que decorreu na cidade de Elvas.

A mesma teve lugar pelas 15h30, na Biblioteca Municipal em Elvas, reunindo aderentes do partido de todo o distrito, contou ainda com a presença do Coordenador Nacional da Comissão Política do Bloco de Esquerda, João Semedo.

No decorrer da ordem de trabalhos foram discutidos:

1 - Plano de Atividades
2 - Organização Distrital
3 - Situação política
4 - Ratificação de candidatos autárquicos no distrito

Sendo aprovado o plano de atividades para 2013 e discutida a forma de organização distrital face ao crescimento do BE, em especial no Concelho de Campo Maior. Foi aprovada por unanimidade a criação do Núcleo Concelhio de Campo Maior. Em relação à situação política nacional, o Coordenador Nacional do BE fez referências ao ponto dramático a que o país chegou com a política de austeridade que nada resolve e ainda compromete o futuro. A solução passa por dar a palavra aos portugueses, em especial porque está em causa o desmantelamento do sistema social.

No encerramento da Assembleia foi, ainda, ratificada a candidatura autárquica ao Concelho de Ponte de Sor, de Maria Antónia Frio.


Arronches - Na Imprensa edição desta semana do Fonte Nova

Edição do jornal Fonte Nova nº1907 de 29 janeiro de 2013


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Arronches – Dia da Escola e Solenidade de Nª Senhora da Luz


 Agrupamento de Escolas Nossa Senhora da Luz e a Paróquia de Arronches festejam no próximo sábado dia 2 de fevereiro, o (Dia das Candeias) com as festividades em honra de Nª Senhora da Luz.

O programa religioso tem início pelas 20h00, com a preparação da Procissão e benção das velas no átrio da EB 2,3 Nª Srª  da Luz, seguido pelas 20h30 da saída da Procissão que percorre as principais ruas da vila desde a Escola até à Igreja de Nª Srª da Luz.

Pelas 21h00 terá lugar a Eucaristia em louvor de Nª senhora da Luz, com a participação do Coro do Carmo - Maestro Padre António Cartageno de Beja.

Fundado em 1976, o coro bejense do Carmo tem um historial de centenas de concertos por todo o país e estrangeiro, contando com várias gravações e apresentações na rádio e na televisão, onde durante alguns anos participou musicalmente na Eucaristia Dominical, tanto na RTP como na TVI.

Esperança – Natureza e Arte Rupestre surpreendem visitantes

A paisagem do Vale do Junco e Serra dos Louções esconde sítios arqueológicos, Abrigos Rupestres, fauna e flora de elevado valor ecológico.

Os montados de azinho dos Tagarrais que se estendem até à fronteira e margens da Albufeira do Abrilongo, facultam alimento ao porco preto e habitat a inúmeras espécies de mamíferos e aves.

Para conhecer este ecossistema pode optar-se por fazer o percurso pedestre existente nesta zona do Parque Natural da Serra de S. Mamede e constatar um ecossistema imprescindível a vida na terra, onde as ligações mútuas de prazer e respeito foram mantidas até à atualidade.

No decorrer do percurso animais como este javali, aqui afugentado por um cão de guarda junto a uma casa de Hortas de baixo, podem cruzar-se no caminho.

 Pinturas Rupestres

Os sítios de pintura rupestre de Arronches situam-se em abrigos rochosos a sul da serra de São Mamede, na freguesia de Esperança no município de Arronches.

As pinturas rupestres datam do terceiro milénio antes de Cristo e representam figuras humanas e de animais e desenhos de mãos em tons que vão do vermelho ao amarelo.

Um dos abrigo mais decorado, e o primeiro do conjunto a ser descoberto, em 1914, é o dos Gaivões onde se destaca a "narração" de uma cena de pastorícia, "perfeitamente contextualizável na tipologia da sociedade agro-pastoril" instalada na região há cinco mil anos.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Portalegre – Gabinete de Crise divulgou nomes das vítimas do acidente


O Gabinete de Crise, sediado na Câmara de Portalegre prestou um conjunto de informações, facultadas pela GNR, incluindo os nomes do mortos e feridos no trágico acidente ocorrido hoje de manhã com um autocarro que transportava pessoas de Portalegre para Vila da Feira, local onde visitariam o "maior presépio do mundo em movimento".

O acidente ocorreu cerca das 8,30h no nó do Carvalhal, no IC8, próximo da Sertã, e o estado do piso é apontado como principal causa do sinistro. Ali decorrem obras há quatro anos e meio, e só nos últimos dias houve mais dois acidentes com veículos pesados.

As autópsias das vítimas mortais iniciar-se-ão pelas 6h e admite-se que amanhã ainda, pelas 17h possam ocorrer os primeiros funerais, sendo que a maioria deverá ter lugar terça-feira.

Lista de Nomes

O Gabinete de Crise informa que após terem sido contactados todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente de autocarro, hoje ocorrido na zona de Sertã, podem ser divulgados os respectivos nomes.


Mortos

Fernando Marques e Maria Francisca Marques Nunes - casal
Manuel Mendes Mandeiro e Josefa Augusto Lourinho Calha Mandeiro - casal
Agostinho Batista Anjo e Zulmira Conceição Morais Batista Anjo - casal
João Maria da Conceição Marques
Francisco Gil Bento
Gregório Maria Bilé Dias
Liliana Marques Rijo
Jerónima Conceição Raimundo Félix – residente no Assumar

Feridos Graves

Maria Ascensão Filipe Ramalho
João Carrilho Canejo
Carlos Manuel Nunes Martins
Francisco António Arranhado
Marco António Semedo Correia
Alexandrina Rosa Baptista Gaiato
Cidália Ascensão Roque Marques Miranda
Maria José Fernandes Martins
António Nunes Martins
Maria Efigénia Pereira Crespo
Ana Maria Silva Pinheiro Rato
José Francisco Alexandre Henriques

Feridos Ligeiros

Ermelinda Filipe Ramalho
Virgínia Maria Oliveira Pires Dias
Maria Fátima Pires Martins
António Joaquim Mena Pinto
Faustino José Lobinho Castelinho
José Domingos Sena Rosa
Silvino Miranda Barbas
Brites Mariana Trabuco Aranhol Rosa
Maria Teresa Jesus Cruz Zangarilho
José Joaquim Maia Baião
Manuel António Salvador Monteiro
Joaquina Subtil Belo Arranhado
José Batista Carrilho
Elvira Alegria Mimoso Junceira
Jerónimo Rafael Baginha Filipe Rijo
Joaquim Luís Rodrigues Barbas
Joana Alexandra Oliveira Barbas
Daniela Sofia Martins Rijo
Filipa Martins Rijo
Beatriz Milho Semedo
Ana Paula Simão Milho


O Gabinete de Crise mantém em funcionamento até à 1h no edifício da Câmara e durante todo o dia de amanhã no mesmo local.

A este Gabinete devem dirigir-se todas as pessoas, familiares ou amigos, que necessitem de apoio ou informações.
O Gabinete pode também ser contactado pelo telf. 245 307 405
Fonte - Alto Alentejo

Futebol – Distrital Seniores esta tarde jogou-se o Esperança – Alpalhoense


 Esta tarde de domingo jogou-se o Esperança –Alpalhoense a contar para a jornada 15 do distrital Sénior 1ª divisão da Associação de Futebol de Portalegre, numa tarde imprópria para praticar futebol, onde a chuva, vento, frio e o terreno de jogo encharcado foram os protagonistas.

A equipa da casa foi surpreendida pelo Alpalhoense logo nos primeiros minutos da partida com um golo, resultado que se manteria até ao intervalo.

No segundo tempo com as condições atmosféricas a agravarem-se os homens de Esperança igualaram a partida logo nos primeiros 10 minutos de jogo, para voltarem a marcar pouco tempo depois.

O Alpalhoense em desvantagem partiu para o ataque e acabou por atingir o objetivo, averbando 2 golos em 5 minutos, o primeiro resultante de um autogolo e o segundo num remate de cabeça, resultado que acabaria por se manter até ao final do jogo que terminou com o resultado de Esperança 2 – Alpalhoense 3.  

Quanto ao trabalho da equipa de arbitragem dirigida por Vitor Silva, com um desempenho algo complicado, onde não faltaram 3 cartões vermelhos 2 para a Esperança e outro para o Alpalhoense.

Jornada 15

Condestável 0 – Elvas 1
Santa Eulália 1 – Mosteirense 0
Crato 2 – Montargilense 0
Esperança 2 – Alpalhoense 3
Gavionenses 3 – Gafetense 3
Portua Alacer 1 – Fronteirense 1
Terrugem 1 – Santo Amaro 
Folgou o Campomaiorense 

Classificação: Jornada 15

1º Crato 35 pontos
2º Campo Maior 32
3º O Elvas 32
4º Gavionenses 29
5º Santo Amaro 26
6º Gafetense 25
7º Fronteirense 22
8º Condestável 16
9º Portus Alacer 16
10º Santa Eulália 16
11º Mosteirense 15
12º Alpalhoense 13
13º Montargilense 10
14º Esperança 8
15 Terrugem 4

Próxima: jornada 16

Condestável – Montargilense
Santa Eulália – Gafetense
Crato – Alpolhoense
Esperança – Campomaiorense
Gavionenses – Santo Amaro
Portus Alacer – Mosteirense
Terrugem – O Elvas
Folga: Fronteirense
Fotos: Francisco Pereira 


Arronches – Acidente com Autocarro da empresa Rabazo provoca 11 mortos na Sertã todos residentes na zona de Portalegre

Um despiste que envolveu um autocarro de matrícula espanhola onde seguiam 43 ocupantes, pertencente à empresa transportes Rabazo de La Codosera, provocou esta manhã 11 mortos e diversos feridos graves, com 7 crianças entre os feridos.

A viagem iniciou-se com excursionistas prevenientes de localidades vizinhas como Arronches, Assumar, Portalegre e Castelo de Vide, com destino era Santa Maria da Feira onde iam ver o Presépio Gigante, mas o autocarro cerca das 8h00 da manhã, perdeu o rumo numa descida marcada por uma curva acentuada no IC8 perto da saída do Carvalhal na zona da Sertã.

O autocarro saiu da via e bateu nos railes, galgou e caiu numa ravina com cerca 30 metros.

No local estiveram mais de 200 elementos de Socorro ás vitimas, sendo montado um hospital de campanha, a operação que levou ao corte da via decorreu durante toda a manhã.

Os feridos foram transportados para os hospitais, desconhecendo-se de momento a identidade das vitimas. 

Veja aqui o vídeo SIC e informação da imprensa espanhola sobre este grave acidente:

Video SIC
El Mundo

Maratona Solidaria em benefício da AOEX - Asociación Oncológica Extremeña

A I Carrera Solidaria em Badajoz a favor da AOEX - Asociación Oncológica Extremeña, denominada ao lema “CONTIGO UN PASO MÁS…DEJEMOS HUELLA”, vai acontecer no próximo dia 17 de fevereiro ás 10h00 na Praça Alta em Badajoz.

As inscrições podem ser feitas no Pavilhão da Granadilla até ao próximo dia 14 de fevereiro, no horário das 10h00 às 14h00 e 17h30 ás 19h30 de segunda a sexta feira, ou ainda pelo telef . 0034 - 924 20 77 13.

Para saber mais sobre: Percurso, Categorias, Inscrições, Prémios ou outras informações pode aceder ao Site:  http://atletismoextremadura.es/2013/01/25/i-carrera-solidaria-en-badajoz-a-favor-de-la-aoex-bajo-el-lema-contigo-un-paso-masdejemos-huella/

sábado, 26 de janeiro de 2013

Badajoz – Apresentação da revista “O PELOURINHO” Nº 16 – 2013

Realizou-se esta quinta-feira 24 de janeiro, no edifício da Diputacion Provincial de Badajoz uma conferência sobre “As Fortificações Abaluartadas da Raia” e ao mesmo tempo o lançamento numero  16 do Boletim de relações transfronteiriças " O PELUORINHO". A iniciativa contou com diversos oradores portugueses e espanhóis.

Com 175 páginas profusamente ilustradas com fotos, mapas e plantas, contem ainda as comunicações apresentadas durante as  “Jornadas Sobre Valoración de Nuestro Patrimonio Abaluartado de La Raya ”, levadas a efeito nos dias 19 e 20 de outubro de 2012, cuja  relação é a seguinte:

- La red abaluartada luso-española. Valoración conjunta y actuaciones de futuro. De Moisés Cayetano Rosado.

- Edificios militares notáveis dentro da fortificação de Elvas. De José Albino Galheta Ribeiro.

- Intervenciones en el Revellín de San Roque, de Badajoz. De Javier Carpio Villa.

- Intervención en el Hornabeque de la cabeza del  Puente de Palmas de Badajoz. De José Antonio Espada Belmonte.

- El Fuerte de San Cristóbal y sus instalaciones interiores. Actuaciones de rehabilitación. De Julián García Blanco.

- Notas de leitura cronológicamente organizadas sobre Campo Maior como praça de guerra. De Francisco Galego.

A revista “O PELOURINHO” é dirigida por Moisés Caetano Rosado prof. Dtor em geografia e história de Badajoz.

Para além da edição em papel “O Pelourinho”, pode consultar-se, copiar-se, imprimir-se na totalidade (ou em parte), podendo   o mesmo ser encontrado em PDF no documento número 42 de dos arquivos anexos a este blog:

Futebol – Mosteirense e Sport Arronches e Benfica não marcaram este sábado


Como quem não marca perde, foi o que acabou por aconteceu nesta tarde de sábado às equipas arronchenses, o Mosteirense que a deslocou a Santa Eulália para disputar o jogo da jornada 15º do Campeonato Distrital de Seniores de Portalegre,  perdeu por uma bola a zero frente ao Santa Eulália.

Em Arronches a equipa de Juniores do Sport Arronches e Benfica recebeu o S. C. Estrela para o jogo da 8ª Jornada, disputado no Estádio Municipal Francisco Palmeiro, com o resultado favorável ao S. C. Estrela de 2 bolas a zero.

Para a tarde de amanhã domingo dia 27 de janeiro, está ainda agendado o jogo Esperança – Alpalhoense, pelas 15h00 no campo de jogos de Esperança.
Fotos: Duarte Jesus 



Portalegre - Exposição Esculturas em Papel e Pintura de Cristiana Soares


A Biblioteca Municipal de Portalegre vai acolher de 12 a 28 de fevereiro de 2013, a exposição “Esculturas em Papel e Pintura” de Cristiana Soares.

A inauguração tem lugar pelas 17h00. 

Alentejo - Ladrões de sinos voltam a atuar

A população de Pardais, no concelho de Vila Viçosa, ficou revoltada com o roubo do sino do pórtico central do cemitério, desaparecido misteriosamente durante esta semana.

Segundo António Peixoto, presidente da Junta de Freguesia de Pardais, a peça tem um valor superior a 1.500 euros, tendo a mesma provavelmente sido furtada durante a noite, com os meliantes a escalarem o muro para aceder á pequena torre sineira existente sobre a porta do cemitério
A Junta de Freguesia foi alertada por populares que visitaram o cemitério e deram pelo desaparecimento do sino.    

Ainda segundo, António Peixoto o caso foi denunciado à GNR, procedendo agora as autoridades à investigação do caso.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Elvas – Semanário Sol destaca pilhagens no Forte da Graça

O Semanário SOL publica hoje na sua edição 334, uma reportagem sobre "Forte de Elvas Saqueado", olhando para o estado de abandono a que foi votado o Forte da Graça recentemente classificado pela UNESCO.

A reportagem, com texto da jornalista Sónia Graça e fotos de Emílio Moitas, ocupa as páginas centrais do jornal, destacando que “Câmara teme perda de classificação” ou que a “PJ já abriu inquérito para investigar a onda de furtos no complexo militar”.

Esta reportagem pode ser lida na integra na edição em papel do Sol hoje distribuída pelas bancas. 


Arronches - Junta de Freguesia de Assunção promove Matiné Dançante

Para mais informação consultar cartaz em anexlo


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Arronches - Já abriu a loja do “Paulo Arguelles

Já abriu em Arronches esta quinta-feira dia 24 de janeiro, a loja do “Paulo Arguelles”, situada no início da Rua da Esperança, frente ao Restaurante a Estalagem, um novo espaço comercial que comercializa produtos de mercearia com destaque para os produtos da região.

Situada na zona histórica, esta loja é também um local que permitirá aos residentes e turistas entrarem em contacto com o que melhor se produz na região, tal como o vinho, enchidos, queijos, azeite ou o pão e pastelaria variada, produzida pela família Arguelles em Arronches.

Um espaço que se tornou necessário com o passar do tempo e que vale por isso o risco que se corre na difícil conjuntura em que se vive actualmente. Para Paulo Arguelles, responsável pela loja, este foi um investimento significativo que teve por principal objectivo necessidade de adequação da loja  às novas regras legais e melhor servir os seus clientes.

Para assinalar a abertura deste novo espaço de proximidade com o cliente os doces e licores oferecidos, fizeram as delícias dos visitantes. 
Fotos: Duarte Jesus 

Arronches – Junta de freguesia Compra edifício degradado na rua de Olivença

A Junta de Freguesia de Assunção tendo por obejetivo a ampliação das suas instalações, assim como atendendo ao elevado estado de degradação apresentado pelo edifício localizado na Rua de Olivença, n.ºs 19 e 19-A, contíguo ao edifício sede desta junta, deliberou no sentido de adquirir o referido imóvel.

O processo que ficou concluído com os proprietários no passado dia 10 de Janeiro do corrente ano, após ser celebrada a escritura de compra, fato que vai dotar a Junta de Freguesia de melhores instalações e ao mesmo tempo recuperar um edifício em avançado estado de degradação.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Arronches - Futebol Distrital Juniores

Mais informação consultar cartaz em anexo 

Arronches – Assalto nas Piscinas Municipais

A Recepção e Bar  do edifício das Piscinas Municipais de Arronches foram o alvo escolhido por desconhecidos, que ali entraram, na passada noite.

Ao que conseguimos apurar os intrusos acederam às instalações pela recepção das piscinas arrombando a porta e depois de atravessarem a zona balnear forçaram a porta do bar.

 Embora no espaço balnear nada tenha sido roubado, o mesmo não aconteceu no bar, local de onde desapareceu dinheiro, máquinas de rifas e outros bens, num montante ainda não apurado.

No local as autoridades procederam à recolha elementos para futura investigação.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Assembleia Geral – Associação Escola de Música de Arronches



A Associação Escola de Música de Arronches vai eleger no próximo dia 30 de janeiro de 2013,  (quarta feira), pelas 21h00 na sede da Associação sita no Largo Serpa Pinto em Arronches, em Assembleia Geral Ordinária, os órgãos sociais para 2013/2014 e 2015.

A Assembleia Geral tem agendada a seguinte ordem de trabalhos.

1 – Apresentação de Contas e Votação
2 – Eleição dos Corpos Gerentes para – 2013/2014 e 2015
3 – Diversos

A Associação Escola de Musica de Arronches, foi fundada em 23/03/1990, através de escritura pública realizada nesse dia no Cartório Notarial de Arronches, tendo sido publicada no Diário da Republica, III Série Nº 192, de 21/08/90, fazendo parte dos seus órgãos sociais, a assembleia-geral, concelho Fiscal e Direcção.

Mais informação consultar convocatória em anexo.

Arronches na Imprensa

Edição do jornal Alto Alentejo nº 312 de 23 janeiro de 2013

Arronches - Na Imprensa

Edição do jornal Fonte Nova nº1906 de 22 janeiro de 2013

Banco de Alimentos de Badajoz obrigado a reduzir ajuda a Portugal

O Banco de Alimentos de Badajoz ante a avalancha de novos pedidos da Comunidade Extremeña, foi forçado a reduzir a sua ajuda a Portugal.

Segundo a responsável desta Instituição solidária Carmen de Aguirre, em Portugal os beneficiários da ajuda eram quatro Associações sediadas em Elvas e Campo Maior, referindo ainda  que a ajuda será retomada  quando “Vengan tiempos mejores”, dado que em tempos de crise económica a prioridade vai para os mais “próximos”, disse.

O Banco de Alimentos de Badajoz ajuda cerca de 30.000 pessoas, atualmente esta Ong solidária trabalha com mais de 200 Associações da província de Badajoz e ainda algumas do Alentejo e Cáceres.

A Fundação Banco de Alimentos de Badajoz é uma organização solidária e apolítica sem ânimo de lucro, não distribui ajuda a particulares, sendo a mesma efetuada com o apoio de entidades de Assistência Social que integram esta cadeia tais como a Cáritas, Centros de Apoio a Toxicodependentes, Lares de Idosos, Conventos, Igrejas, Comunidade Islâmica ou Casas de Acolhimento.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013