Mostrar mensagens com a etiqueta Museu de (A) Brincar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Museu de (A) Brincar. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Arronches - Museu de (A) Brincar celebra Dia Internacional do Brincar com entrada livre


Hoje dia 28 de maio celebra-se o Dia Internacional do Brincar e o espaço museológico do concelho dedicado à temática “Brincar”, terá portas abertas ao público durante todo o dia.

O “World Play Day”, traduzido como o Dia Internacional do Brincar, é uma data que se celebra anualmente a 28 de maio e que, à luz do artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reconhece o direito da criança a brincar e a participar em jogos e atividades próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística.

Para assinalar esta data e dado que em Arronches existe um núcleo museológico precisamente dedicado ao brinquedo e à sua história e evolução ao longo dos tempos, o Município determinou que a entrada no Museu de (A) Brincar será gratuita ao longo desta quinta-feira, sujeita ao horário de funcionamento, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

O município relembra ainda que o Museu de (A) Brincar, tal como os restantes espaços municipais, está condicionado pelas medidas de segurança recomendadas pela DGS- Direção Geral de Saúde.

O Museu (A) Brincar, está localizado no Largo Serpa Pinto, em Arronches, podendo ser contatado pelo telefone: 245 580 088.
Fotos/ E. Moitas 




quinta-feira, 9 de junho de 2016

Alunos da Turma do 4º ano visitaram Museu de (A) Brincar


Um grupo de alunos do 4º ano do Agrupamento de Escolas de Arronches, visitou esta manhã de quinta-feira dia 9 de junho, o Museu de (A) Brincar, local onde tomaram conhecimento com brinquedos do tempo dos seus pais e avós, assim como a Escola do Estado Novo, participando ainda em brincadeiras na sala de actividades.

Acompanhados nesta visita pela professora Isabel Cruz, os alunos foram guiados por dois estagiários de Património e Turismo em formação no Museu e Posto de Turismo.

Visivelmente satisfeitos no final da visita ao Museu, fica o registo da sua passagem por um espaço de memórias e afetos no último dia de aulas.

De referir que o Museu de (A) Brincar de Arronches, situado no Largo Serpa Pinto, está aberto de Terça a Domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 – Encerra Segundas-feiras e feriados.
Foto: E. Moitas 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mulheres da Guiné-Bissau visitam Arronches



Uma delegação de Mulheres da Guiné-Bissau visita esta quarta feira, dia 26 de Fevereiro) o concelho de Arronches a convite do Departamento de Mulheres da União dos Sindicatos do Norte Alentejano.

O Programa da visita é o seguinte:

10h00 - Em Arronches, no Centro Cultural.
Recepção e Reunião de trabalho com a Direcção da USNA/cgtp-in.
11h30 Horas - Visita à Cooperativa Trabalho e Progresso.
14h30 Horas - Recepção na Câmara Municipal de Arronches seguida de visita ao Museu (A) Brincar.
16h00 - Visita à Adega da Herdade do Perdigão no concelho de Monforte. 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Arronches – Vídeo Museu de (a) Brincar



O Museu de (a) Brincar, de Arronches, em reportagem recente da Localvisão Portalegre

Assista ao vídeo aqui:

domingo, 16 de setembro de 2012

Esperança – Recebe visitantes da Ajuda e promove Torneio de Sueca em benefício dos Bombeiros

A Junta de Freguesia de Ajuda, em Lisboa, em colaboração com a Junta de Freguesia de Esperança, realizou este domingo dia 16 de setembro uma excursão para reformados e pensionistas ao concelho de Arronches e em particular à freguesia de Esperança, por ocasião do Torneio de Sueca que em benefício dos Bombeiros Voluntários de Arronches que decorreu nesta freguesia.

Os cerca de 120 residentes na Ajuda, acompanhados por José Videira, presidente da junta de freguesia da Ajuda em Lisboa, iniciaram a sua visita ao concelho de Arronches pelas 11h30 no Museu (A) Brincar, local onde foram recebidos pela Sr.ª. Presidente de Câmara, Eng. Fermelinda Carvalho, Dr. Jucelino Pires, Presidente da Junta de Freguesia de Esperança e José Louro, Presidente da Junta de Freguesia de Assunção.

Terminada a visita ao museu foi a vez de rumar até Esperança para conhecer as Pinturas Rupestres da Serra dos Louções com destaque para a Lapa dos Gaivões no Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Pelas 13h30 decorreu no Centro Cultural de Esperança um almoço convívio que integrou os participantes do Torneio de Sueca visitantes vindos a freguesia da Ajuda, no decorrer do almoço confecionado e servido pelos Bombeiros Voluntários de Arronches, José Videira, Presidente da junta de freguesia da Ajuda, solidário com as dificuldades que atingem os BVA, fez a entrega de um cheque no valor de mil euros, agradecendo ainda o convite da junta de freguesia que esteve na origem desta visita ao concelho de Arronches.

Na parte da tarde os visitantes da Ajuda acompanhados por um técnico da Autarquia de Arronches tiveram ainda de conhecer as bonitas paisagens desta zona raiana integrada no Parque Natural da Serra de S. Mamede, assim como o seu rico património histórico/cultural.






sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Arronches – Comemorações do Dia Internacional da Juventude



 Município comemora Dia Internacional da Juventude com entradas gratuitas nos seus espaços desportivos e culturais, nomeadamente, Pavilhão Municipal, Estádio Francisco Palmeiro, Piscinas Municipais de Arronches e Esperança, e ainda no Museu de (a) Brincar durante todo do dia 12 de Agosto.

Fica ainda a sugestão de uma visita ao património arqueológico com destaque para as Antas de Nave Fria ou Pinturas Rupestres da Serra do Cavaleiro ou Lapa dos Gaivões 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Arronches – Museu (A) Brincar na rota das férias de Verão

Um grupo de cerca de trinta alunos espanhóis da turma de português da “Oficina de Empleo de Cáceres – Sexpe”, visitou esta quarta-feira dia 20 o concelho de Arronches.

Depois de terem percorrido o centro histórico e saboreado a rica gastronomia alentejana num conhecido restaurante local, os jovens estudantes de português, acompanhados pelo vereador da cultura e vice-presidente da câmara, Dr. José Bigares, foram conhecer o Museu (A) Brincar situado no edifício da antiga fortaleza de Arronches.

No decorrer da visita os alunos tiveram oportunidade de conhecer alguns brinquedos artesanais fabricados outrora em Arronches, assim como uma sala de aula do Estado Novo, onde não falta a “palmatória” um instrumento de apoio ao professor com efeitos dissuasores excelentes aplicados em alunos rebeldes ou preguiçosos. Um aluno trajado com a farda da ex mocidade portuguesa, a cartilha maternal de João de Deus ou ainda os quadros com as fotografias de Américo Tomás e Salazar integram o espólio museológico desta sala de aula da antiga Escola Primária.

Ainda na parte da manhã o Museu (A) Brincar foi também visitado por um grupo de cerca de quarenta crianças do ATL do Centro Paroquial de Urra e da Santa Casa da Misericórdia de Alegrete.





Aberto de terça-feira a domingo o Museu (A) Brincar de Arronches pode ser visitado das 10h00 ás 13h00 e das 14h00 ás 18h00, encerrando ao público à segunda-feira e feriados.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Rapidinhas.pt – Portalegre Festas da Cidade

Portalegre – Festas da Cidade 2011

Portalegre celebra este ano os 500 Anos do Foral Manuelino e os 461 anos da sua elevação a cidade. As Comemorações desenrolam-se nas Freguesias Rurais do Concelho durante todo o mês de Maio e de 18 a 23 de Maio na cidade. Os festejos deste ano assinalam um momento importante da história de Portalegre, propondo-se ainda uma viagem no tempo e uma visita à época de Quinhentos.

No dia 23 de Maio, o Dia da Cidade e feriado no concelho o tradicional desfile das “Maias”, arruadas, actuações musicais, declamação de poesia e muita animação vão animar a cidade.

Embora tenha sido mais difícil de encontrar que “agulha em palheiro”, deixa-mos o link para o programa das Festas 2011, encontrado no Site elvense Tudobem:
http://www.portalalentejano.com/portalegre-celebra-os-500-anos-do-foral-manuelino-e-os-461-anos-de-elevacao-a-cidade/


Monforte - Paulo Portas preocupado com bombeiros e utentes

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, de passagem por Monforte e recebido na Câmara Municipal no gabinete da presidência, mostrou-se hoje preocupado com os problemas financeiros que estão a asfixiar a corporação local de Bombeiros, que na passada semana foram obrigados a despedir seis elementos devido à quebra de receitas do transporte de doentes não urgentes.


Campo Maior - Adega Mayor promove Wine Talks

A Adega Mayor vai realiza de 19 a 26 de Maio mais uma iniciativa Wine Talks, desta vez inspirada na relação do Vinho com o mundo das Artes, um novo conceito de conversas informais, inaugurado este ano, onde se pretende explorar a relação do Vinho com diferentes universos.


Portalegre - Bloco de Esquerda apresenta candidatura distrital

Na próxima quinta feira dia 19 de Maio de 2011, o Bloco de Esquerda fará a apresentação da sua candidatura distrital às Legislativas 2011.
A apresentação terá lugar pelas 14h30 horas na Sede Distrital do Bloco de Esquerda, na Rua Cândido dos Reis, em Portalegre, sendo a mesma acompanhada de uma conferência de imprensa que conta além dos candidatos distritais, com o Euro Deputado Miguel Portas.


Arronches – Museu (A) Brincar a magia dos brinquedos do passado

O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, será celebrado em 2011 sob o mote “Museus e Memória”, integrando actividades associadas a esta temática que incentivem os visitantes a (re) descobrir a sua memória individual e colectiva.

Sendo os Museus locais de memória por excelência, contando histórias com os incontáveis objectos das suas colecções que são uma referência para a memória das comunidades, o desafio colocado pelo ICOM é que todos encarem esses objectos como expressões valiosas do nosso património natural e cultural que, em muitos casos, são de natureza frágil e se encontram sob ameaça de degradação e mesmo desaparecimento, necessitando por isso de cuidados especiais e de uma atenta e contínua preservação.

Revela-se, assim, de grande oportunidade o mote das comemorações do Dia Internacional dos Museus 2011, devendo todas as actividades organizadas pelos museus contribuir para informar e mobilizar as comunidades e a sociedade em geral para a necessidade de encarar o Património como algo de seu, a proteger e a valorizar, para poder vir a ser fruído pelas gerações futuras.” (
www.ipmuseus.pt).

Deixamos a sugestão nesta quarta-feira dia 18 Maia, venha visitar ao Museu de (A) Brincar e descobrir a magia dos brinquedos de outros tempos

quarta-feira, 23 de março de 2011

Arronches Museu de (A) Brincar na Cartaz das Artes da TVI

O Museu de (A) Brincar de Arronches vai estar em destaque esta quinta feira, dia 24 de Março no programa Cartaz das Artes da TVI.

Sinopse:
Sugestões de Agenda Cultural: com destaque para algumas das iniciativas culturais que
se poderão ver durante a semana por todo o país. Em especial, destaca-se esta semana o
"MUSEU DE (A) BRINCAR DE ARRONCHES".

(Este programa vai ser também emitido no canal TVI24 sexta-feira às 20H30)

Este programa é apresentado por João Paulo Sacadura

Mais informação consultar programação da TVI

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Alentejo - Arronches surpreendeu Cavaco Silva com visita ao Museu (A) Brincar

O terceiro dia de campanha, Cavaco Silva iniciou-se esta manhã na cidade de Elvas.

Depois de uma pequena caminhada pelo Centro Histórico da cidade raiana em contacto directo com a população, o candidato a Belém foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia o socialista José Rondão de Almeida.

De Elvas Cavaco Silva partiu para o concelho de Arronches, com passagem por S. Vicente e Santa Eulália, sendo recebido no largo Serpa Pinto, onde era aguardado pela população, à sua chegada o professor tinha a sua espera a presidente da autarquia, Fermelinda Carvalho e outros representantes autárquicos.

Já em Arronches Cavaco Silva foi surpreendido com o convite da autarquia para uma breve visita ao Museu de (A) Brincar, facto que o deixou visivelmente satisfeito e o levou mesmo a recordar na presença dos brinquedos expostos, alguns episódios da sua infância em Boliqueime.

O actual Presidente da Republica e candidato ás Presidenciais de 23 de Janeiro à saída do museu agradeceu à autarquia e população a forma calorosa e simpática como foi Arronches.

Da forte Arronches o professor seguiu para a cidade de Portalegre onde era aguardado para um almoço com apoiantes da sua candidatura no Pavilhão da Nerpor.

Deixamos algumas imagens obtidas pela nossa objectiva da manhã de Aníbal Cavaco Silva em Arronches.