domingo, 20 de janeiro de 2013

Arronches - Associação Casa Juvenil Nossa Senhora de Assunção deu a conhecer Lar de Infância e Juventude

Associação Casa Juvenil Nossa Senhora de Assunção, na qualidade de gestora do Lar de Infância e Juventude denominado "PraCachopos", que no decorrer do corrente mês se prevê venha a receber os  primeiros utentes, promoveu no passado sábado dia 19 de janeiro, uma sessão de apresentação da referida resposta social aberta a toda a população.

A sessão teve lugar no Auditório do Centro Cultural de Arronches, pelas 16 horas, sendo a mesma denominada “Conhecer para Compreender”, contando com as presença da Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, também na qualidade de Presidente da Assembleia-geral da instituição, João Laranjo, Director da Segurança Social do Centro Distrital de Portalegre, Ana Costa, técnica do mesmo organismo e Maria João Valentim, Presidente da Associação Casa Juvenil Nª Srª de Assunção.

O objectivo desta sessão pública foi dar a conhecer e ao mesmo tempo desmistificar rumores sobre esta IPSS, apelidada de Centro Correccional, de jovens problemáticos entre os 12 e 18, responsáveis por delitos.

No decorrer da sessão que teve diversos contributos incluídos os vindos da plateia, ficou claro que tratar-se de jovens a quem, por decisão judicial foram decretadas medidas de promoção e protecção de “acolhimento institucional” prolongado, em programa residencial especializado, por diversas situações que podem ir desde o comportamento á incapacidade ou insuficiência de serem geridos pela família, terem que ser internados neste tipo de instituições.

Estas IPSS, dispõem de meios e processos especializados ministrados por técnicos capacitados para o efeito, tendo por base um processo de aprendizagem que permita a estes jovens mais tarde integrar a sociedade sem problemas.

Durante a permanência das crianças e jovens na instituição as mesmas estão submetidas a regras que lhe permitem usufruir de regime aberto, como se de uma família normal se trata-se, é ainda objectivo da instituição que os mesmos venham a desenvolver trabalho de voluntariado e outras instituições do concelho. 
  
Ficando claro que não se trata de um centro Correccional, mas sempre e quando surja algum problema ou situação  menos correta por parte dos jovens, os mesmos terão uma resposta adequada por parte de técnicos e pessoal auxiliar da Associação Casa Juvenil Nossa Senhora de Assunção.    


Sem comentários:

Enviar um comentário