segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Esperança – Natureza e Arte Rupestre surpreendem visitantes

A paisagem do Vale do Junco e Serra dos Louções esconde sítios arqueológicos, Abrigos Rupestres, fauna e flora de elevado valor ecológico.

Os montados de azinho dos Tagarrais que se estendem até à fronteira e margens da Albufeira do Abrilongo, facultam alimento ao porco preto e habitat a inúmeras espécies de mamíferos e aves.

Para conhecer este ecossistema pode optar-se por fazer o percurso pedestre existente nesta zona do Parque Natural da Serra de S. Mamede e constatar um ecossistema imprescindível a vida na terra, onde as ligações mútuas de prazer e respeito foram mantidas até à atualidade.

No decorrer do percurso animais como este javali, aqui afugentado por um cão de guarda junto a uma casa de Hortas de baixo, podem cruzar-se no caminho.

 Pinturas Rupestres

Os sítios de pintura rupestre de Arronches situam-se em abrigos rochosos a sul da serra de São Mamede, na freguesia de Esperança no município de Arronches.

As pinturas rupestres datam do terceiro milénio antes de Cristo e representam figuras humanas e de animais e desenhos de mãos em tons que vão do vermelho ao amarelo.

Um dos abrigo mais decorado, e o primeiro do conjunto a ser descoberto, em 1914, é o dos Gaivões onde se destaca a "narração" de uma cena de pastorícia, "perfeitamente contextualizável na tipologia da sociedade agro-pastoril" instalada na região há cinco mil anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário