terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Alentejo – Classificados 2 imóveis como monumentos de interesse público: Ponte Velha de Terena e Tanque Romano da Herdade do Correio-Mor em Elvas



O Governo, através da secretaria de Estado da Cultura, classificou 40 edifícios e conjuntos arquitectónicos de todo o país como monumentos de interesse público, segundo portarias hoje publicadas no Diário da República (DR).

Da lista fazem parte, entre outros, o edifício e jardins envolventes da Biblioteca Nacional de Portugal, no Campo Grande, em Lisboa, cujas instalações remontam a 1969, a Casa da Moeda e Valores Selados, também na capital, o Quartel de Santo Ovídio, na Praça da República (Porto), construído em 1790 por decreto régio da rainha D. Maria I e que albergou, entre 1993 e 2006 o Comando e Quartel-General da Região Militar do Norte ou o Estádio 1º de Maio, em Braga.

A relação de monumentos classificados integra ainda imóveis e quintas de diversas épocas e estilos arquitectónicos e várias igrejas e capelas situadas de norte a sul do território nacional.

No Alentejo o destaque vai para dois importantes monumentos, a Ponte Velha de Terena, no concelho do Alandroal (Évora), construída em meados do século XVI , o Tanque Romano da Herdade do Correio-Mor (freguesia de Caia e São Pedro, concelho de Elvas, distrito de Portalegre.

Ainda no sul do país no Algarve foi classificado o edifício do Café Aliança, erguido na década de 1930 na baixa da cidade de Faro.

Ponte Velha de Terena
Esta ponte situa-se junto à Estrada Nacional a cerca de 1.500 metros da Vila de Terena e fazia a travessia da ribeira de Lucefecit, caminho público que, de Alandroal, corria para a fronteira com Espanha, tendo sido desafectada do uso rodoviário com a construção da variante da E.N. 255.

Composta por seis arcos de volta perfeita com aduelas de cantaria de granito. Apresenta talha-mares elevados acima do fecho dos arcos, assumindo função de contrafortes, a montante e jusante. A alvenaria seria rebocada, com excepção do rebordo lateral e do intradorso dos arcos, apontando-se para ser de meados do século XVI a sua construção.

Tanque Romano da Herdade do Correio-Mor
O Tanque Romano da Herdade do Correio-Mor, situa-se na freguesia de Caia e São Pedro, concelho de Elvas, foi identificado em 1972, por Maria Luísa Ribeiro de Abreu Nunes, que aqui realizou pesquisas arqueológicas, este tanque pertencia a um complexo hidráulico destinado a a bastecer de água a villa romana que se localizava nas suas imediações.

O tanque é o elemento mais bem conservado deste conjunto de estruturas. Foi construído em opus incertum e apresenta uma dimensão de 34x36 metros (ou seja 1224 m2) e uma profundidade máxima de 3,15 metros.

Ao contrário do usual neste tipo de estruturas, e tanque conserva, em algumas zonas, a sua altura original, um elemento invulgar e valioso.

Na zona onde se implanta estão documentados testemunhos de outras obras relacionadas com o projeto hidráulico (aqueduto e canalização).    

Sem comentários:

Enviar um comentário